Zap Móveis

Confira tudo sobre o maior parque urbano do mundo

maior parque urbano do mundo
Spread the love

Sabia que o Brasil possui o maior parque urbano do mundo? Isso mesmo! Esse patrimônio cultural é chamado de Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek e está localizado em Brasília, na capital do nosso país. Se você pretende visitá-lo algum dia, não deixe de conferir nosso texto a seguir.

História

Inaugurado no dia 11 de outubro de 1978, o Parque da Cidade Sarah Kubitschek possui 420 hectares e 45 anos de história. Em 1997, o lugar foi batizado com esse nome em homenagem à esposa de Juscelino Kubitschek e ex-primeira-dama do Brasil.

Contudo, poucas pessoas sabem que, anteriormente, esse mesmo local possuía outro nome: Parque Rogério Pithon Farias. Ele foi dado em homenagem ao filho de Elmo Serejo Farias, então governador da cidade, que morreu em um acidente de automóvel em 1978, aos 19 anos.

O lugar foi projetado pelo urbanista Lúcio Costa na década de 1970, em virtude do crescimento da cidade. Além dele, outros nomes famosos contribuíram para a criação desse parque, como os arquitetos Oscar Niemeyer e Glauco Campello, o paisagista Roberto Burle Marx e o pintor Athos Bulcão.

Com 4 milhões e 200 mil m², esse Parque de Brasília é considerado o maior parque urbano do mundo. Espalhadas pela vasta área, é possível encontrar diversas quadras esportivas, assim como pistas de caminhada, patinação e ciclismo, além de um parque de diversões e um centro hípico.

Atrações do maior parque urbano do mundo

maior parque urbano do mundo

Situado na Asa Sul, em Brasília, o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek funciona das 8h às 18h30 e possui uma ótima infraestrutura de lazer. Por lá, você pode praticar diversas atividades esportivas em mais de 20 quadras disponíveis:

  • 14 quadras poliesportivas;
  • 3 quadras de futebol de campo;
  • 8 quadras de futebol de areia;
  • 12 quadras de vôlei;
  • 5 quadras de tênis.

Outro diferencial desse parque são as várias opções de pistas: você pode aproveitar a ciclovia para andar de bicicleta ao ar livre, a pista de patinação ou a pista de caminhada, com percursos de até 10 km. Já para as crianças, o lugar disponibiliza diversos playgrounds e áreas infantis.

Já se deseja reunir a família e os amigos para uma confraternização, saiba que você também pode desfrutar das dependências do parque. O local conta com várias churrasqueiras disponíveis, além de mesas para piqueniques que tornam seu encontro ainda mais especial.

Além de todas essas atrações, o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek conta com lagos artificiais, tendas de massagem e academia. Outro ponto importante é a área dedicada somente a exposições, chamada de ExpoBrasília, onde ocorrem diversos eventos e feiras importantes todos os anos.

Nicolândia

O Nicolândia é um parque de diversões localizado dentro do complexo em Brasília. Destinado ao público de todas as idades, o local abriga diversos tipos de brinquedos, como Super Frisbee, Minhocão, Tobogan, Trenzinho Tour, Roller Coaster, Carrossel, entre outros.

Carrera Kart

Outra atração é a Carrera Kart, situada em um dos estacionamentos do Parque da Cidade. Nesse local, é possível aproveitar várias pistas que oferecem atividades diferentes, como: Kart Indoor, Mini Fórmula 1, Mini Carro, Mini Moto, Autorama e Simulador. Para participar dessas atrações, é necessário utilizar equipamentos de proteção.

Ilha do Parque

A Ilha do Parque é outra atração turística do Parque da Cidade Sarah Kubitschek. Por lá, é possível participar de eventos como rodas de samba e capoeira, além de shows de MPB. Se quiser, o local também oferece os tradicionais pesque-pague.

Centro Hípico

Se você gosta de andar a cavalo ou quer aprender, uma boa sugestão é visitar o Centro Hípico do Parque da Cidade. Lá, você pode assistir às aulas da escola de equitação ou participar de campeonatos, realizados em diversas categorias.

Bares e Restaurantes

Além de todas essas atrações, o maior parque urbano do mundo é conhecido pelos bares e restaurantes. O Gibão Carne de Sol, por exemplo, é um deles. No cardápio, você encontra diversos pratos do sertão nordestino, incluindo petiscos, porções e refeições completas.

Outra opção é o Quiosque do Atleta. Nesse restaurante do Parque da Cidade, você pode saborear esfirras, pizzas e pastéis, assim como refeições completas para almoçar e jantar. Além disso, o local realiza alguns festivais, como o de caldos.

As maravilhas de um parque urbano

O que é um parque urbano? Esses lugares recebem esse nome devido à área verde deles, onde a vegetação urbana é preservada. Além dos parques tradicionais que conhecemos hoje, encaixam-se nessa categoria os jardins botânicos, os jardins zoológicos e os complexos recreativos e esportivos, entre outros.

Além do Distrito Federal, outras cidades brasileiras possuem esses espaços, mas em tamanhos diferentes. Como exemplo, há o Parque Ibirapuera, em São Paulo; o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro; o Parque Tanguá, no Paraná; e o Parque Farroupilha, no Rio Grande do Sul.

Esses parques urbanos são ideais para quem quer aproveitar momentos de lazer na companhia de amigos e familiares. Além de descansar e recarregar a energia, são ótimos lugares para praticar exercícios físicos, como corridas e caminhadas.

Além do maior parque urbano do mundo, encontre outros lugares para visitar no nosso blog!

Gostou de conhecer as maravilhas do maior parque urbano do mundo? Então, não deixe de conferir os outros conteúdos do nosso blog. No site, postamos várias dicas de lugares que você pode visitar, assim como os principais pontos turísticos de algumas cidades. Confira e aproveite!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas