Zap Móveis

9 pontos para avaliar a localização de um bairro para morar

Spread the love

Escolher a localização de um bairro para morar é uma missão nada fácil e que requer muita pesquisa. Afinal, além de encontrar um imóvel com uma boa estrutura e com um valor que cabe no orçamento, é preciso avaliar ainda  como ele se encaixa na rotina da família, quais os comércios, serviços e escolas próximas, entre outros.

Por isso, conte com o ZAP Imóveis para te ajudar com essa tarefa e para realizar milhares de buscas com apenas alguns cliques. Use nossos filtros e busque por tipo de imóvel, localização e pronto. Seu novo lar mais próximo de você!

Agora, se você ainda não sabe nem por onde começar, leia o artigo abaixo onde damos dicas simples do que considerar na hora de procurar a localização perfeita.

Boa leitura!

Como escolher onde morar: veja no 9 pontos

1. Distância para os principais pontos da cidade

O ideal e recomendado é morar em um bairro onde haja tudo próximo e que você consiga realizar todas as atividades sem percorrer grandes distâncias.

Mas, como isso nem sempre é possível devido ao aumento do seu valor, a nossa dica é tentar, ao menos, morar em uma região de fácil acesso e próxima aos principais pontos da cidade.

2. Potencial de valorização da região

Outro fator super importante a considerar no momento de escolher a localização é como o bairro está sendo avaliado nos sites de imobiliárias e também por meio do valor praticado na venda de outros imóveis.

No ZAP, por exemplo, você tem o Guia de Bairros, que te permite conhecer aspectos relacionados a lazer, infraestrutura e até custo de vida de várias regiões das cidades brasileiras.

Já no Datazap+, você consegue ter acesso a informações como variação de valor de aluguel e compra em determinados bairros das principais cidades brasileiras. 

Desta maneira, você poderá saber se o imóvel naquela localização tem potencial para uma valorização daqui a alguns anos, facilitando a sua tomada de decisão.

3. Acessibilidade e mobilidade

Antes de definir onde vai ser sua moradia, faz-se necessário observar também se a possibilidade de acessar aquela localização ocorre de maneira segura e autônoma.

Isso se exacerba ainda mais se você ou alguém da sua família possui alguma restrição de acessibilidade, seja motora, visual ou até mesmo auditiva. O recomendado é procurar por bairros com boas calçadas, terrenos mais planos e ótimas sinalizações. 

Os lugares menos movimentados, sem grandes avenidas, também são ideais para idosos e crianças, por exemplo. 

E não menos importante, verifique a qualidade das vias de acesso e a eficiência do transporte público nesses lugares. 

E, ainda que você não utilize esses meios de transporte com frequência, é importante verificar se há também uma boa oferta de táxi e carros de aplicativo.

4. Estilo de vida

Na hora de pesquisar e decidir em qual bairro morar, lembre-se de considerar o seu estilo de vida e preferências pessoais.

Por exemplo, você e sua família gostam de lugares mais calmos ou agitados? Possuem o hábito de sair para comer fora? 

Se sim, um bairro com várias opções de restaurantes e bares é o ideal. Se gostam de estar próximos à natureza e praticar esportes,  é bom considerar um bairro com parques ou boas academias.

5. Vizinhança

Dar preferência por bairros em que haja alguma indicação de amigos ou família diminui bastante as chances de se arrepender depois. Isso porque, mesmo com muita pesquisa, nada se compara à opinião de quem mora ou já morou no local.

Por isso, se for possível, nossa quinta dica é conversar e perguntar bastante para pessoas que já vivem na região. Informe-se sobre tudo o que puder, como acesso, infraestrutura, transporte, recursos e segurança. 

6. Rotina

Além do estilo de vida que comentamos mais acima, considerar a sua rotina e a da sua família também é muito importante. 

Por exemplo, caso não trabalhe home office é super importante considerar sua ida ao trabalho todos os dias e como isso será feito. Há fácil acesso para ruas e avenidas que facilitem esse trajeto ou transporte público próximo? 

Caso tenha filhos, valide também se há boas escolas, faculdades ou creches próximas. Pesquise supermercados, padarias e serviços que geralmente usa, como: cabeleireiro, sapateiro, lavanderia, academia, etc. 

Tudo o que possa vir a facilitar o seu dia a dia é bem-vindo e deve entrar na “conta” para decidir onde vai ser a sua nova moradia.

7. Segurança

A segurança deve ser uma das principais preocupações e prioridades no momento de decidir a localização do seu imóvel, principalmente nas grandes cidades. 

Por isso, busque o máximo de informações que puder sobre o histórico de violência na região em que está interessado(a).

Além disso, pesquise sites em que haja o ranking dos bairros mais seguros e bem avaliados na cidade e dê preferência por eles, se for possível. 

Recomendamos também conversas com porteiros(as) e zeladores(as) nos casos de apartamentos, essas pessoas normalmente são bem informadas sobre o que rola no bairro.

8. Infraestrutura

Vale ter atenção a todos os detalhes, inclusive os de infraestrutura como: as condições do recolhimento de lixo, abastecimento de água e energia, conservação das ruas calçadas, praças e parques, sistema de drenagem, etc.

Além disso, considerar ter um hospital próximo, também é muito recomendado e importante em casos de emergências – mesmo que você não more com crianças e idosos.

É importante também que  a infraestrutura do seu bairro também possua uma oferta interessante de serviços básicos como supermercados, padarias, bancos. 

9. Custo-benefício

A nossa última dica é considerar a sua renda e o custo-benefício de morar no bairro que você escolheu. 

É claro que sempre queremos o melhor para nós e nossa família, mas nem sempre isso é possível devido aos valores praticados. E comprometer o orçamento nunca é uma boa ideia. 

Aqui vale colocar na ponta do lápis as suas preferências e os planos futuros. Se localização e segurança forem indispensáveis para você, priorize isso e abra mão de outros fatores como um bom comércio local, por exemplo. 

No ZAP tem imóvel no bairro que você procura

Agora que você já sabe tudo o que precisa analisar na hora da escolha da localização da sua moradia, que tal começar a busca pelo imóvel ideal?

No ZAP tem uma infinidade de imóveis, com as mais diferentes características e nas mais variadas localizações para que você tenha poder de escolha e encontre a melhor opção para você e sua família.
Confira nosso site e organize agora sua mudança!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas