Zap Móveis

Embutir a lixeira da cozinha deixa o item discreto e higiênico

Embutir lixeira pode ajudar na decoração
Spread the love

Embutir a lixeira da cozinha é uma maneira prática e higiênica para deixar esse item mais discreto, sem interferir na decoração. Há duas maneiras de fazer isso. Uma é colocando a lixeira presa no armário, embaixo da pia. Assim, quando a porta é aberta ela corre para fora, como uma gaveta. A outra é embutindo a lixeira direto na pedra da pia, o que necessita de um serviço de marmoraria. 

Leia também

+ Por que posicionar bem móveis de cozinha e eletrodomésticos?

+ Qual a melhor pedra de granito para sua pia da cozinha ou bancada?

“Embutir a lixeira é super indicado para ambiente de cozinha. Os modelos mais utilizados atualmente são em inox, embutidos na pedra. Fica uma peça discreta, só aparece a tampa, além de a higienização ser fácil e prática. Quanto menos itens destacados na parte da pedra, melhor. Ajuda bastante na parte da decoração”, explica a arquiteta Amanda Ramirez.

Para a profissional, embutir a lixeira na pedra é mais prático para quem está cozinhando ou lavando louça e precisa descartar o lixo, já que o item ficará mais próximo à parte de uso. “É mais fácil a pessoa só levantar a tampa e jogar o lixo do que acessar a parte de baixo da bancada. Para higienização também é melhor: você consegue tirar a lixeira e lavar. O inox é um produto super higiênico”.

Preste atenção no tamanho da lixeira embutida

Amanda ressalta que o tamanho mínimo da lixeira embutida deve ser de 15 centímetros de diâmetro, podendo chegar até a 35 centímetros. Ela lembra que essas lixeirinhas de cozinha servem como apoio para as maiores, que costumam ficar na área de serviço.  

“A gente deixa num local que possa respingar água, com uma distância de 15 a 20 centímetros do alinhamento final da pia. Mas não tem problema essa lixeira molhar, porque ela tem um material resistente. E a tampa de vedação não deixa entrar água, mesmo que respingue”, diz a arquiteta. 

A limpeza da lixeira embutida é fácil, segundo Amanda Ramirez. “Ela é 100% removível da pedra. Você acessa pela parte de baixo do armário. Abre a porta, empurra a lixeira para cima e tira. Depois encaixa, como se fosse um cooktop.  A retirada e a instalação são fáceis”. 

Para quem não pretende embutir e procura um jeito mais discreto de deixar a lixeira na pia, a arquiteta orienta camuflar o item. “Se a pedra for preta, compre a lixeira da mesma cor. Se for clara, use uma lixeira branca ou inox. Deve ser algo que não destaque tanto na sua bancada”.

Leia mais

+ Armário na parede: veja os cuidados necessários ao fazer a instalação

+ TikTok: como separar um espaço em casa para fazer as dancinhas

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas