Categories: Paisagismo

Confira 10 espécies de árvores para a calçada

Muito mais do que embelezar as ruas, as árvores para a calçada são importantes para o equilíbrio da temperatura, trazem mais frescor, aumentam a umidade do ar, reduzem a poluição e servem de alimento e refúgio para pássaros e outras aves.

Mas para ver e respirar tantos benefícios, é necessário tomar alguns cuidados na escolha das espécies, principalmente quando a intenção é plantá-las na calçada. O primeiro passo é procurar a prefeitura de seu município e consultar se há algum plano de arborização urbana que aponte os tipos de árvores permitidos para o plantio.

+ Faça seu cadastro no ZAP em Casa e fique por dentro das últimas de decoração

+ O ZAP em Casa quer a sua opinião: clique aqui e conte o que você quer ver por aqui

Depois das questões legais, vem a parte prática. “É preciso pensar no porte que a espécie vai atingir adulta, porque ela não pode invadir as fachadas e a fiação elétrica dos postes”, afirma a arquiteta-paisagista, Juliana Freitas, da Juliana Freitas Paisagismo. “Por isso, as árvores mais comuns para esse tipo de utilização são as de médio para pequeno porte”.

Segundo a especialista deve-se prestar atenção também nas raízes para que elas não levantem a calçada, no tamanho e no tipo de fruto para que não ofereça riscos para quem passa ou estaciona embaixo das árvores, na perda das folhas para evitar o entupimento de bueiros, e no diâmetro do tronco para que a passagem não fique comprometida. “Em São Paulo, por exemplo, há vários problemas com Figueiras, que foram plantadas em terrenos pequenos e estão barrando a passagem das pessoas”.

Confira abaixo a lista com 10 árvores para a calçada:

1. Aroeira

São árvores belas e proporcionam um bom sombreamento. “Elas atraem muito pássaros e a copa e as folhas têm um formato muito bonito”, afirma Juliana (Foto: Reprodução/Shutterstock)

 

2. Chuva de ouro (Cassia fistula)

Com lindos cachos pendentes de flores douradas, a espécie de porte médio alcança no máximo 10 metros de altura. “É bem propícia também, porque além do tamanho, não têm raízes agressivas” (Foto: Reprodução/Shutterstock)

 

3. Eritrinas

É uma espécie nativa que pode ser encontrada de vários tipos. “Em comum elas dão muitas flores e é possível escolher o tamanho” (Foto: Reprodução/Shutterstock)

 

4. Escova de garrafa

São árvores de pequeno porte cuja flor vermelha é exuberante. “Muito resistente à seca, elas sobrevivem bem com o mínimo de cuidado” (Foto: Reprodução/Shutterstock)

5. Ipês

Com troncos e ramos elegantes, os ipês tem florescimento em diversas cores: ipê-amarelo, ipê-branco, ipê-rosa e ipê-roxo. “Normalmente são de grande porte, mas tem uma opção conhecida popularmente como mini-ipê ou ipê de jardim” (Foto: Reprodução/Shutterstock)

 

6. Magnólia

 Ideais para clima subtropicais, ela é uma opção interessante por causa do seu pequeno porte. “Ela é uma árvore que foge um pouco do comum e as flores são perfumadas” (Foto: Reprodução/Shutterstock)

 

7. Manacá da serra

Também é uma espécie que não possui raízes agressivas e o porte de baixo a médio. “Está sempre florida e com três cores diferentes, branca, rosa e roxa” (Foto: Reprodução/Shutterstock)

8. Pata de vaca

Ideal para calçadas estreitas e pelo porte pequeno não atrapalha a fiação elétrica. “A única ressalva é com relação ao tronco, que é bem mole e tem risco de queda” (Foto: Reprodução/Shutterstock)

9. Quaresmeira

Espécie nativa que possui floração roxa e bom sombreamento. “Tem raízes boas e os galhos bem firmes” (Foto: Reprodução/Shutterstock)

10. Resedá

Usada com bastante frequência na arborização urbana, tem folhas resistentes que só caem uma vez por ano e aguentam bem o inverno. “As flores normalmente são de três cores, branca, rosa e pink, e a folha também tem uma tonalidade bem bonita”, finaliza Juliana (Foto: Reprodução/Shutterstock)

 

+ Aprenda a plantar e cultivar plantas suculentas em casa

+ Saiba como montar um jardim de acordo com os signos

+ Proteja seu animal de estimação contra perigos do jardim

+ Prepare o seu jardim para o outono

+ Aprenda a montar um jardim para espaços pequenos

+ Veja como fazer um jardim vertical em qualquer espaço da casa

+ Veja dicas para planejar a iluminação do jardim da sua casa

+ Veja como fazer um jardim para as crianças

+ Saiba montar um kit de ferramentas de jardim para cuidar das plantas

+ Veja como fazer um jardim na área externa da casa

Share
Published by
Redação ZAP

Recent Posts

Patrimônio de afetação: como funciona e como fazer

Você já pensou em comprar um imóvel na planta, mas ficou preocupado com a segurança…

1 dia ago

Inscrição imobiliária: o que é e como descobrir a do seu imóvel

A inscrição imobiliária pode parecer só mais uma questão burocrática, mas a verdade é que…

1 dia ago

Saiba o que é subsídio habitacional e quem tem direito ao benefício

Se você sonha em conquistar a casa própria, o subsídio habitacional pode ser a chave…

1 dia ago