Categories: Arquitetura

Caixotes de madeira ganham novas funções e dão charme na decoração de casa

Caixotes podem ser pintados de qualquer cor facilmente (Fotos: Shutterstock)

Já pensou em utilizar aqueles caixotes de madeira na decoração de sua casa? Pois bem, hoje em dia esses caixotes não são mais vistos somente como um objeto para levar frutas e legumes. Pelo contrário, estão cada vez mais inseridos de uma forma estilizada na casa das pessoas.

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se


Os caixotes são ótimos organizadores e podem ser utilizados em qualquer ambiente. E quem procura por este material são as pessoas mais despojadas e que querem ter um baixo investimento.

Segundo a arquiteta Evelyn Luci, os materiais que ganham novas formas de uso sempre chamam a atenção e por isso sempre há procura. “É um material barato, muitas vezes descartado em feiras e supermercados, mas que pode ganhar uma nova vida útil dentro do apartamento”, reitera.

Na opinião de Marina Moussi, arquiteta, a forma mais fácil de reutilizar caixotes é pintando e fixando na parede como se fossem nichos. Mas há também muitas outras formas de transforma-los em decoração.

Em um grande closet, é possível fazer nichos e uma mesa utilizando os caixotes descartados em feiras e supermercados (Foto: Marina Moussi)

“Uma dica legal é pegar alguns caixotes deitados, ou seja, com a abertura para a lateral, fixar um ao outro e na base colocar rodízios. Acima podemos colocar um tampo de vidro e podemos fazer uma mesa de centro, sendo que nas aberturas dos caixotes podemos guardar revistas”, ensina Marina.

Para deixar o caixote com a cara da sua casa, você pode pintar de várias formas. Eles podem ser envernizados, revestidos com tecidos, papéis de scrap, de parede ou contact ou apenas lixar e manter na cor natural.

No quarto – Para decorar o ambiente, Marina sugere a criação de um criado-mudo com o caixote em pé, com a abertura para frente e dentro dele uma instalação de MDF, com a ajuda de um marceneiro. Abaixo podem ser guardados livros e, acima da prateleira, uma caixa para guardar objetos pequenos faria a função da gaveta. “Acima do criado podemos colocar um abajur e uma pequena moringa. Fica um charme”, diz a arquiteta.

Caixote pode se transformar em criado-mudo de um quarto

Sala – Unindo três caixotes é possível usá-los como um rack para a TV, simplesmente colocando um ao lado do outro, e mantendo a abertura para frente para ganhar nichos. Outra forma é empilhar de forma irregular formando uma estante. “Gosto deles na cor natural, mas se os caixotes estiverem com a madeira muito bonita, sugiro pintar”, diz Marina.

Cozinha – Nichos suspensos são ótimos para guardar utensílios da cozinha. Para proteger, Marina sugere o uso de uma pequena cortina de tecido chita, por exemplo. Por baixo, devem-se instalar alguns ganchos para que as xícaras fiquem penduradas.

De forma econômica, flores podem ser acomodadas em caixotes

Jardim e varanda – Para ambientes abertos ou varandas, no caso de apartamentos, Evelyn diz que os caixotes podem abrigar plantas, acessórios de jardinagem e formar painéis para os vasos.

Na opinião de Marina, caixotes coloridos ficam muito legais na varanda. Caso sejam usados na parede, ela diz que as cores verde, marrom e azul combinam com o ambiente, e servem para guardar pratos e copos.

Podem ser usados, também, para guardar equipamentos de jardinagem

Share
Published by
Redação ZAP

Recent Posts

Saiba o que é coworking e como funciona esse espaço de trabalho

Você já deve ter notado que o coworking têm se tornado cada vez mais populares…

3 horas ago

Cadastro Nacional de Obras (CNO): tudo que você precisa saber

O Cadastro Nacional de Obras (CNO) desempenha um papel fundamental no controle e na regularização…

4 horas ago

Saiba o que considerar ao avaliar a infraestrutura de um bairro

Você já parou para pensar em como a infraestrutura de um bairro pode influenciar diretamente…

4 horas ago