Home Office

Saiba o que é coworking e como funciona esse espaço de trabalho

Você já deve ter notado que o coworking têm se tornado cada vez mais populares nos últimos anos, certo? O conceito ganhou espaço e tem conquistado muitos profissionais ao redor do mundo.

Mas, afinal, o que é coworking?

Esses espaços compartilhados representam uma nova era no cenário de trabalho, com ambientes colaborativos e dinâmicos que contrastam com o tradicional escritório corporativo e trazem novas possibilidades aos profissionais.

Continue a leitura deste conteúdo para saber mais sobre eles!

O que é coworking?

O coworking é um conceito de espaço de trabalho compartilhado, onde profissionais de diferentes áreas e empresas podem realizar suas atividades.

Essa é uma alternativa aos ambientes de trabalho tradicionais, com maior flexibilidade e oportunidades de networking com outros profissionais. 

Coworking e escritório virtual são a mesma coisa?

Coworking é um espaço físico de trabalho coletivo, enquanto o escritório virtual é um tipo de serviço totalmente online oferecido para que os profissionais possam ter um endereço comercial.

Apesar de serem conceitos diferentes, os dois estão interligados. Vamos entender como.

Na prática, o escritório virtual funciona da seguinte forma: você “contrata” um endereço já existente para utilizar como referência para abertura de CNPJ ou localização da empresa, por exemplo, mas não precisa, necessariamente, usar o espaço físico.

Isso garante um endereço fiscal e comercial para o seu negócio, sem que você precise utilizar endereços residenciais. Além disso, você garante acesso a serviços como entrega de correspondências e central telefônica, por exemplo.

É aí que entra a relação com o coworking: normalmente, são coworkings que oferecem esse tipo de serviço.

Dessa forma, você tem o endereço comercial e fiscal de um coworking existente, mesmo sem usufruir do espaço físico. Caso precise, alguns locais oferecem a possibilidade de utilizar salas de reuniões e outras comodidades do ambiente.

Como funciona um espaço de coworking?

Para entender o que é coworking, é preciso ir além do conceito e compreender como funciona essa tendência de modelo de trabalho. 

Esses locais de trabalho coletivos funcionam por meio de planos de assinatura ou pagamentos à parte, que garantem o acesso a uma infraestrutura completa com itens como:

  • café e áreas de alimentação;
  • internet de alta velocidade;
  • áreas de descanso;
  • mesas e cadeiras;
  • salas de reunião.

Em alguns casos, é possível escolher entre uma mesa em áreas de trabalho compartilhadas ou escritórios individuais. 

Além disso, os coworkings oferecem flexibilidade de horário, permitindo que os membros trabalhem conforme sua conveniência, seja em período integral, meio período ou até mesmo por hora. 

A ideia central por trás desses espaços é criar um ambiente colaborativo e comunitário que não só ofereça infraestrutura pronta para uso, mas também traga possibilidades de crescimento através do contato com outros profissionais. 

Em alguns locais é possível encontrar, inclusive, benefícios como eventos de capacitação, workshops, consultorias e parcerias com diversos serviços para impulsionar esse crescimento.

Quando começou o coworking?

Apesar de ter ganhado popularidade recentemente, o conceito de coworking não é tão novo assim. Na verdade, o primeiro “rascunho” do que seria o coworking como conhecemos hoje aconteceu há mais de 20 anos atrás, em 2003.

Foi neste ano que Brad Neuberg, programador americano, criou o projeto chamado “Nine to Five Group”. O foco era convidar pessoas desconhecidas para trabalharem juntas em algum café.

A ideia não evoluiu, mas foi um primeiro passo para explorar o conceito. Foi só em 2005 que Brad criou o San Francisco Coworking Space, primeiro espaço com as características de um coworking a realmente utilizar essa nomenclatura.

No Brasil, esse modelo de trabalho só chegou em 2008 com o primeiro The Hub (atual Impact Hub) estabelecido em terras nacionais.

Por que o coworking tem feito sucesso?

Desde que foi criado, o movimento de coworking cresceu exponencialmente, com espaços surgindo ao redor do mundo, adaptando-se à demanda crescente por flexibilidade e interação no ambiente profissional. 

Segundo o Censo Coworking, desenvolvido pela Woba, o número de espaços com esse tipo de estrutura no Brasil cresceu 63% entre 2019 e 2023. 

Hoje, são mais de 2.400 coworkings espalhados pelo país.  

Estes espaços refletem uma mudança de paradigma no mundo do trabalho, uma resposta à evolução dos modelos de negócios e à tecnologia que possibilita maior mobilidade e conexão entre as pessoas.

A popularização desse modelo é motivada justamente pela flexibilidade proporcionada para profissionais que buscam um ambiente de trabalho colaborativo e dinâmico, sem os custos e compromissos associados a um escritório tradicional.

Como saber se o coworking é uma boa opção?

Usufruir de um coworking traz a liberdade de ajustar seu cronograma conforme necessário, contorna a necessidade de um espaço adequado para trabalhar e resolve a questão de contratos de aluguel tradicionais, que exigem maior investimento e compromisso a longo prazo.

Além disso, esses ambientes podem oferecer um endereço comercial, muitas vezes em locais privilegiados da cidade.

São espaços projetados para potencializar a produtividade, criatividade e conexões profissionais, tornando-se ideais para quem busca flexibilidade, sem abrir mão de uma estrutura profissional de trabalho.

Para saber se é uma boa opção para você, analise as suas necessidades como profissional. Autônomos, nômades digitais, freelancers e profissionais que atuam no sistema home office tem grandes benefícios com o coworking.

O mesmo vale para empreendedores que acabaram de abrir uma startup, que podem aproveitar as salas de reuniões e toda a infraestrutura para reunir a equipe de forma econômica.

Essa também é uma oportunidade de negócio para investidores: com a popularidade desse modelo de trabalho, alugar ou comprar uma sala comercial para montar um coworking é uma ótima opção de renda. 

Coworking em condomínios já é uma realidade

Cada vez mais os condomínios buscam entregar facilidade e comodidade para os seus moradores, por isso tem se tornado comum a possibilidade de realizar diferentes atividades sem sair do condomínio.

Para quem trabalha em home office ou em formato híbrido, ter um ambiente de escritório em casa é fundamental. Isso foi o que revelou uma pesquisa realizada pelo DataZAP.

Segundo os dados, 66% dos entrevistados afirmaram que essa é uma prioridade na hora de buscar um imóvel. 

Ter essa opção dentro do condomínio é uma facilidade ainda maior, uma vez que não demanda o investimento para ter uma infraestrutura de escritório dentro de casa.

Além de economizar dinheiro, isso também economiza espaço no imóvel e ainda traz a possibilidade de interagir com outras pessoas e trocar experiências com diversos profissionais.

Leia também: Dicas para montar um home office funcional 

Conclusão

O crescimento do trabalho remoto e a busca por um equilíbrio entre vida pessoal e profissional têm impulsionado a demanda por espaços de coworking.

Além disso, a variedade de opções do modelo, que vão desde ambientes descontraídos até espaços corporativos mais formais, atende às necessidades de diferentes perfis profissionais. 

Isso torna esses espaços uma escolha cada vez mais popular para aqueles que buscam flexibilidade, comunidade e oportunidades de crescimento profissional.

Neste contexto, os condomínios com coworking saem na frente como grandes aliados para quem trabalha no formato home office ou híbrido.  

Se você trabalha em casa e está em busca de um novo imóvel, o ZAP Imóveis te ajuda a encontrar o lar perfeito – que pode estar dentro de um condomínio com coworking ou ter um cômodo perfeito para o seu escritório.

Aproveite para conferir as ofertas de imóveis disponíveis no ZAP Imóveis!

Perguntas frequentes sobre o que é coworking

O que é coworking?

Coworking é um modelo de espaço de trabalho compartilhado, onde diferentes profissionais dividem um ambiente colaborativo. Oferece infraestrutura moderna, networking e flexibilidade, promovendo a interação e a troca de ideias entre os membros.

Quais são as vantagens do coworking?

Custos reduzidos, networking, flexibilidade de horários, ambiente colaborativo, acesso a infraestrutura moderna, oportunidades de aprendizado e crescimento são alguns dos benefícios do coworking. Além disso, esses espaços estimulam a criatividade e a produtividade dos profissionais.

Como funciona um espaço de coworking?

Nos espaços de coworking, os profissionais alugam estações de trabalho ou salas privativas conforme sua necessidade. Eles compartilham espaços comuns, como salas de reunião, áreas de convivência e serviços como internet, café e impressão.

Share
Published by
Redação ZAP

Recent Posts

Melhores lugares para viajar em junho no Brasil

Pelas festas juninas, pelo finalzinho da baixa temporada, pela queda nas temperaturas que resultam em…

2 horas ago

Melhores lugares para viajar em maio no Brasil

Mês que é fora de temporada e que fica ali no meio do outono, resultando…

1 dia ago

Repasse de financiamento: como funciona e como evitar problemas

O repasse de financiamento de imóvel é uma opção cada vez mais popular entre quem…

1 semana ago