Localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, o bairro Urca possui 7.061 mil habitantes, espalhados por 231,90 km² de área. Sendo um dos bairros mais tradicionais da cidade maravilhosa, ele possui diversos pontos turísticos e um comércio bastante variado. Neste texto, você vai conhecer melhor essa região.
Neste bairro carioca, estão localizados dois dos principais cartões-postais do Rio de Janeiro: o Morro do Pão de Açúcar e o Morro da Urca. Além disso, a região abriga a sede da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma das instituições de ensino mais famosas do Brasil.
É um dos bairros mais tranquilos para se morar, frequentado por pessoas de classe média e média-alta. Devido à privilegiada localização, o bairro da Urca no Rio de Janeiro é bastante valorizado, o que o torna um dos grandes polos econômicos da cidade.
Este bairro da Zona Sul possui diversas ruas e avenidas movimentadas, que concentram uma parte importante do comércio da região. É o caso, por exemplo, da Avenida Pasteur; da Avenida João Luís Alves; da Rua Marechal Cantuária; entre outras.
Andando por essas ruas e avenidas, é possível encontrar uma grande quantidade de lojas que vendem todo tipo de produtos. Algumas delas são: Americanas; Sapatos Pé de Moleque; Margarida Semijoias; Chilli Beans; Havaianas; e Rio Souvenir.
Essa região também oferece diversas opções de supermercados, como o Supermercado Zona Sul, o Mercado Urca Sul Jaguar e o Empório Urca. O mesmo pode-se dizer em relação às padarias: ela conta com a famosa Panificação Urca, localizada na Rua Marechal Cantuária.
Outro diferencial deste bairro é a quantidade de farmácias que ficam por lá. A Drogaria Cristal, também na Rua Marechal Cantuária, e a Farmácia Cristal, na Alameda Floriano Peixoto, são duas delas. Outra vantagem são as opções de hotéis: o Recanto da Urca, o Urca Hotel e o Hotelinho da Urca
O bairro Urca conta com vários pontos turísticos por onde passam milhares de turistas todos os anos. Quem mora por lá, também pode aproveitar diversas opções de lazer, incluindo bares, restaurantes, praias e muito mais. Confira a seguir as nossas dicas de passeios na Urca.
A primeira dica de lazer que temos são as praias da região, que são três: a Praia Vermelha, que é pequena, mas possui uma bela paisagem; a Praia da Urca, que tem aproximadamente 200 m de extensão e fica perto do Pão de Açúcar; e a Praia de Fora, próxima à Baía de Guanabara.
Outra dica de lazer é o famoso Morro do Pão de Açúcar, que possui 396 m de altura. Sendo uma das principais atrações do Rio de Janeiro, ele conta com um bondinho que passa pela Praia Vermelha e pelo Morro da Urca. O passeio tem duração de 2h e três paradas onde é possível comer.
Se você gosta de fazer caminhadas, uma ótima sugestão é visitar a Pista Cláudio Coutinho, também conhecida pelo nome "Caminho do Bem-te-Vi''. Com 1,25 km de extensão, ela oferece contato com a natureza e acesso à Praia Vermelha.
Para quem gosta de aventura e quer apreciar vistas panorâmicas da cidade, uma dica é fazer escaladas no Morro da Urca. Com 220 m de altura, ele é a primeira parada do bondinho do Pão de Açúcar. Lá, você pode fazer subidas em dois setores principais: na face sul ou na face norte.
Se você deseja morar na Urca, é importante saber que essa região conta com uma vida noturna ativa. No bairro, você encontra diversas opções de bares e restaurantes, onde pode reunir amigos e familiares para curtir o que há de melhor na noite carioca.
Um desses lugares é o Bar Urca, localizado na Rua Cândido Gaffrée. Ele oferece um cardápio variado, que inclui pratos com pescados, pastéis de siri e cervejas. Outra opção igualmente boa é o Boteco Belmonte, situado na Avenida Portugal. Lá, são servidas diversas porções e pratos completos, em mesas ao ar livre que proporcionam uma bela vista da cidade.
Já um dos restaurantes na Urca que você pode visitar é o Restaurante e Bar Garota da Urca, localizado na Avenida João Luiz Alves. O cardápio inclui pizzas, churrasco, pratos italianos e bebidas variadas.
Outras opções são: o restaurante Urca Grill, na Rua Marechal Cantuária, com buffet de churrasco, salgados e bebidas; o Boteco Mureta da Urca, situado na Avenida Portugal, com petiscos e pratos brasileiros; e o Flutuante Rio, na Avenida João Luiz Alves, que oferece pratos com frutos do mar.
Sendo uma das regiões mais desenvolvidas do Rio de Janeiro, o bairro Urca conta com uma infraestrutura completa. Além de lojas, supermercados, hotéis, bares e restaurantes, ele tem diversas agências bancárias, como Banco Itaú, Banco Santander e Caixa Econômica Federal.
O valor do metro quadrado no bairro Urca, situado na Zona Sul da cidade, é aproximadamente R$ 14.280,00. Este local está na lista de lugares mais valorizados do Rio, o que o torna caro.
O custo de vida para quem mora nesta região é bastante elevado. É um dos bairros mais nobres e valorizados da cidade, como Leblon, Ipanema, Lagoa Rodrigo de Freitas, Jardim Botânico e Barra da Tijuca.
Gostou de saber mais sobre o bairro Urca? Ainda não acabou! Agora que você conhece melhor essa região, vamos falar sobre outros serviços importantes que ela oferece. A seguir, confira algumas informações sobre saúde, segurança, transporte e educação.
Quem mora neste bairro pode recorrer ao Centro Médico Prolar, localizado na Avenida Portugal. Como está próxima do bairro Botafogo, esta região oferece fácil acesso aos seguintes locais: Hospital Municipal Rocha Maia, Hospital São Zacharias e Policlínica de Botafogo.
O bairro Urca, no Rio de Janeiro, tem um departamento de Polícia Militar. Além dele, os moradores podem contar com a 12ª Delegacia Policial - Copacabana, localizada na Rua Hilário de Gouvêia, e com a 10ª Delegacia Policial - Botafogo, na Rua Bambina.
A região também oferece diversas escolas e universidades, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); o Centro Educacional da Urca; a Escola Rana Cosac; a Escola Municipal Estácio de Sá; e o Instituto Benjamin Constant; entre outras.
A estação de metrô mais próxima do bairro Urca é a Botafogo/Coca Cola, entre as estações Flamengo e Cardeal Arcoverde. Além dela, xistem diversas linhas de ônibus que passam nesta região, como Urca/Central e Urca/Metrô Botafogo.
A região que abriga o bairro Urca era habitada por povos indígenas até que um português chamado Domingos Fernandes Pinto quis transformá-la em um bairro, no ano de 1880. Porém, o lugar só ganhou os primeiros edifícios no século XX. Em 1922, a área foi loteada.