No coração da Zona Sul e no distrito de mesmo nome está o bairro de Moema, considerado um dos mais nobres da cidade de São Paulo. Com infraestrutura completa, é uma ótima região para famílias, jovens, casais e solteiros. A seguir, você confere tudo sobre essa área e como é morar nela.
Morar em Moema é ter acesso a diversos bairros da capital paulista, como Vila Olímpia, Vila Nova Conceição e Vila Uberabinha. Além disso, é possível utilizar diversas vias importantes de São Paulo, como Avenida Ibirapuera, Avenida Santo Amaro e Avenida dos Bandeirantes.
Com mais de 90.000 habitantes, Moema é o bairro ideal para quem busca ótima infraestrutura e opções de lazer, além, é claro, da mobilidade. Na região, é possível encontrar boas opções de lojas, restaurantes, academias, farmácias e até mesmo hotéis.
Não é à toa que o bairro recebe alguns blocos superdivertidos no Carnaval, atraindo vários turistas e pessoas que moram em outras regiões. Para completar, ainda oferece serviços de transporte, saúde e educação facilitando a rotina dos moradores.
Você sabia que existem algumas grandes empresas nesse bairro? Isso, além de alavancar a economia de toda a capital, ajuda a transformar a região em um grande polo econômico. Por lá, é possível encontrar corporações como AGP Brasil e Brascomex.
O comércio também é um ponto forte da região, que ajuda a alavancar a economia no bairro. Além de gerar empregos para os moradores e pessoas de outros lugares, é um motor para o forte turismo da área, graças à proximidade com o Parque Ibirapuera, um dos cartões postais de São Paulo.
Procurando o que fazer em Moema? Pois saiba que esse bairro oferece muitas opções de lazer, tanto para o dia quanto para a noite. Confira mais sobre elas a seguir:
Um dos principais atrativos de Moema é a sua proximidade com outras regiões por meio de vias importantes. Na Avenida Ibirapuera, por exemplo, está localizado o Shopping Ibirapuera, uma ótima opção para quem busca lazer nas horas vagas. Além de uma praça de alimentação completa, o lugar conta com cinema e uma programação de eventos.
É claro que não podemos deixar de mencionar o Parque Ibirapuera. Considerado um dos principais da cidade de São Paulo, é perfeito para quem quer aproveitar o ar livre, praticar atividades físicas, fazer um piquenique ou até visitar museus e espaços culturais.
Curte um programa diferenciado? Então vale visitar o Escape 60. Esse espaço oferece uma experiência indoor para descobrir pistas. Os participantes são trancados em uma sala e precisam decifrar os segredos desse espaço para conseguir sair. É uma atração para toda a família.
Outra opção bacana para quem quer ter contato com a natureza é o Parque das Bicicletas. Com pistas apropriadas para a prática de exercícios, é o local perfeito não só para os ciclistas, mas sim para patinadores, skatistas e até mesmo quem gosta de correr ou caminhar.
Se quer achar o que fazer em Moema à noite, saiba que a região oferece muitas opções bacanas. O Willi Willie Bar e Arqueria, por exemplo, oferece um cardápio variado e ainda tem aulas de arco e flecha pagas à parte para aproveitar durante a visita.
O Windhuk é outra opção para visitar e aproveitar a vida noturna paulistana. Por lá, é possível provar pratos típicos da cozinha alemã e ainda optar por chopps e cervejas desse país. "O" Burguer é uma alternativa para quem gosta da gastronomia criativa, com sanduíches que fogem do comum.
O Beco Hexagonal é perfeito para quem é fã de Harry Potter. Decorado com toda a temática dos filmes do bruxinho, o espaço ainda conta com ótimos hambúrgueres e um cardápio completo. Viu só? Existem muitas opções para aproveitar a vida noturna.
Depois de conhecer opções de lazer, restaurantes e bares em Moema, está na hora de saber mais sobre a infraestrutura do bairro. Na região, é possível encontrar agências de diversos bancos, como Caixa Econômica Federal e Itaú, além de boas farmácias, como Drogasil, Drogamix e Drogaria São Paulo.
Para fazer as compras do mês ou da semana, o morador de Moema tem diversas opções de supermercados, como Carrefour, Mambo, Dia e Pão de Açúcar. Além disso, a região conta com padarias e açougues para completar a lista de alimentos, como a famosa rede Swift.
Quem gosta de fast-food, vai encontrar várias opções famosas, como Burger King e McDonald’s. Além disso, há bons restaurantes em Moema. O La Ventana Parrilla, por exemplo, conta com pratos que valorizam a culinária argentina. Já o Al Mare é uma boa alternativa para apreciar frutos do bar.
Por ser uma das regiões mais valorizadas de São Paulo, o metro quadrado em Moema gira em torno de R$ 24.000,00, podendo sofrer variações ao longo dos meses. Esse valor é muito importante para calcular o custo de vida na região, seja para alugar ou comprar.
O custo de vida é calculado com base nos gastos fixos (aluguel, contas de água e luz etc) e variáveis (cartões de crédito, alimentação, lazer etc). Por ser uma região nobre, os valores de lazer e serviços costumam ser mais elevados. Porém, o bairro oferece boas opções para pesquisar e encontrar o que se encaixa no seu orçamento mensal.
Depois de conhecer mais sobre lazer, metro quadrado, infraestrutura e custo de vida, está na hora de saber mais sobre os serviços da região. A seguir, vamos explicar mais sobre cada um deles.
Além das farmácias, o bairro oferece ótimos hospitais. Por lá, existe o Hospital Alvorada, que aceita diversos convênios. Além disso, a região está próxima do Hospital Santa Paula, que possui áreas especializadas em oncologia, neurologia, entre outros.
O bairro está em uma região com várias unidades de polícia. No Shopping Ibirapuera, por exemplo, há uma unidade da Polícia Federal para a emissão de passaportes. Bem perto, é possível encontrar a Polícia Militar. Por isso, é um lugar seguro para morar.
A educação é um dos fortes desse bairro. É possível encontrar várias escolas em Moema, como o Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida e o Colégio Mobile. Além disso, a região tem ótimas faculdades, como a Faculdade Méliès, FMU, Anhembi Morumbi, entre outras.
Mobilidade também é um destaque importante do bairro. Por lá, é possível utilizar vários pontos da rede pública de ônibus. Além disso, há as estações Moema e Eucalipto da Linha 5 - Lilás do metrô, que são bem próximas e servem como alternativa para os moradores.
A região era antigamente um conjunto de chácaras pertencentes a Joaquim Pedro Celestino no século XIX. Era uma área com alta presença de imigrantes, principalmente ingleses e alemães. Em 1913, Fernando Arens Júnior comprou as terras e, em 1915, entregou-as para a Companhia Territorial Paulista.
A partir daí, houve a demarcação das terras. Depois de muito tempo, passou a desenvolver-se, principalmente entre 1960 e 1970. A inauguração do Shopping Ibirapuera foi um grande marco para a região. Com o passar dos anos, o bairro passou a ser considerado uma área nobre de São Paulo.