Zap Móveis

As melhores cidades do interior de São Paulo para morar

Cidades do interior de São Paulo
Spread the love

Quando falamos a respeito de índices que influenciam a escolha de uma cidade, como segurança, educação, saúde, lazer, e oferta de serviços públicos, algumas cidades do interior de São Paulo vem ganhando destaque entre os compradores e locadores.

Após a pandemia, outros parâmetros passaram a ser considerados na escolha da moradia ideal. Eles elevaram a procura por cidades interioranas, por isso o ZAP Imóveis vai mostrar, a seguir, as três que apresentaram maior crescimento.

Diferenças entre Grande São Paulo, litoral e interior

Antes de mais nada, vamos explicar de forma breve a diferença entre Grande São Paulo, litoral e interior. Isso porque alguns municípios da região conhecida como Grande São Paulo são frequentemente tidos como cidades interioranas, como Mairiporã, Pirapora do Bom Jesus e Embu-Guaçu, por exemplo.

Essa área abriga mais de 20 milhões de habitantes e contém 39 municípios que vão além dos mais conhecidos, como Diadema, São Bernardo do Campo e Santo André. Próxima à Grande São Paulo, fica o litoral e a Região Metropolitana da Baixada Santista.

O litoral do estado é composto por três regiões: o Litoral Norte, o Litoral Sul e a Baixada Santista. Essas áreas abrigam todas as praias do estado e abrigam 16 cidades.

Por fim, o interior de São Paulo se refere a todas as cidades fora da Região Metropolitana de São Paulo e do litoral. São muitas regiões riquíssimas, com uma diversidade cultural enorme e grande importante financeira para o estado.

Entre as mais conhecidas, podemos destacar Campinas, Jundiaí, Ribeirão Preto, que serão citadas a seguir. Outras como Campos do Jordão, por exemplo, possuem grande importância turística para o estado.

Campinas

Se você procura por uma cidade interiorana com ares de capital, Campinas deve estar na sua lista de opções. Além de ser o maior município do interior paulista, a região apresenta uma infraestrutura excelente para trabalhar, estudar, divertir-se e ter momentos de lazer ao ar livre.

Um dos principais diferenciais da cidade está justamente na qualidade de vida oferecida aos moradores. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), um dos principais desse aspecto, alcançou a nota 0,805 de 1, colocando Campinas em destaque no Brasil.

Os aspectos analisados incluem longevidade, renda e educação, características que contribuíram para garantir a 28º posição entre os 5.565 municípios do país. A título de comparação, a nota de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil é 0,761.

A região ainda conta com espaços culturais, teatros, parques, muitos restaurantes e bares para curtir, além do maior shopping da América Latina, o Shopping Parque Dom Pedro. Ou seja, Campinas oferece inúmeras opções de lazer para todos os gostos e uma excelente qualidade de vida.

Além disso, Campinas conta com um dos maiores e mais modernos aeroportos internacionais do Brasil, sendo o principal do interior paulista e que também atende a capital. Viracopos recebe inúmeros visitantes de todo o mundo, sendo também responsável por desafogar o tráfego do Aeroporto Internacional de Gurarulhos.

Outro ponto bastante interessante é a proximidade de outras cidades turísticas, como São Roque, que fica a apenas 1h20 de distância. A localização privilegiada traz ótimas oportunidades de passeios bate e volta para aproveitar o final de semana e os feriados.

Cidades do interior de São Paulo

Jundiaí

A segurança tem sido um dos fatores decisivos para quem busca uma mudança de cidade. Nesse aspecto, Jundiaí se destaca no cenário nacional como um dos municípios mais seguros do Brasil. É a cidade com mais de 300 mil habitantes com menor taxa de homicídios do país, segundo dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Assim como em Campinas, a qualidade de vida em Jundiaí se destaca. O município vem fazendo investimentos expressivos em educação e saúde, o que se reflete diretamente nos moradores, que apontam ótimos índices de riqueza, educação e longevidade.

Além dos pontos citados, a cidade possui uma economia fortíssima. Ela se tornou um polo para as indústrias e o agronegócio, o que contribui para desenvolver a cidade e gerar mais empregos, atraindo pessoas de todas as regiões do Brasil.

Por fim, mas não menos importante, Jundiaí possui diversas opções de cultura, turismo e lazer. Entre as inúmeras atrações da cidade, os moradores contam com parques, cinemas, espaços culturais, teatros e rotas de turismo. No ano de 2019, a prefeitura passou a implementar rotas para valorizar aspectos da cidade.

Grande parte das chamadas Rotas de Turismo são realizadas nas áreas rurais de Jundiaí, como a Rota Turística do Vinho, focada em vinhos; a Rota Turística da Cultura Italiana, que privilegia a gastronomia da região; e a Rota Turística do Centro Histórico, no centro da cidade.

Ribeirão Preto

Ribeirão Preto aparece em terceiro lugar, fechando a lista de melhores cidades do interior de São Paulo para morar. Assim como as primeiras posições, a cidade se destaca por ser próspera e oferecer uma qualidade de vida fora da curva aos moradores, com um dos maiores IDHM do Brasil.

No entanto, a região tem história quando se trata de crescimento. Ela se desenvolveu financeiramente e foi um forte polo no período cafeeiro. Em seguida, especializou-se também na Indústria do Chopp, sendo lar de uma das mais conhecidas choperias do Brasil: a Choperia Pinguim.

Mesmo com o desenvolvimento industrial, a cidade conseguiu preservar as áreas verdes e possui muitos parques à disposição dos moradores. Vale ressaltar que a região de Ribeirão Preto e cidades vizinhas tem uma forte presença de Ecoturismo, que une o lazer com a valorização da natureza, assim como Brotas.

Falando ainda sobre lazer, a cidade conta com diversos edifícios históricos que foram tombados e se tornaram centros culturais com programações abertas ao público. Além dos eventos culturais, Ribeirão Preto tem inúmeras opções de restaurantes, bares, shopping, cinema e outras opções de diversão.

Encontre seu imóvel no interior com o ZAP!

Conhecer as cidades do interior de São Paulo pode expandir suas opções de nova moradia. Regiões interioranas têm muito a oferecer quando se considera as principais características buscadas em uma cidade. Aproveite o filtro do ZAP e procure especificamente na cidade que mais chamou sua atenção.

Além dos municípios citados, no ZAP Imóveis, você encontra casas e apartamentos em outras regiões do interior, como São José dos Campos, São José do Rio Preto e Holambra.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas