Zap Móveis

Como organizar ferramentas em um painel

Spread the love

Quem gosta de fazer consertos ou até mesmo algumas peças de marcenaria em casa normalmente tem muitas ferramentas. Mas nem sempre é fácil mantê-las organizadas de modo que seja fácil encontrar o que se precisa na hora certa.

Uma boa dica é colocar as ferramentas organizadas em um painel, o que facilita guardá-las de modo que fiquem bem visíveis na hora que for preciso utilizá-las.

Saiba montar um kit de ferramentas de jardim para cuidar das plantas

Painel de ferramenta: você mesmo pode montar para organizar as peças (Foto: Shutterstock)

Painel de ferramenta: você mesmo pode montar para organizar as peças (Foto: Shutterstock)

Para a designer de interiores Adriana Scartaris, o ideal é organizar em painéis fixos nas paredes. Os materiais podem ser os mais diversos.  Uma solução barata e clássica é criar um painel com placas de MDF, facilmente encontradas no mercado e que você pode pedir para cortar na medida que precisar, já revestido com melamina, uma superfície lisa e fácil de limpar com vários padrões disponíveis de cor e desenho, segundo Adriana.

“Coloque sobre a mesa e disponha as ferramentas sobre o painel separadas por tipo e uso e faça uma marcação sobre cada uma. A maneira mais tradicional e prática é redesenhar o contorno de cada uma, assim saberá o lugar certo para colocar depois de usadas. Você pode desenhar com caneta permanente. Para pendurar existem vários tipos de gancho no mercado”, explica a designer de interiores.

Outra solução barata e mais rápida de fazer é com chapas perfuradas em material derivado de madeira aglomerada. Você pode prender ganchos nas ferramentas. Para uma solução mais sofisticada, use chapas perfuradas de inox.

Se tiver mais espaço, você pode mandar fazer em marcenaria um pequeno armário com cerca de 12 cm de profundidade e portas. Ficará tudo mais organizado e protegido.

Andréa Gilad, proprietáda da 100 por cento organizer, recomenda que o painel fique sempre no local de trabalho. Uma boa ideia pode ser colocar um painel de MDF na garagem. Grampos fortes podem ser usados como ganchos para segurar ferramentas, como furadeira, martelo, serrote, entre outras.

“Existem placas de MDF com furos para fixar prateleiras e ganchos de metal e estas são excelentes para esse caso. Eu sugiro que sejam painéis pesados e que estejam sempre visíveis”, recomenda.

Quanto às peças pequenas, como porcas, ruelas, pregos, parafusos e buchas, Andréa aconselha usar caixas plásticas transparentes para evitar que se espalhem. “Elas têm divisórias para que as peças de diferentes tamanhos sejam separadas”, diz.

Na opinião de Andréa, potes de vidro (como de maionese e palmito) também são excelentes utensílios para organizar estas miudezas e você ainda contribui com o meio ambiente fazendo uma reciclagem bem útil.

Potes de vidro podem ajudar na organização de pequenas peças (Foto: Chez Larsson/Divulgação)

Potes de vidro podem ajudar na organização de pequenas peças (Foto: Chez Larsson/Divulgação)

“É importante frisar que, se houver crianças por perto, é preciso manter o painel bem fixo e com altura que impeça as crianças de se acidentarem. Se quiser manter cada ferramenta sempre no mesmo lugar, use as rotuladoras ou etiquetadoras nomeando cada uma. Assim qualquer pessoa que for usar as ferramentas poderá devolvê-las no mesmo local, evitando a bagunça”, alerta.

Andréa afirma que esse tipo de painel pode ser encontrado em lojas como Leroy Merlin e C&C.

 

+ Faça você mesmo a decoração do lavabo. Assista ao vídeo

+ Saiba escolher o melhor varal para otimizar a área da lavanderia

+ Veja 16 dicas para organizar a área de serviço

+ Saiba como decorar e organizar uma lavanderia masculina

+ Veja cinco dicas para passar roupa com menos esforço

+ Confira 51 dicas de decoração para a casa

+ Veja 13 dicas para usar a pasta de dente na limpeza

+ Mofo e bolor: Como prevenir estes problemas em casa?

+ Como aplicar papel de parede e tecido adesivo? Veja o vídeo

+ Confira 13 ideias para reaproveitar objetos que iriam para o lixo

 

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas