Guia de Cidades

Veja quais são as melhores cidades para aposentados morarem no Brasil

Após longos anos de dedicação ao trabalho, o que muita gente quer é aproveitar a vida de forma tranquila e saudável. A partir dessa busca cada vez mais comum do ser humano, o Instituto de Longevidade MAG listou as melhores cidades para aposentados morarem no Brasil.

Para compor os rankings do IDL, sete variáveis são levadas em consideração: Indicadores Gerais, Cuidados de Saúde, Bem-Estar, Finanças, Habitação, Educação e Trabalho e Cultura e Engajamento.

Foram analisados municípios considerados grandes e pequenos e listaremos o top 10 de cada uma das categorias.

Confira o ranking:

TOP 10 cidades grandes para idosos no Brasil

1- São Caetano do Sul (SP)

Localizada a 12 quilômetros de São Paulo, São Caetano do Sul, de 161.957 habitantes aproximadamente, é uma das poucas cidades do país que oferecem saneamento básico para 100% da sua população.

More em São Caetano do Sul

Procure imóveis
E ache seu lar

No ZAP tem milhares de opções

Compre ou alugue já Ver imóveis

2- Santos (SP)

Santos é conhecida por sua vocação para o lazer e já foi classificada como a quinta melhor cidade do Brasil numa pesquisa sobre qualidade de vida da ONU. Atualmente, sua população é composta por uma média de 433.656 pessoas.

Para quem curte praia, essa pode ser uma boa opção para aproveitar a aposentadoria.

Procure seu imóvel

As melhores opções estão aqui
No ZAP imóveis

Compre ou alugue sua casa em Santos

Ache agora Ver imóveis

3- Porto Alegre (RS)

No ZAP tem milhares de opções

More em Porto Alegre e
Ache aqui seu imóvel

Aproveite

Confira agora Quero ver imóveis

Situada na região sul do país, a capital do estado gaúcho conta com cerca de 1.492.530 de habitantes. Graças às suas ótimas opções de estudos, trabalho e lazer, Porto Alegre já foi considerada a metrópole número 1 em qualidade de vida do Brasil (ONU).

4- São Paulo (SP)

Por mais que seja a maior e mais populosa cidade da América Latina, São Paulo também é uma boa cidade para um aposentado morar no Brasil. A capital paulista é o maior centro econômico e financeiro do país e também se destaca nos índices de bem-estar.

More em São Paulo

No ZAP tem seu imóvel dos sonhos
Te esperando

Compre ou alugue aqui

Confira agora Quero achar meu imóvel

5- Florianópolis (SC)

Florianópolis é muito conhecida pelas suas belas praias. Mas, com mais de 500 mil habitantes, a capital catarinense também se destaca por ter o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as capitais brasileiras.

Se mude para Florianópolis

No ZAP tem o imóvel certo pra você
Aproveite

Encontre seu lar perto da praia

Compre ou alugue Ver imóveis

6- Niterói (RJ)

A vizinha da cidade maravilhosa também possui localização e estrutura privilegiada para turismo e negócios, garantindo qualidade de vida a seus mais de 515.000 cidadãos. O que faz Niterói se destacar, principalmente, são questões relativas a Cultura e Engajamento e Bem-estar.

No ZAP tem milhares de opções

Ache seu imóvel em
Niterói

Compre ou alugue

Confira já Achar meu imóvel

7- Rio de Janeiro (RJ)

Merecedora do título de cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro é também o centro intelectual e cultural do Brasil. Apesar dos problemas pelos quais a capital pode ser conhecida por passar, em termos de Bem-estar, o Rio é uma das cidades com o maior número de idosos com acesso a planos privados de saúde.

More na cidade maravilhosa

Seu imóvel dos sonhos
Está aqui no ZAP

Ache seu lar no RJ

Aproveite agora Ver imóveis no RJ

8- Atibaia (SP)

Com pouco mais de 140.000 habitantes, Atibaia tem uma estrutura de habitação de destaque, principalmente quando falamos de condomínios residenciais. Além disso, no quesito Cultura e Engajamento, a cidade também merece atenção.

No ZAP tem os melhores imóveis

More em Atibaia
E ache seu lar aqui

O imóvel dos seus sonhos está te esperando

Encontre-o já Achar meu imóvel em Atibaia

9- Catanduva (SP)

O município de Catanduva ostenta índices positivos em infraestrutura urbana. Por lá, 100% dos imóveis têm fornecimento de água e 98% têm afastamento de esgoto, beneficiando cerca de 122.497 cidadãos.

Se mude para Catanduva

E ache seu novo imóvel aqui
No ZAP tem

Milhares de opções pra você escolher

Seu futuro lar Ver imóveis

10- Americana (SP)

Um dos principais polos têxteis da América Latina, Americana faz parte da região metropolitana de Campinas e oferece ótima infraestrutura em hotelaria, gastronomia e logística. Além disso, nos quesitos de Segurança, Finanças e Cuidados de Saúde, a cidade também chama a atenção.

No ZAP tem seu imóvel dos sonhos

More em Americana e ache aqui
Seu futuro imóvel

Compre ou alugue

Confira agora Achar meu imóvel

TOP 10 cidades pequenas para idosos no Brasil

1- Adamantina (SP)

Com pouco mais de 35 mil habitantes, Adamantina se destaca principalmente pela sua infraestrutura, cuidados de saúde, desenvolvimento social e ações de preservação ambiental.

Compre seu imóvel aqui

No ZAP tem a casa que você precisa
More em Adamantina

Compre ou alugue

Confira já Ver imóveis

2- Vinhedo (SP)

Conhecida por suas plantações uva para produção de vinhos, vinagres e doces, Vinhedo tem pouco mais de 80 mil e um dos maiores PIBs da região metropolitana de Campinas. O município se destaca por seu Bem-Estar, Educação e Trabalho e Cultura e Engajamento e conta com muitos condomínios fechados em sua infraestrutura.

No ZAP tem o imóvel perfeito para você

Ache agora seu lar
Em Vinhedo

Milhares de opções pra você escolher

Confira agora Encontrar meu imóvel

3- Lins (SP)

A cerca de 80 km de distância da capital São Paulo, Lins é conhecida por suas águas termais e minerais e também pela sua Educação. O potencial acadêmico, agroindustrial e tecnológico do município de 78 mil habitantes é enorme.

Seu futuro lar está aqui

No ZAP tem imóveis em
Lins, São Paulo

Ache agora o seu

Alugue ou compre já Achar meu imóvel

4- São João da Boa Vista (SP)

Fazendo divisa com algumas cidades de Minas Gerais, São João da Boa Vista tem mais de 91 mil habitantes e destaca-se, principalmente, nos quesitos Finanças e Bem-Estar, além dos baixos índices de violência.

Se mude para São João da Boa Vista

No ZAP tem a casa que você precisa
Aproveite

Encontre o imóvel ideal

Compre ou alugue Achar meu imóvel

5- Itapira (SP)

Itapira é uma cidade com pouco mais de 75 mil habitantes que se destaca, principalmente, pelos seus índices de Cuidados de Saúde. Além disso, o lazer no município é bastante evidenciado pelos seus hotéis instalados em fazendas de café e campeonatos de voo livre.

Ache seu imóvel no Zap!

More em
Itapira

E escolha seu imóvel preferido

no ZAP imóveis! Escolher meu futuro lar

6- Tupã (SP)

Primeira colônia da Letônia no Brasil, Tupã é um grande produtor de café e amendoim no estado de São Paulo, fazendo com que a cidade ganhasse destaque no turismo e na educação na região. Atualmente, sua população se aproxima de 65 mil habitantes.

Procure seu imóvel

No ZAP tem a casa que você precisa
Em tupã

Compre ou alugue

Veja as opções Ver imóveis

7- Fernandópolis (SP)

O principal fator que faz de Fernandópolis, São Paulo, uma das melhores cidades para aposentados no Brasil é o quesito Finanças. Esse município é um dos 15 com menor população de baixa renda e tem o quinto melhor índice de envelhecimento.

More em Fernandópolis

No ZAP tem
Seu futuro imóvel

Encontre-o agora

Aproveite Ver imóveis em Fernandópolis

8- Votuporanga (SP)

Com boas avaliações nos quesitos Educação e Trabalho, Finanças e Cuidados de Saúde, Votuporanga, que fica no noroeste do estado de São Paulo, também é uma boa opção para os aposentados no Brasil.

Seu futuro lar está aqui

More em
Votuporanga

Seu imóvel está te esperando

Confira já Achar meu imóvel

9- Dracena (SP)

Dracena é um município localizado na Nova Alta Paulista, região oeste do estado na divisa com o Mato Grosso do Sul, e possui cerca de 47.000 habitantes. Dracena tem o maior PIB da sua microrregião, com destaque para as áreas de prestação de serviços e agropecuária.

Outro aspecto que também pode atrair idosos e aposentados à cidade é a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), iniciativa da Unesp que propõe a integração do adulto mais velho no convívio universitário.

Se mude para Dracena

no ZAP tem seu imóvel dos sonhos
Compre ou alugue

Encontre-o já

Confira agora! Ver imóveis

10- Esteio (RS)

Única do TOP 10 cidades pequenas para aposentados no Brasil que não fica no interior do estado de São Paulo, Esteio é um município gaúcho que fica a apenas 20 km de Porto Alegre. Esteio se destaca por bons indicadores de Educação, Saúde e Renda na região.

Ache seu imóvel no Zap!

More em
Esteio

E ache seu lar aqui

Encontre-o já Achar meu imóvel

Prepare-se para aposentar com tranquilidade: vem de ZAP Imóveis

Pronto! Agora, você já conhece algumas das melhores cidades do Brasil para curtir a sua aposentadoria. Aproveite que está conferindo esse conteúdo e acesse o site do ZAP Imóveis. Por aqui, é possível encontrar casas, apartamentos, espaços comerciais e muito mais, com a ajuda de filtros que permitem escolher o imóvel ideal para o seu momento de vida!

Também não deixe de conferir outros conteúdos do nosso blog. Temos dicas de decoração e estilo de vida, artigos sobre mercado imobiliário e guias de cidades incríveis. Acesse!

Share
Published by
Redação ZAP

Recent Posts

Patrimônio de afetação: como funciona e como fazer

Você já pensou em comprar um imóvel na planta, mas ficou preocupado com a segurança…

1 dia ago

Inscrição imobiliária: o que é e como descobrir a do seu imóvel

A inscrição imobiliária pode parecer só mais uma questão burocrática, mas a verdade é que…

1 dia ago

Saiba o que é subsídio habitacional e quem tem direito ao benefício

Se você sonha em conquistar a casa própria, o subsídio habitacional pode ser a chave…

1 dia ago