Zap Móveis

Como é morar em Betim – MG? Conheça tudo sobre o lugar

Imagem de cidade de Betim
Spread the love

Já imaginou morar ou passear em uma cidade repleta de áreas verdes, com fácil acesso a tudo que é essencial no dia a dia, que vem sendo cada vez mais valorizada? Esse lugar realmente existe e se chama Betim – MG.

É uma cidade aconchegante e próxima da capital mineira. Quer saber o que é possível fazer nessa cidade. Confira este guia completo sobre Betim que o ZAP Imóveis preparou e fique por dentro de tudo que o local oferece!

Economia da cidade 

A cidade de Betim fica a apenas 44,2 km da capital Belo Horizonte e vem chamando atenção pelo crescimento constante, principalmente na economia. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, ela encerrou 2022 com mais de três mil novas carteiras de trabalho assinadas. 

Os setores que tiveram maior crescimento foram serviços, comércio e indústria. A agropecuária e a pesca também contribuíram para o desenvolvimento econômico da cidade. Com o Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 26 bilhões, Betim – MG é a quarta maior economia do estado, segundo o último censo do IBGE.

Residências em Betim – MG 

O desenvolvimento econômico da cidade fez aumentar também os investimentos na área da construção civil. Com uma busca rápida no marketplace do ZAP Imóveis, você vê as diversas residências disponíveis no local, para alugar ou comprar. 

A baixa taxa de criminalidade em todo o município é outro atrativo da região, que garante aos habitantes mais segurança e, consequentemente, mais qualidade de vida. Provavelmente, você vai gostar de alguma residência no local, já que existem opções de casas, apartamentos e condomínios.

De acordo com dados do Índice FipeZAP, Betim faz parte das dez cidades brasileiras com o metro quadrado mais valorizado durante o primeiro semestre de 2023. Segundo as pesquisas, o município teve uma valorização de 6,04% nas propriedades, e o objetivo da prefeitura municipal é aumentar esses dados.

Turismo

Pontos turísticos em Betim não faltam, tem opções para todos os gostos. O estado de Minas Gerais é bem conhecido pelas paisagens, cachoeiras e trilhas, presentes inclusive nessa cidade. É o caso da Cachoeira do Charneca, ideal para conhecer com a família ou acampar com amigos.

Já para quem prefere opções mais urbanas ou culturais, o museu em Betim é a melhor escolha. Ele fica localizado no centro do município e tem mais de 240 peças que ajudam a preservar e contar a história da cidade. Além disso, a entrada é gratuita e funciona de segunda a sexta-feira. 

Visitar o Teatro Municipal Newton Amaral Franco é quase indispensável para quem está na cidade. Também localizado no centro do município, ele recebe as mais diversas apresentações culturais, como tenores, orquestras e apresentações de comédia. Há diversas opções para não sobrar dúvidas sobre o que fazer em Betim.

Imagem de cidade de Betim

Educação

Na área da educação, Betim – MG também oferece diversas opções, desde creches até instituições de ensino superior ou cursos profissionalizantes. O município está preparado para atender toda a família. Além de um campus do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), ele tem faculdades particulares renomadas, como a PUC.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), utilizado para medir a qualidade do ensino educacional, acompanhou todo o crescimento da região. Em 2019, a nota era 5,1 e, na última análise, realizada em 2021, foi para 5,3. A meta de Betim – MG para o próximo resultado é 5,8. 

Também de acordo com o último senso do IDEB, as cinquenta melhores escolas públicas do primeiro ao quinto ano possuem uma nota acima da média (5). Já no ensino fundamental, do sexto ao nono ano, são 29 instituições. Os dados ficam disponíveis no próprio site do IDEB para a consulta da população. 

Gastronomia local

Não tem como falar de Minas Gerais sem mencionar a comida, em especial o pão de queijo, que é famoso no Brasil inteiro. As opções de restaurante em Betim com culinária tradicional são acessíveis para todos os bolsos e estão espalhados por toda a cidade, facilitando mais ainda o acesso dos clientes.

Além da comida caseira regional, em Betim – MG, você encontra opções de culinária nordestina, oriental, portuguesa e italiana. Há ambientes agradáveis e descontraídos, para um jantar, um café da manhã em família ou uma reunião de amigos depois do trabalho. 

Quem prefere algo mais agitado também não fica de fora, já que a vida noturna na região costuma ser movimentada. Além dos bares, outras opções para aproveitar com família e amigos são: a Casa de Cultura Josefina Bento, que recebe diversas atrações culturais, o Boliche Monte Carmo e o Kartódromo Internacional de Betim.

Conheça uma das cidades mais valorizadas do Brasil em 2023

Com a ajuda do ZAP Imóveis, além de saber o que há de melhor em Betim – MG, você consegue encontrar a casa ou o apartamento dos seus sonhos com facilidade. É só utilizar os filtros de busca do site e escolher a residência que você e sua família merecem. Confira!

Imagem de capa: Fernando Torres campos
Imagem interna: Fernando Torres campos

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas