Brooklin em São Paulo: conheça um dos bairros mais ricos do estado

O Brooklin é um bairro nobre da capital paulista, atualmente dividido entre Brooklin Velho, no distrito de Campo Belo, e Novo, pertencente ao distrito do Itaim Bibi — estamos falando de um dos bairros mais emblemáticos da metrópole paulistana!
Ele é uma das regiões mais valorizadas da cidade, com grandes conjuntos empresariais e uma agitada vida noturna.
Essa região de SP é conhecida por seus imóveis e empreendimentos modernos, grande concentração de centros empresariais, diversas opções de lazer e mais outros fatores que fazem do bairro um dos mais completos da cidade.
Quem mora no Brooklin destaca que o bairro oferece muita qualidade de vida aos seus habitantes!
Inicialmente conhecido como Brooklin Paulista na zona sul de São Paulo, o bairro sempre apresentou um constante desenvolvimento, industrial e imobiliário, por isso atrai tantos moradores e empresários.
Se você quer saber mais sobre um dos bairros mais charmosos de SP, seja para morar ou visitar, veio ao lugar certo: o ZAP, mais uma vez, traz um conteúdo especial para te oferecer as principais informações.
Separamos aqui um guia completo sobre o Brooklin: sua história, arquitetura eclética, gastronomia diversificada, principais considerações sobre infraestrutura e muito mais para tirar suas dúvidas.
Acompanhe abaixo até o final e boa leitura!
A história do Brooklin em SP
Por volta de 1886, a região onde hoje se encontra o bairro do Brooklin em São Paulo era atravessada por uma linha férrea, possuía poucas casas e uma parada de bonde. Os trens a vapor ligavam o centro da cidade ao então município de Santo Amaro.
A Companhia Carris de Ferro de São Paulo a Santo Amaro, que pertencia ao engenheiro Alberto Kuhlmann, faliu em 1900 e foi incorporada pela São Paulo Tramway, Light and Power Company; treze anos mais tarde, a empresa canadense introduziu os bondes elétricos na linha.
Com essas mudanças, houve um interesse imobiliário na região, que atraiu investimentos públicos e privados. Então, o Brooklin se tornou um polo industrial e residencial, sem parar de evoluir e movimentar a economia do estado.
A região que pertencia ao município de Santo Amaro passou a ser reconhecida como bairro apenas em 1922, quando recebeu o nome de Brooklin Paulista, em alusão ao local de mesmo nome em Nova York.
Após a segunda metade do século XX, o bairro perdeu as características industriais e começou a se parecer mais com a região que conhecemos hoje em dia.
Divisão do bairro
Pouco tempo depois do reconhecimento como bairro, o Brooklin foi dividido entre Velho e Novo, como falamos.
Contudo, essa divisão proporcionou características diferentes a cada região; veja a seguir quais são:
Brooklin Velho

O Brooklin Velho é um bairro nobre mais horizontalizado e majoritariamente residencial.
Nele, acontecem anualmente festas juninas e dois eventos da cultura alemã, o Maifest e o Brooklin Fest, que resgatam a cultura dos primeiros moradores da região.
Pela caracterização mais residencial, o local é considerado tranquilo e seguro pelos moradores, sendo muito procurado pelas famílias.
Já o entorno da região é conhecido como uma extensão do Brooklin, onde ficam as sedes de grandes empresas como a TV Globo.
Brooklin Novo
Atualmente, o bairro do Brooklin Novo abriga edifícios residenciais de luxo, várias sedes de empresas multinacionais como Nokia e Nestlé, canais de televisão como HBO Brasil e os consulados canadense, húngaro, sueco e esloveno.
Por ser um dos centros financeiros da cidade, ele possui tráfego intenso em dias úteis, principalmente na Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini; apesar do fluxo de automóveis, o trânsito costuma fluir sem grandes problemas.
O bairro tem exemplos da arquitetura moderna brasileira, como Centro Empresarial Nações Unidas, World Trade Center de São Paulo, Edifício Mandarim e Plaza Centenário.
Na Marginal Pinheiros, situa-se a Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira, um dos novos pontos turísticos paulistanos, que liga os distritos Itaim Bibi e Morumbi — e, assim como em Nova York, uma ponte é cartão-postal do bairro.
Como é morar no Brooklin?
O Brooklin é uma das regiões mais valorizadas da capital paulista: até entrou para a lista da Casa Vogue como um dos bairros de maior custo da cidade, e a localização vale o investimento!
Morar no Brooklin, em São Paulo, é uma experiência única que combina comodidade, infraestrutura completa, diversidade cultural e qualidade de vida; é uma variedade de serviços, comércios, escolas, hospitais e opções de lazer.
Para começar, os moradores têm fácil acesso a supermercados, farmácias, bancos, restaurantes e shoppings, proporcionando comodidade no dia a dia.
Ainda, o Brooklin está estrategicamente localizado, com fácil acesso às principais vias da cidade, como a Marginal Pinheiros, Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini e Avenida Santo Amaro.
Para quem quer se mudar para a região, vale destacar que o Brooklin oferece uma diversidade de opções habitacionais, desde apartamentos de alto padrão em edifícios modernos até casas em bairros residenciais mais tranquilos. Isso permite que os moradores encontrem o tipo de moradia que melhor se adapta às suas necessidades e estilo de vida.
Outro ponto de destaque é a segurança: o bairro é bem mais seguro quando comparado com outras áreas de São Paulo. A presença de policiamento, vigilância privada em alguns condomínios e a sensação de comunidade contribuem para um ambiente mais seguro para os residentes.
E, já que mencionamos a vizinhança, o bairro possui uma atmosfera cosmopolita e diversificada, com uma comunidade de moradores de diferentes origens e estilos de vida.
O que fazer no Brooklin?

O Brooklin é um bairro que não deixa ninguém entediado!
Para os amantes da natureza, o bairro possui parques que são um verdadeiro oásis verde, com áreas para piquenique, trilhas para caminhada, ciclovias e quadras esportivas.
Já para quem prefere a agitação da vida noturna, o bairro oferece diversos bares, pubs, casas noturnas e baladas para todos os gostos.
A gente separou os principais pontos de interesse do bairro, para você conhecer melhor tudo o que a região pode oferecer:
Parques
Apesar de ser majoritariamente moderno e ter aquele aspecto paulistano cheio de prédios e centros comerciais, o bairro do Brooklin também possui suas áreas verdes — um respiro em meio a correria da metrópole.
Uma delas é o Parque Severo Gomes, ideal para caminhadas, corridas e atividades ao ar livre. Possui áreas verdes bem cuidadas, playgrounds para crianças e pistas para prática de esportes.
O Parque Cordeiro é outro espaço verde que fica localizado próximo ao bairro: é um parque menor porém tranquilo, com opções para relaxar e fazer piqueniques.
Clubes
Para se divertir em família e amigos, organizar eventos e aproveitar a piscina em um dia quente, o Brooklin também possui clubes que são verdadeiros centros de lazer para os moradores da região.
A Sociedade Hípica Paulista é um dos mais tradicionais clubes da região e oferece atividades como equitação, piscinas, quadras esportivas e espaços para eventos.
Ainda, o bairro também conta com o Clube Banespa, cheio de opções de lazer como piscinas, quadras esportivas, academia, restaurante e eventos sociais.
Shopping
Pensou em compras? O Brooklin também oferece essa comodidade e bem pertinho de casa, para garantir produtos, serviços e lazer aos moradores do bairro.
O famoso Shopping Morumbi, um dos maiores shoppings da cidade, fica na região e conta com uma ampla variedade de lojas, cinemas, restaurantes e opções de entretenimento para toda a família.
Outra opção é o Morumbi Town Shopping, que fica próximo ao Brooklin e oferece um mix de lojas, área gastronômica, cinemas e atrações para crianças.
Gastronomia
Imagine ter alguns dos mais renomados restaurantes da capital paulista bem perto de casa? É possível morando aqui no Brooklin!
E estamos falando de renome mesmo: uma das pâtisseries do chef Jacquin, jurado do Masterchef, fica no bairro — e é só um dos exemplos.
Caminhando pelas ruas do Brooklin, pode-se observar um mosaico de sabores que representam a diversidade cultural da cidade: restaurantes de culinárias do mundo inteiro se concentram no bairro, proporcionando uma verdadeira volta ao mundo gastronômica.
A Rua Joaquim Nabuco é conhecida pela diversidade gastronômica, com restaurantes que oferecem desde comida brasileira até culinária internacional, além de bares e cafés charmosos.
Já ao longo da Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, há diversas opções de restaurantes e bistrôs que proporcionam experiências gastronômicas únicas.
Alguns dos destaques são o Soul Botequim, o Veríssimo Bar, a Officina Market, o Botica, além dos sofisticados Greek Tycoon, Chatterpaul’s, Bistro ’67 e Avanti Trattoria.
Como é a mobilidade urbana no Brooklin, em São Paulo?

Quando o assunto é mobilidade e transporte, podemos dizer que morar no Brooklin SP é sinônimo de conforto.
O bairro tem uma estação ferroviária da linha 9-Esmeralda da CPTM (Berrini) e o corredor de ônibus Diadema-Brooklin da EMTU, além das diversas linhas de transporte coletivo.
A linha 5-Lilás do Metrô também atende a região, com as estações Brooklin e Campo Belo — essa última estação dará acesso à linha 17-Ouro do monotrilho até o Aeroporto de Congonhas, mas ainda não há previsão de entrega dela.
Se convenceu de que quer morar no Brooklin? Confira as opções de imóveis na região aqui no ZAP!
More no Brooklin com o ZAP Imóveis!
Hoje você viu que, em resumo, morar no Brooklin é desfrutar de uma vida urbana dinâmica, com todas as comodidades e conveniências que a cidade oferece, ao mesmo tempo em que se beneficia de um ambiente mais tranquilo e seguro.
É um bairro que combina o melhor dos dois mundos, proporcionando uma experiência de moradia agradável e enriquecedora!
Depois de conhecer as vantagens do bairro, teve vontade de morar aqui? Com a ajuda do ZAP Imóveis, esse sonho ficou mais fácil de realizar!
Nossos filtros refinam sua pesquisa por bairro, quantidade de dormitórios, vagas de garagem e muito mais. Aproveite para conferir as opções de venda e aluguel no Brooklin.
More no Brooklin
Perguntas frequentes sobre o Brooklin
Confira ainda o FAQ que preparamos sobre o bairro:
Como é viver no Brooklin?
O Brooklin é um bairro bem estruturado, com qualidade de vida, opções de lazer, comércio variado e uma localização privilegiada na cidade — morar aqui é sinônimo de conforto!
Quanto custa morar no Brooklin?
O custo de vida no Brooklin pode ser considerado mais elevado em comparação com outras regiões da cidade, devido à infraestrutura e ao padrão de vida oferecidos.
O que fazer no Brooklin?
Algumas das principais atrações do Brooklin incluem a Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira, o Shopping Morumbi, o Parque Severo Gomes e a Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, que concentra comércio, cafés, bares e restaurantes.
Como chegar no Brooklin?
A estação mais próxima do Metrô é a Estação Brooklin, que faz parte da Linha 5-Lilás. Além disso, a estação Berrini da Linha 9-Esmeralda da CPTM também atende a região.
Também é possível acessar o Brooklin através das principais vias da cidade, como as Avenidas Engenheiro Luís Carlos Berrini, Roberto Marinho e Marginal Pinheiros.
Quer mais conteúdos como este? Acesse aqui o blog completo do ZAP Imóveis.