20 melhores cidades para aposentados morarem no Brasil
Durante o tão esperado momento da aposentadoria, qualidade de vida e bem-estar tornam-se prioridade. Neste contexto, morar em uma cidade segura, com boa infraestrutura e serviços de qualidade é essencial.
Ao longo deste conteúdo, você encontrará uma lista com as 20 melhores cidades para aposentados morarem no Brasil, cada uma selecionada com base em critérios como bem-estar, saúde, educação, finanças e habitação.
Continue a leitura para saber mais sobre os municípios ideais para aproveitar sua aposentadoria com tranquilidade!
O que faz uma cidade ser considerada boa para aposentados?
Moradia e qualidade de vida são dois fatores que se complementam: se você mora em uma cidade que oferece todo o suporte necessário e está alinhada ao seu estilo de vida, o bem-estar será garantido.
Na terceira idade, algumas características fazem com que um local conquiste seu espaço entre as melhores cidades para aposentados morarem no Brasil. Entre eles, podemos citar:
- qualidade dos serviços de saúde: hospitais bem equipados, médicos especializados e programas de saúde pública eficientes são essenciais;
- custo de vida: a cidade precisa ter um custo de vida acessível e alinhado a renda da aposentadoria, sem comprometer a qualidade de vida dos aposentados;
- infraestrutura urbana: boas calçadas, transporte público acessível e eficiente, boa oferta de serviços são fatores essenciais para garantir a mobilidade e independência dos aposentados;
- oferta de cultura e lazer: cidades que oferecem parques, centros culturais, clubes sociais e eventos comunitários são consideradas ideais por promoverem um estilo de vida ativo e socialmente integrado.
O que considerar ao escolher uma cidade para aposentadoria?
Escolher uma cidade para morar durante a aposentadoria envolve a análise de vários critérios essenciais para garantir uma vida confortável, segura e ativa neste período da vida.
Para saber onde morar depois dos 60 anos, considere os seguintes fatores:
- estilo de vida;
- opções de lazer;
- condições climáticas;
- índices de segurança;
- infraestrutura de saúde;
- proximidade de familiares e amigos;
- infraestrutura urbana e acessibilidade.
Leia também: Qual a cidade mais segura do Brasil? Conheça o top 10
Benefícios de mudar para uma cidade adequada para aposentados
É claro que escolher entre as melhores cidades para aposentados morarem no Brasil traz inúmeros benefícios à terceira idade.
À medida que envelhecemos, as necessidades diárias e prioridades de vida mudam. Com a idade, é necessário assegurar conforto, acessibilidade e bem-estar.
Além desses pontos, outros benefícios oferecidos por uma cidade ideal para aposentados são:
- maior segurança e conforto no dia a dia;
- acesso a cuidados de saúde de qualidade;
- acesso à infraestrutura urbana adequada para idosos;
- garantia de envelhecimento com autonomia e qualidade de vida;
- acesso a atividades culturais e de lazer voltadas à terceira idade.
TOP 10 cidades grandes para idosos no Brasil
Após longos anos de dedicação ao trabalho, o que muita gente quer é aproveitar a vida de forma tranquila e saudável.
A partir dessa busca cada vez mais comum do ser humano, o Instituto de Longevidade MAG listou as melhores cidades para aposentados morarem no Brasil.
Para compor os rankings do IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade), sete variáveis são levadas em consideração:
- Cultura e Engajamento;
- Cuidados de Saúde;
- Indicadores Gerais;
- Bem-Estar;
- Educação;
- Habitação;
- Finanças;
- Trabalho.
Foram analisados municípios considerados grandes e pequenos, e listamos o top 10 de cada uma das categorias para compartilhar com você.
Confira o ranking e saiba mais sobre cada uma das cidades destacadas a seguir.
1- São Caetano do Sul (SP)
Localizada a 12 quilômetros de São Paulo, São Caetano do Sul, de 161.957 habitantes aproximadamente, é uma das poucas cidades do país que oferecem saneamento básico para 100% da sua população.
O ranking do IDL destacou a saúde como uma das principais áreas de destaque da cidade, além da expectativa de vida: São Caetano do Sul tem a segunda maior população de pessoas acima dos 60 anos na categoria de grandes cidades.
A cidade também ocupa o primeiro lugar no ranking Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, plataforma responsável por apresentar dados sobre o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de diferentes regiões e cidades do país.
More em São Caetano do Sul
2- Vitória (ES)
O segundo lugar no ranking de melhores cidades para aposentados morarem no Brasil ficou com Vitória, município com a maior expectativa de vida aos 60 anos entre as grandes cidades avaliadas.
De acordo com o IDL, a cidade tem o terceiro menor número de óbitos de idosos por doenças infecciosas e parasitárias, assim como por doenças circulatórias.
Com população de aproximadamente 365.855 pessoas, Vitória também é conhecida pelas praias, que a tornam uma ótima opção entre as melhores cidades litorâneas para aposentados.
More em Vitória
3- Santos (SP)
Santos é conhecida por sua vocação para o lazer e figura no ranking do IDL entre as 5 melhores cidades para aposentados morarem no Brasil desde 2017. Além disso, o local aparece entre as 10 cidades com melhor IDH no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil.
Segundo o Instituto de Longevidade, Santos é a cidade com a maior população acima dos 60 anos entre as grandes cidades do ranking.
O município fica a apenas 85 km de São Paulo e, atualmente, sua população é composta por uma média de 433.656 pessoas. Para quem curte praia, essa pode ser uma boa opção para aproveitar a aposentadoria.
Seu imóvel tá no ZAP
4- Florianópolis (SC)
Florianópolis é muito conhecida pelas suas belas praias. Mas, com mais de 500 mil habitantes, a capital catarinense também se destaca por ter o terceiro maior Índice de Desenvolvimento Humano entre as capitais brasileiras.
Assim como Santos, a cidade também figura no top 5 do ranking do IDL desde 2017. Em 2023, a saúde teve o maior destaque entre as áreas avaliadas.
Além disso, o ranking também revelou que Florianópolis tem a segunda maior expectativa de vida aos 60 anos entre as grandes cidades.
More em Florianópolis
Leia também: O que fazer em Florianópolis: dicas e roteiros
5- Curitiba (PR)
Fechando o top 5 da classificação do IDL, temos a cidade de Curitiba com aproximadamente 1.773.718 habitantes.
Segundo o ranking, a saúde foi o grande destaque entre os indicadores da cidade, assim como a dimensão socioambiental, que revelou o sexto menor número de óbitos por causas não naturais.
Além da qualidade na saúde, Curitiba também oferece diversas opções de lazer, como o Jardim Botânico, o Parque Tanguá e o Bosque Alemão.
A cidade ainda conquistou o título de cidade mais inteligente do mundo pela premiação do World Smart Cities Awards em 2023, com destaque para as ações voltadas ao crescimento socioeconômico e para a sustentabilidade.
More em Curitiba
6- Botucatu (SP)
Localizada no interior de São Paulo, Botucatu tem cerca de 148.130 habitantes e está entre as melhores cidades para aposentados morarem no Brasil, com destaque para as áreas de educação, segurança, qualidade de vida e saúde.
A cidade está a 235 km de São Paulo e abriga o campus da UNESP, com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HC/FMB), um dos mais conceituados do país.
Se mude para Botucatu!
7- Jundiaí (SP)
Também no interior de São Paulo, Jundiaí é outra opção para aposentados, com 443.221 habitantes, e responsável por abrigar uma das maiores reservas ambientais do Estado, a Serra do Japi.
Para quem gosta de áreas verdes, essa é uma ótima escolha para viver tranquilamente e aproveitar a natureza durante a aposentadoria.
Além disso, a cidade se destaca pelos projetos voltados para a terceira idade, como a Patrulha Municipal da Pessoa Idosa, o Programa Esporte Maior, os CCIs (Centros de Convivência do Idoso) e o Ambulatório de Geriatria.
Seu lar em Jundiaí
8- Balneário Camboriú (SC)
Com 145.796 habitantes, Balneário Camboriú aparece em quarto lugar no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil e é destaque no ranking do IDL.
O local é uma ótima opção para quem busca cidades litorâneas para aproveitar a aposentadoria à beira mar.
No Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, Balneário Camboriú ainda aparece em primeiro lugar para o IDH de longevidade, o que mostra a qualidade de vida oferecida pela cidade aos idosos.
Se mude para Balneário Camboriú
Leia também: O que fazer em Balneário Camboriú
9- Londrina (PR)
Outra opção entre as melhores cidades para aposentados morarem no Brasil é Londrina, com 575.377 habitantes.
Com áreas verdes e muita qualidade de vida, o município se destaca pela mobilidade urbana, pela vida cultural e pela segurança.
Londrina também é destaque econômico, com o quarto maior PIB do Estado do Paraná, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
Ache seu lar em Londrina
Leia também: Londrina no Paraná: confira 7 motivos para morar na cidade
10- Marília (SP)
Com 240.590 habitantes, Marília é outra cidade paulista que se destacou no ranking do IDL, com grande destaque no quesito social.
Para se ter uma ideia, o município ocupou seu lugar na classificação “As melhores Cidades do Brasil 2022”, da revista Isto É, e conquistou a primeira colocação no ranking de responsabilidade social.
O custo de vida, a segurança e a qualidade de vida são outros pontos positivos da cidade localizada a cerca de 296 km de São Paulo.
Ache seu lar
TOP 10 cidades médias para idosos no Brasil
O ranking de melhores cidades para aposentados morarem no Brasil separa a classificação entre grandes e médias cidades.
Para quem prefere municípios menores, o IDL considerou cidades entre 34.850 e 99.999 habitantes na categoria de cidades médias. Confira os 10 mais bem avaliados a seguir.
1- São Lourenço (MG)
Com uma população de aproximadamente 44.798 pessoas, São Lourenço ocupa o topo das melhores cidades médias para se viver durante a aposentadoria.
O destaque, segundo o ranking do IDL, é o número de pessoas idosas, a qualidade da saúde e o baixo índice de óbitos por causas não naturais.
Além disso, o relatório traz um ponto interessante: a cidade aparece entre as 50 maiores em número de pessoas acima dos 60 anos matriculadas no ensino superior.
More em São Lourenço
2- Gramado (RS)
Com destaque para os indicadores econômicos e de saúde, Gramado é outra opção entre as melhores cidades para aposentados morarem no Brasil.
A cidade abriga cerca de 40.134 pessoas, e tem a quinta menor colocação por vulnerabilidade social de idosos, de acordo com o IDL. Além disso, se destaca pelo PIB per capita.
O local ainda é um forte destino turístico, conhecido pela tranquilidade, segurança, pela natureza e pela gastronomia.
Ache seu lar no ZAP
Leia também: 6 melhores cidades do Rio Grande do Sul para morar
3- São Miguel do Oeste (SC)
São Miguel do Oeste é reconhecida pelo ranking do IDL pelo baixo número de óbitos em idosos por doenças circulatórias, metabólicas e nutricionais, assim como pelo bom desempenho no quesito econômico.
De acordo com a classificação, a cidade oferece segurança financeira aos idosos e tem uma ótima estrutura de estabelecimentos de saúde.
Com aproximadamente 44.330 habitantes, São Miguel do Oeste ocupou o oitavo lugar entre as melhores cidades de pequeno porte do Brasil na classificação da revista Isto É de 2022.
Ache seu novo lar
4- Adamantina (SP)
Com uma população de quase 35 mil habitantes, Adamantina se destaca principalmente pela sua infraestrutura, cuidados de saúde, desenvolvimento social e ações de preservação ambiental.
Segundo a classificação do IDL, a cidade tem a maior população de idosos na categoria de cidades médias, e tem a área de saúde como principal indicador avaliado pelo ranking.
Adamantina é o único município do Estado de São Paulo a aparecer entre o top 5 de melhores cidades para se viver durante a aposentadoria na sua categoria.
More em Adamantina
5- Concórdia (SC)
Com ótimo desempenho nas áreas de saúde e economia, a cidade catarinense de Concórdia ocupa a quinta posição da lista de IDL.
De acordo com o ranking, o município tem baixo número de óbitos por doenças do aparelho circulatório na terceira idade, além de apresentar menor índice de vulnerabilidade social de idosos.
Concórdia tem cerca de 81.646 habitantes e oferece ótimas opções de lazer e convivência para os aposentados, assim como segurança e qualidade de vida.
Se mude para Concórdia
6- Garibaldi (RS)
O ranking do Instituto de Longevidade também apresenta a cidade de Garibaldi, com aproximadamente 34.335 habitantes.
O município é reconhecido pela segurança e teve como destaque no IDL as dimensões de saúde, economia e socioambiental.
Garibaldi é conhecida como capital brasileira do espumante e tem uma série de vinícolas que atraem turistas ao longo do ano, além de oferecer diversas opções de lazer para visitantes e moradores.
More em Garibaldi
7- Cornélio Procópio (PR)
Com pouco mais de 45 mil habitantes, Cornélio Procópio é um importante pólo estudantil do Paraná, que conquistou seu espaço na classificação do IDL pelas ações voltadas aos cuidados com a população idosa.
Um exemplo dessas ações é o Projeto Aurora, criado com o objetivo de promover saúde e bem-estar a idosos que viviam em situação de vulnerabilidade social no Condomínio Residencial Zulmira Machado Badaró de Cornélio Procópio.
Segurança, saúde e lazer são outros pontos de destaque que tornam a cidade uma ótima opção para a aposentadoria.
Seu novo lar está no ZAP
8- Torres (RS)
O oitavo lugar do ranking do Instituto da Longevidade traz Torres, cidade de aproximadamente 41.751 habitantes, localizada no litoral do Rio Grande do Sul.
Além do destaque no top 10 do IDL, Torres também conquistou lugar entre as três melhores cidades em Infraestrutura e Mobilidade no Estado do Rio Grande do Sul pelo Prêmio Band Cidades Excelentes 2023, conforme divulgado pela prefeitura da cidade.
Torres tem localização privilegiada, a 190 km da capital Porto Alegre e 280 km de Florianópolis, e é conhecida como uma das praias mais bonitas do litoral gaúcho, com destaque para a beleza natural dos paredões e ondas propícias para o surfe.
More em Torres
9- Amparo (SP)
Com pouco mais de 68 mil habitantes, Amparo é outra opção entre as melhores cidades para aposentados morarem no Brasil.
Localizada a cerca de 67 km de Campinas, Amparo é a primeira cidade a ser considerada uma estância termal e compor o Circuito das Águas Paulista.
As águas são um grande atrativo no município, sendo indicadas para tratamentos de doenças como asma e diabetes. Além do destaque para a saúde, a cidade também se destaca pela segurança, pelo clima histórico e pela tranquilidade.
Se mude para Amparo
10- Lins (SP)
A cerca de 80 km de distância da capital São Paulo, Lins é conhecida por suas águas termais e minerais, e também pela sua educação.
O potencial acadêmico, agroindustrial e tecnológico do município de mais de 74 mil habitantes é enorme, e é um dos motivos para tornar Lins um ótimo lugar para se viver durante a aposentadoria.
A cidade já é destaque entre os cuidados com idosos desde 2017, quando ocupou a terceira posição do ranking do Instituto de Longevidade na categoria de pequenas cidades.
More no Lins
Leia também: As melhores cidades do interior de São Paulo para morar
Prepare-se para aposentar com tranquilidade: vem de ZAP Imóveis
Pronto! Agora, você já conhece algumas das melhores cidades do Brasil para curtir a sua aposentadoria, que tal aproveitar para acessar o site do ZAP Imóveis?
Por aqui, é possível encontrar casas, apartamentos, espaços comerciais e muito mais, nas principais cidades compartilhadas ao longo deste conteúdo.
Com a ajuda de filtros que permitem escolher o imóvel ideal para o seu momento de vida, você pode encontrar o lar que sempre sonhou em uma cidade com qualidade de vida, tranquilidade e segurança.
Também não deixe de conferir outros conteúdos do nosso blog. Temos dicas de decoração e estilo de vida, artigos sobre mercado imobiliário e guias de cidades incríveis. Acesse!