Zap Móveis

Paraíso – SP: conheça as vantagens desse bairro

Imagem do bairro Paraíso
Spread the love

Em uma história que já soma mais de um século, o bairro Paraíso – SP começou com o loteamento de antigas chácaras em 1891, ano em que foi aberta a Avenida Paulista. Com o desenvolvimento da cidade, ele se tornou um centro comercial forte e cercado de núcleos residenciais.

O bairro mescla ruas tranquilas e arborizadas com pontos de comércio e serviços. A chegada do Shopping Pátio Paulista, em 1991, consagrou a região e atraiu ainda mais o mercado imobiliário. Pensando nisso, o ZAP Imóveis preparou uma matéria para destacar as vantagens de ser um morador do Paraíso – SP. Confira a seguir!

Localização

É lá que começa a avenida mais famosa da cidade: a Paulista. Pelo bairro, também passam outras vias bem movimentadas, como a Avenida 23 de Maio e a Avenida Brigadeiro Luís Antônio, e ruas tradicionais, como a 13 de Maio e a Padre Manuel da Nóbrega.

Hoje em dia, para quem gosta de morar em ruas tranquilas, mas bem perto do comércio e do centro urbano, o bairro Paraíso cai como uma luva. Localizado na região sudoeste da cidade de São Paulo, além de conectado com avenidas importantes, o local está próximo de parques e bairros valorizados, como a Vila Mariana.

No Paraíso – SP, há uma das maiores concentrações de hospitais da cidade. Lá estão localizados grandes centros médicos, como Hospital do Coração, Hospital Brigadeiro, Hospital Oswaldo Cruz, Hospital Santa Catarina, Maternidade Santa Joana, Procordis, Instituto Pasteur e Hospital Beneficência Portuguesa.

Apesar disso, muitas ruas do bairro Paraíso – SP guardam características residenciais, o que garante uma excelente qualidade de vida para quem escolheu a região para viver. Por esse motivo, os moradores consideram o local um dos mais privilegiados da capital paulista.

Mobilidade urbana

A região possui um amplo sistema de transporte público, com mais de 30 trajetos de ônibus circulares e fácil acesso à estação Paraíso. Ela faz parte da linha 1-Azul do metrô, que conecta as zonas sul e norte, e possui integração com a linha 2-Verde, que facilita o acesso às zonas leste e oeste da cidade.

Além disso, as ruas bem sinalizadas do bairro facilitam o fluxo de veículos, mesmo em horários de pico, quando o trânsito tende a ficar mais lento devido à quantidade de automóveis.

Imagem do bairro Paraíso

Constante valorização imobiliária

O bairro Paraíso – SP integra a lista FipeZAP+ das regiões com o metro quadrado mais valorizado nos últimos doze meses. Esse estudo é realizado mensalmente por profissionais do ramo imobiliário. 

As vendas e locações de imóveis pela região estão sempre em alta. De acordo com resultados do FipeZAP+ de junho de 2023, o metro quadrado para venda no bairro teve uma valorização de 3,4%, chegou a R$ 11,831/m² e ocupou a sexta posição na lista, atrás de bairros como Pinheiros e Itaim Bibi. 

Ainda conforme os dados fornecidos pela pesquisa, o preço do metro quadrado no Paraíso – SP para locação de imóveis registrou uma valorização de 15,2%, atingiu R$ 62,4/m² e chegou ao terceiro lugar na lista, atrás somente dos bairros Itaim Bibi e Pinheiros. 

O comércio imobiliário pela região também é diversificado e está sempre movimentado. Com uma rápida busca no marketplace do ZAP Imóveis, você pode conferir a extensa opção de casas, apartamentos, salas comerciais, studios e flats para vender ou alugar. 

Educação de qualidade

Os setores imobiliário e comercial não são os únicos aquecidos na região, já que as instituições de ensino, públicas e particulares do Paraíso – SP também se destacam. Próximo do bairro, está localizada a Escola Estadual Érico de Abreu Sodré, com nota 6,5 no último censo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

O bairro também abriga campi de faculdades renomadas em todo país, como Belas Artes e FMU, ambas com nota máxima na avaliação de conceito do MEC, e FAPCOM, com nota 4/5. 

Vendo uma região tão privilegiada assim, você pode se questionar se o bairro Paraíso – SP é perigoso, mas a resposta é não. Ele é monitorado pelo 36° DP da Vila Mariana e apresenta batalhões próprios da polícia que garantem a segurança dos moradores e visitantes.

Diversão e lazer para família

Para quem aprecia a boa culinária, na área entre a Rua Dr. Rafael de Barros e a Alameda Santos, é possível degustar pratos da cozinha árabe, italiana, mexicana, japonesa, além de churrascos e sorvetes.

Entre as opções culturais, estão: o Centro Cultural São Paulo (CCSP), que apresenta musicais, exposições e peças de teatro com acesso gratuito; o Teatro do Hospital Santa Catarina; o Itaú Cultural; e o Ginásio do Ibirapuera, que recebe shows e festivais como o Oktoberfest e o Farraial.

A programação cultural ainda inclui os cinemas da Avenida Paulista e a Casa das Rosas. Construída em 1928 por Ramos de Azevedo, ela é uma das mais belas mansões da Avenida Paulista. O prédio foi tombado em 1982 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico, Arquitetônico e Turístico (Condephaat).

Encontre o imóvel ideal no bairro Paraíso

Gostou de conhecer mais sobre o bairro Paraíso – SP? Com a ajuda do ZAP Imóveis, você encontra a casa ou o apartamento ideal na região com mais facilidade, utilizando os filtros de busca do site. Aproveite!

capa: Eugenio Hansen, OFS
interna: José Marques de Oliveira

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas