Decoração

Escolhendo a bacia sanitária certa para o banheiro do seu imóvel

A escolha da bacia sanitária é muito pessoal. Uns preferem redondas, outros gostam mais de quadradas. Mas a decisão sobre a bacia sanitária vai muito além da estética. Bruno Silva, gerente de produtos da Roca Brasil, detentora das marcas Roca, Incepa e Celite, explica que as dimensões devem ser consideradas conforme o espaço do banheiro e a altura dos usuários. 

A escolha pela bacia sanitária vai além do formato

“Cada banheiro tem uma dimensão e um layout. É importante pensar na circulação e no uso da bacia sanitária, da ducha higiênica e papeleira, para que o usuário possa considerar as distâncias mínimas que ajudem no bem-estar e na higiene pessoal”, explica Silva. 

Leia também

+ Banheiro para relaxar: como tornar este espaço em uma sala de banho?

+ Veja os tipos ideais de plantas para banheiro e dê vida ao ambiente

+ Use a criatividade na hora de escolher o piso do box

Para facilitar a circulação até o box, deve ser considerada a distância mínima de 60 centímetros entre a bacia sanitária e a parede da frente. Mas essa referência pode variar de acordo com a altura do usuário, podendo ser de até 90 centímetros.  

A bacia sanitária precisa estar a uma distância mínima de 60 centímetros da parede da frente para facilitar a circulação até o box – Foto: Fernando Crescenti

“Outra medida importante é a distância lateral entre a bacia e outros itens fixos. Com 30 centímetros de cada lado, o espaço ganha maior mobilidade e pode ainda ser aproveitado para acomodar a papeleira, a ducha higiênica e uma lixeira. É interessante considerar o layout do banheiro para posicionar a bancada (onde ficam o gabinete e a cuba), a bacia e o chuveiro de forma que a circulação seja boa”, diz o gerente.  

Caixa acoplada  na bacia sanitária garante economia

O arquiteto  Lucas Blaia recomenda o uso de descarga com caixa acoplada para quem está fazendo uma reforma completa. “O modelo possui facilidade na hora da manutenção”, diz. 

Já Silva lembra que a bacia sanitária com caixa acoplada é mais econômica do que a convencional. “Para trocar uma bacia convencional para a com caixa acoplada, é necessário alterar o centro do ponto de esgoto. O modelo convencional exige que o centro do esgoto fique a 26 centímetros da parede, já bacia com caixa acoplada, 30 centímetros”. 

Cores das mais diversas para a escolha

Blaia pontua que, por ter um custo mais acessível, a branca é campeã de venda. “Porém, ao realizar o projeto, sempre indicamos que compatibilize com os revestimentos e até mesmo com os metais e acessórios. Indicamos bacias escuras ou com cores mais em banheiro de visita ou lavabo”. 

A cor da bacia sanitária pode ser escolhida de acordo com o projeto do banheiro – Foto: Fernando Crescenti

Segundo o gerente de produtos da Roca Brasil, foi-se o tempo em que a louça do banheiro precisava ser branca. “Também ficou no passado a referência de que as peças coloridas eram aquelas fora de moda, que remetem aos projetos antigos da casa de vó. Atualmente, a reforma do banheiro pode ter como ponto de partida a escolha da cuba e da bacia sanitária”.  

Leia mais

+ Quarto de adolescente é desafio na decoração

+ Como ter e cuidar de um jardim em casa

+ Tudo que um banheiro acessível precisa

Share
Published by
Redação ZAP

Recent Posts

Saiba o que é coworking e como funciona esse espaço de trabalho

Você já deve ter notado que o coworking têm se tornado cada vez mais populares…

3 horas ago

Cadastro Nacional de Obras (CNO): tudo que você precisa saber

O Cadastro Nacional de Obras (CNO) desempenha um papel fundamental no controle e na regularização…

4 horas ago

Saiba o que considerar ao avaliar a infraestrutura de um bairro

Você já parou para pensar em como a infraestrutura de um bairro pode influenciar diretamente…

4 horas ago