Zap Móveis

Qual a cidade mais segura do Brasil? Conheça o top 10

cidades mais seguras do brasil
Spread the love

A segurança é um dos fatores mais importantes na hora de escolher um lugar para morar no Brasil.

Por ser um país de dimensões continentais, a quantidade de cidades brasileiras é gigantesca, mas há aquelas que se destacam por oferecer um ambiente mais tranquilo e seguro para seus habitantes.

Então, quais são as cidades mais seguras do país? Qual é a capital mais segura? E o estado?

A seguir, o Zap Imóveis vai falar sobre tudo isso e dar algumas dicas na hora de procurar um imóvel por qualquer cidade.

Boa leitura!

Qual a cidade mais segura do brasil? Conheça o top 10

Com base no Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil, as 10 cidades mais seguras do Brasil, esse ano, foram:

  1. Jaraguá do Sul (SC)
  2. Salto (SP)
  3. Várzea Paulista (SP)
  4. Botucatu (SP)
  5. Indaiatuba (SP)
  6. Brusque (SC)
  7. Araraquara (SP)
  8. Votorantim (SP)
  9. Lavras (MG)
  10. Poá (SP)

Essa classificação usa como referência os dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, e do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O índice de segurança de cada cidade é calculado de acordo com o número de mortes a cada 100 mil habitantes.

Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre cada cidade.

1 – Jaraguá do Sul (SC)

Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, é uma cidade que se destaca pela segurança, mas também por seu dinamismo econômico e qualidade de vida. 

Localizada no norte catarinense, é conhecida por sua forte indústria, especialmente nos setores têxtil, metal-mecânico e de plásticos. 

Sua paisagem também é um grande atrativo: é cercada por uma natureza exuberante, incluindo morros e áreas verdes.

A cidade também é famosa por sua rica cultura, influenciada principalmente pela imigração alemã. Isso se reflete na arquitetura, nas festas tradicionais e na gastronomia local

2 – Salto (SP)

cidades mais seguras do brasil: Salto

Salto, localizada no interior de São Paulo, se destaca como uma das cidades mais seguras do Brasil, estando no segundo lugar da lista. O nome é uma homenagem à cachoeira Salto do Tietê, no centro da cidade.

A cidade é, inclusive, conhecida por suas impressionantes quedas d’água, incluindo o famoso Parque do Lavras, que oferece um cenário espetacular com sua cachoeira e áreas verdes, ideal para passeios ao ar livre e contato com a natureza. 

Além disso, Salto possui um valioso patrimônio histórico e cultural, com museus, igrejas antigas e construções que contam a história da região.

Economicamente, Salto tem um perfil diversificado, com indústrias, comércio e serviços contribuindo para o seu desenvolvimento. 

3 – Várzea Paulista (SP)

Várzea Paulista está situada na região do Vale do Jundiaí em São Paulo. Conhecida por seu desenvolvimento urbano equilibrado, ela tem investido em infraestrutura e qualidade de vida.

 A cidade oferece boas opções de educação e saúde, além de espaços de lazer e áreas verdes, como parques e praças bem cuidados, que favorecem o bem-estar da comunidade.

Ela também se beneficia de sua proximidade com Jundiaí, uma das principais cidades da região, o que amplia as oportunidades de emprego e acesso a serviços diversos

4 – Botucatu (SP)

Mais uma cidade de São Paulo, no interior, Botucatu está em quarto lugar no ranking das cidades mais seguras do Brasil.

Ela é rodeada por uma paisagem natural exuberante, ideal para amantes da natureza e atividades ao ar livre. São serras, cachoeiras e trilhas, oferecendo um cenário perfeito para trilhas, ciclismo e ecoturismo.

No campo educacional, Botucatu é reconhecida pela presença da UNESP – Universidade Estadual Paulista, uma das principais instituições de ensino superior do país. 

5 – Indaiatuba (SP)

A cidade interiorana de Indaiatuba chama atenção pela segurança, mas também pelo dinamismo econômico e inovação.

Os pontos turísticos também são variados, como parques ecológicos, casarões antigos, feiras de artesanato, igrejas históricas e museus.

Ela conta com um polo industrial robusto, com destaque nas áreas de tecnologia e manufatura. Além disso, a cidade tem investido fortemente em infraestrutura urbana.

6 – Brusque (SC) 

cidades mais seguras do brasil: Brusque

No estado de Santa Catarina, a cidade de Brusque é também uma das mais seguras do Brasil.

Sua economia é impulsionada principalmente pelo setor têxtil e de confecção, sendo reconhecida como um dos maiores polos do Brasil.

A cidade também preserva sua história e cultura por meio de eventos, festas típicas e museus que contam a trajetória da região. A arquitetura colonial alemã é uma característica marcante, por exemplo, pois dá um charme especial às ruas e praças.

7 – Araraquara (SP)

Araraquara, em São Paulo, é também uma outra cidade que abriga a Universidade Estadual Paulista (UNESP), uma das principais instituições de ensino superior do Brasil.

Por isso, é um ambiente intelectualmente estimulante e atrai estudantes de diversas partes do país. Mas a cena cultural também não fica para trás, com teatros, museus e eventos culturais que enriquecem a vida dos moradores. 

8 – Votorantim (SP)

Votorantim é uma cidade que, antes, fazia parte de Sorocaba, que é um importante polo industrial e comercial. Isso proporciona oportunidades de emprego e acesso a serviços variados pela região.

A economia da cidade também é impulsionada principalmente pelo setor industrial, incluindo empresas de cimento, metalurgia e papel e celulose. 

9 – Lavras (MG)

Em novo lugar no ranking, está a cidade de Lavras, localizada em Minas Gerais. Um dos principais destaques de Lavras é a presença da Universidade Federal de Lavras (UFLA), uma das mais respeitadas instituições de ensino superior do país.

A economia de Lavras é impulsionada pela agricultura, com destaque para a produção de café e leite. De forma geral, oferece uma boa infraestrutura de saúde, educação e serviços.

10 – Poá (SP) 

Poá, localizada na Região Metropolitana de São Paulo, se destaca por sua harmonia entre urbanização e segurança.

Apesar de sua proximidade com a capital paulista, Poá mantém um clima mais tranquilo e acolhedor. A cidade investe em segurança pública e infraestrutura urbana bem planejada, incluindo ruas arborizadas, parques e áreas de lazer.

Qual a capital mais segura do Brasil?

Segundo o Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil, Florianópolis (SC) é a capital mais segura do país.

Qual estado do Brasil é mais seguro para morar?

De acordo também com o Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil, Santa Catarina é o estado mais seguro do país.

Pontos que devem ser considerados ao buscar uma região para morar

Ao buscar uma região para morar, você deve levar em conta muitos aspectos. A segurança é fundamental, verificando os índices de criminalidade na área. No entanto, outros fatores são:

  • qualidade de vida, o que inclui acesso a serviços de saúde, educação e lazer;
  • infraestrutura urbana, como transporte público e vias bem mantidas;
  • oportunidades de emprego na região e proximidade de comércio e serviços essenciais;
  • aspectos culturais, clima e estilo de vida da comunidade;
  • custo de vida e as opções de moradia.

More com segurança

Para quem está considerando mudar de cidade ou planejando alugar um novo imóvel, a tranquilidade de viver em um local com baixos índices de criminalidade é um grande atrativo.

Morar com segurança é primordial, mas é preciso levar em conta outros fatores também, como escolher imóveis que caibam no seu orçamento.

No Zap você encontra diversas opções. Confira!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas