Zap Móveis

Descubra como detectar cupim em apartamento

cupim em apartamento
Spread the love

Você sabia que é possível detectar a presença de cupim em apartamento apenas observando detalhes? Atentar-se é o primeiro passo para evitar o surgimento desse inseto tão indesejado.

Além disso, há diversos fatores que propiciam a infestação de cupim em apartamento. Por outro lado, é possível adotar medidas simples que podem dificultar a presença dessa praga. 

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo exclusivo com tudo o que você precisa saber sobre cupim em apartamento. Prossiga com a leitura e descubra como detectar, prevenir e combater a presença desses seres. Vamos lá?

O que faz o cupim aparecer?

cupim em apartamento

Em primeiro lugar, é interessante entender o que provoca o aparecimento de cupim no imóvel. Isso porque manter determinadas condições pode atrair o inseto. Entenda melhor o tema a seguir.

Umidade

A maioria das espécies dessa praga são atraídas para locais com alta umidade.  Por isso, a melhor dica sobre como acabar com cupim ou impedir que ele apareça é evitar vazamentos, mofo e infiltrações, além de manter os cômodos bem arejados. 

Pouca iluminação

Acabou de comprar um apartamento e quer deixar os cupins bem distantes do imóvel? Então, saiba que eles são atraídos para ambientes com pouca luminosidade. Além de serem insetos noturnos, eles se sentem protegidos dos predadores na escuridão.

Por outro lado, o cupim costuma se guiar pela luz da lua. Por esse motivo, é comum que ele seja atraído por lâmpadas de LED durante à noite. Aliás, você sabia que os famosos siriris ou aleluias são cupins na fase adulta? Portanto, se você costuma receber a visita desses insetos voadores, atente-se!

Calor

O período de maior movimentação dos cupins ocorre no verão e na primavera. Nesse sentido, lugares abafados e quentes são os preferidos por esses insetos. Dito isso, em épocas de calor, procure manter o ambiente bem ventilado.

Celulose madeira

Além da madeira, a celulose é outra fonte de alimento para cupins. Sabendo disso, quem possui uma grande quantidade de livros em casa precisa se atentar. Estocar madeira e caixas de papelão também pode favorecer o surgimento desse inseto.

Como detectar cupim em apartamento?

Então, como detectar uma infestação de cupim em apartamento? A princípio, a presença dessa praga pode não ser evidente. Por isso, é importante conhecer alguns sinais que podem indicar que há algo errado. Confira cada um deles.

Barulhos incomuns dentro da madeira ou da parede

Em quantidades pequenas, os cupins não emitem barulho. Entretanto, conforme a colônia aumenta, os sons dos insetos se movimentando e comendo a madeira costumam ser perceptíveis.

Isso acontece porque o cupim corrói a madeira de dentro para fora. Dessa forma, é possível identificar a presença do inseto a partir do barulho, que se assemelha a uma folha de papel sendo amassada.

Pó de madeira

Notou farelo de madeira sob os móveis, no batente ou ao redor do rodapé? Tome cuidado, pois esse pó pode ser fezes de cupim. Os chamados “cupins de madeira” costumam produzir um resíduo marrom ou castanho, muito parecido com serragem. 

Esse é um dos principais sinais de que há uma infestação de cupim em apartamento. Além disso, há grandes chances de que o inseto já tenha dominado a peça de madeira, o que pode danificar a estrutura e ocasionar prejuízos significativos.

Rastro de terra na parede

Os cupins subterrâneos vivem em locais úmidos e escuros. Como hábito, eles costumam se movimentar à noite, quando vão à superfície para buscar alimentos. Durante essa atividade, eles deixam rastros de terra na parede.

Essa espécie é resistente e capaz de destruir tudo o que encontrar pelo caminho, desde a própria parede até tubulações e fiações elétricas. Os rastros de terra também podem aparecer sob objetos, parapeitos de janelas e móveis.

Áreas estufadas e peças de madeira ocas

Na hora de visitar imóveis para alugar ou comprar, repare se o piso e o teto estão estufados. Isso porque esse fenômeno é outro grande indicador de que pode haver cupins na propriedade.

Também observe se as peças de madeira apresentam buracos e rachaduras. Nesses casos, toque a superfície e dê batidinhas para conferir se o item está oco. Se estiver, são grandes as chances de que exista uma infestação de cupins.

Como acabar com cupim?

Afinal, tem como matar cupim? Se a infestação for localizada, inseticidas domésticos específicos podem ser suficientes. Por outro lado, se a infestação tiver grandes proporções, é melhor contratar a dedetização de uma empresa de controle de pragas.

Instalar telas nas portas e janelas também é uma medida eficaz para eliminar cupim, principalmente em períodos de calor. Notou a presença de siriris ao redor da lâmpada à noite? Nesse caso, mantenha uma bacia com água próxima dos insetos. Essa tática também ajuda a matar o visitante indesejado.

Está à procura de um apartamento? Encontre no ZAP Imóveis!

Agora que já sabe como detectar cupim em apartamento, você está pronto para iniciar a busca pelo imóvel dos sonhos? Para isso, conte com o ZAP Imóveis! Em nossa plataforma, você encontra centenas de anúncios de propriedades de todos os tipos e tamanhos, seja para compra ou aluguel. Experimente hoje mesmo!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas