Zap Móveis

Conheça as principais linhas de metrô de São Paulo

Imagem de linhas de metro em são paulo
Spread the love

O metrô de São Paulo funciona desde 1974. No Brasil, ele é o mais movimentado e o maior sistema de transporte metroviário em operação — são seis linhas de metrô em São Paulo, com 91 estações, que se estendem por cerca de 100 km. Dessa forma, o metrô cobre grande parte da capital paulista e da região metropolitana.

Em São Paulo, para embarcar no metrô, é necessário ter em mãos um ticket, que pode ser adquirido nos guichês distribuídos nas estações. Outra opção mais prática é o Bilhete Único, uma vez que o cartão pode ser carregado com um valor estipulado pelo usuário, além de garantir a possibilidade de usá-lo em ônibus e trens.

Conheça as linhas do metrô de São Paulo

A Companhia do Metropolitano é o órgão que administra o metrô de São Paulo, em parceria privada com o estado. Por parte do governo, a operação é comandada pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo e pela Rede Metropolitana de Transporte de São Paulo.

As seis linhas do metrô em São Paulo são: Azul (Jabaquara/Tucuruvi); Verde (Vila Madalena/Vila Prudente); Vermelha (Itaquera/Barra Funda); Amarela (Luz/Vila Sônia); Lilás (Capão Redondo/Chácara Klabin) e Prata (Vila Prudente/Jardim Colonial).

As linhas de metrô são conectadas com os sistemas de trens urbanos por meio da associação com as linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Todos os dias, estima-se que mais de 5 milhões de passageiros utilizem as linhas do metrô de São Paulo.

Linha Azul: a mais antiga

A Linha Azul do metrô de SP tem o maior número de estações e foi a primeira a ser criada. Ela possui 20 km de extensão, por onde são espalhadas 23 paradas. As extremidades dessa linha são a estação Jabaquara (Zona Sul) e a estação Tucuruvi (Zona Norte).

Quem mora perto da Linha Azul tem acesso facilitado a dois terminais de ônibus intermunicipais de São Paulo: Portuguesa Tietê (Zona Norte) e Jabaquara (Zona Sul). Essa linha facilita o acesso a locais como o Centro Cultural Banco do Brasil, o Mosteiro de São Bento e a Rua 25 de Março.

Cultura e compras pela Linha Amarela

Ao contrário da Linha Azul, a Linha Amarela do metrô de SP é uma das linhas mais novas, com trens que conectam o Morumbi (Zona Sul) à Estação Luz (Centro). Por meio dessa linha, é possível chegar à Avenida Paulista e à Consolação — local com diversas opções culturais e gastronômicas.

Opções de lazer podem ser encontradas ao longo das linhas de metrô em São Paulo, como os cinemas e os teatros localizados perto da Estação Pinheiros ou da Fradique Coutinho. Se quiser visitar a Pinacoteca, o Memorial de Resistência e o centro comercial da Santa Efigênia, você pode descer na estação Luz. Já quem prefere fazer compras tem o acesso facilitado pela estação Oscar Freire.

Imagens de linhas de metro em são paulo

Conheça a Linha Verde

A Linha Verde do metrô em SP interliga a Vila Madalena (Zona Oeste) à Vila Prudente (Zona Leste), conectando pontos essenciais da cidade de São Paulo. Morar perto das estações dessa linha traz algumas facilidades, já que em quatro delas o usuário consegue trocar para outras linhas.

Por meio da Linha Verde, entre as linhas de metrô em São Paulo, é possível chegar à Avenida Paulista e ao Museu de Arte de São Paulo (MASP). Para programas culturais, é possível usar essa linha para chegar à Livraria Cultura do Conjunto Nacional e ao Instituto Moreira Salles. Já quem gosta de bares e baladas tem o acesso facilitado à Rua Augusta.

Linha Vermelha: de Leste à Oeste

Entre as linhas de metrô em São Paulo, a mais agitada é a Vermelha, com 22 km de distância e 18 estações. Ela conecta a Estação Barra Funda (Zona Oeste) à Estação Itaquera (Zona Leste); por ela, é possível chegar em locais como a Galeria do Rock e o Theatro Municipal.

Viajando pela Linha Vermelha do Metrô em SP, é possível acessar o Memorial da América Latina e o Terminal Rodoviário da Barra Funda. Descendo na estação Corinthians-Itaquera, com uma caminhada tranquila, você chega à Neo Química Arena, o Estádio Oficial do Corinthians.

Encontre seu imóvel no ZAP

As linhas de metrô em São Paulo, assim como o metrô na totalidade, estão entre os melhores sistemas de transporte sobre trilhos da América Latina, levando o prêmio The Metro Awards, em 2010. Com tecnologia automática e sem motoristas, foi considerado um dos melhores do mundo pela revista estadunidense Business Insider.

Agora que você já conhece as principais linhas de metrô de São Paulo, já pode decidir qual é o melhor e mais prático bairro para morar. No site do ZAP Imóveis, encontre opções para alugar e comprar, além de realizar a pesquisa por filtros que facilitam a pesquisa.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas