Zap Móveis

O que fazer em Campinas? 5 opções de diversão

Spread the love

Município mais populoso do interior paulista, essa cidade é repleta de atrações que agradam os mais variados perfis de visitantes e moradores — e, com tantas opções, é normal que muita gente se pergunte: o que fazer em Campinas?

Campinas destaca-se como uma cidade que harmoniza o dinamismo urbano com a riqueza cultural e histórica; é uma metrópole aquecida, que abraça a modernidade sem abrir mão de suas raízes e tradições.

A cidade oferece uma ampla gama de atrações culturais, gastronômicas e naturais, atraindo tanto turistas em busca de diversão quanto profissionais a trabalho, além de pessoas interessadas em morar na região.

Seja qual for o seu propósito em uma visita à cidade, uma coisa é certa: ter em mãos um guia de o que fazer em Campinas é de grande ajuda, e a gente pode fazer isso por você!

O ZAP Imóveis preparou um conteúdo especial sobre passeios imperdíveis na região, bem como dicas de gastronomia e a melhor época do ano para ir a Campinas.

Pronto para começar a planejar sua próxima viagem?

Acompanhe até o final e boa leitura!

Quer conhecer mais sobre a história de Campinas antes de ir para a cidade? Então esse artigo do blog do ZAP é para você: vem ler!

O que fazer em Campinas?

A cerca de 99km de distância da agitação de São Paulo fica a cidade de Campinas: com mais de 1 milhão de habitantes, a região é considerada um dos melhores municípios do Brasil para se morar!

Por ser uma das cidades mais dinâmicas do interior paulista, Campinas oferece uma vasta gama de atividades e serviços para moradores e visitantes.

É uma combinação completa de cultura, lazer e natureza, na qual a cidade propositalmente transita entre o moderno e o histórico, satisfazendo os mais diversos gostos e interesses.

Separamos abaixo 5 dicas de passeios para você fazer na cidade e se divertir com a família e amigos; confira:

1. Conhecer a Torre do Castelo

Em Campinas, a Torre do Castelo é uma construção emblemática que se destaca como um dos ícones históricos da cidade. 

Conhecida como Torre do Castelo ou Torre do Dr. Quirino, ela está associada à história de Francisco Quirino dos Santos, um médico e empresário que desempenhou um papel significativo no desenvolvimento local durante o século XIX.

Com uma altura considerável, a torre oferece uma vista panorâmica da cidade de Campinas: no alto, é possível apreciar a paisagem urbana, destacando-se pontos turísticos e áreas verdes que compõem o cenário local.

Ainda, a arquitetura da Torre do Castelo é enriquecida por detalhes decorativos, como elementos em ferro trabalhado, que conferem um toque de elegância e historicidade à estrutura.

O local funciona de terça a domingo, a partir das 10h, mas fecha em dias chuvosos; para mais informações, acesse o site oficial.

2. Ir à Estação Cultura

Um espaço cultural único no coração de Campinas, a Estação Cultura é um complexo que fica em uma antiga estação ferroviária — um charme histórico e arquitetônico!

A estação foi restaurada e transformada em um amplo espaço cultural, mantendo elementos originais, como os painéis de azulejos portugueses e a estrutura metálica. 

A adaptação do local preservou sua identidade histórica, proporcionando um ambiente único para atividades culturais.

O complexo conta com galerias de arte que recebem exposições de artistas locais e internacionais; além disso, há espaços destinados a oficinas, palestras e apresentações, fomentando a participação ativa da comunidade nas manifestações culturais.

Ainda, dentro da Estação Cultura, encontra-se a Biblioteca Pública Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink e, nos arredores do complexo, pode-se visitar a Praça Imprensa Fluminense, um espaço público que proporciona momentos de lazer, encontros e eventos ao ar livre.

O local funciona todos os dias, das 8h às 22h; para mais informações, acesse o Instagram oficial do ponto turístico.

3. Conhecer a Praça Carlos Gomes

A Praça Carlos Gomes, localizada no centro de Campinas, é um dos principais espaços públicos da cidade, batizada em homenagem ao ilustre maestro e compositor brasileiro Carlos Gomes. 

O local é um ponto de encontro, lazer e cultura, oferecendo aos moradores e visitantes um ambiente agradável para atividades diversas.

A praça possui um projeto arquitetônico e paisagístico que combina áreas ajardinadas, caminhos sinuosos e espaços abertos para convívio, e frequentemente abriga eventos culturais, apresentações artísticas e atividades ao ar livre.

Ainda, a Praça Carlos Gomes fica localizada nas proximidades de outros pontos turísticos e históricos de Campinas, como a Catedral Metropolitana, a Rua 13 de Maio e a antiga Estação Ferroviária.

4. Visitar a Pedreira do Chapadão

Combinando natureza, lazer e cultura, o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, ou Pedreira do Chapadão, é uma excelente opção de o que fazer em Campinas!

O parque conta com trilhas e caminhos que proporcionam aos visitantes a oportunidade de explorar a fauna e flora locais; a vegetação preservada e as áreas arborizadas criam um ambiente propício para atividades ao ar livre e contato com a natureza.

Ainda, a presença de lagos e espelhos d’água adiciona um charme especial ao parque, oferecendo espaços relaxantes para contemplação e atividades aquáticas não motorizadas, como pedalinhos.

O espaço é palco de eventos culturais, apresentações artísticas e atividades voltadas para a comunidade.

Também vale destacar que o parque oferece um mirante com vista panorâmica da cidade de Campinas: o ponto mais alto permite que os visitantes apreciem uma paisagem deslumbrante e tirem fotografias memoráveis.

O local funciona todos os dias, das 6h às 21h.

5. Fazer compras no Mercado Municipal de Campinas

O Mercadão de Campinas é um ícone gastronômico e cultural na cidade: com mais de 100 anos de história, esse mercado é um ponto de encontro para moradores locais e visitantes em busca de produtos frescos, especiarias, iguarias e uma experiência única de compras.

Nos seus corredores, é possível encontrar frutas, verduras, carnes, peixes, queijos, vinhos, especiarias, doces, entre outros itens; muitos produtos são regionais e trazem a autenticidade da culinária local.

Ainda, o Mercado Municipal de Campinas é um espaço que respira cultura e tradicionalismo: durante o ano, eventos culturais, como apresentações musicais e exposições, são realizados no local, promovendo a arte e a cultura local.

O Mercadão de Campinas funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h30; nos domingos, das 7h às 12h30.

Conheça a gastronomia de Campinas

Já que falamos sobre o Mercadão, não tem como não mencionar a gastronomia dessa cidade única do interior de São Paulo — que certamente entra na nossa lista de o que fazer em Campinas.

Isso porque, além de ser conhecida por sua rica história, belos parques e eventos culturais, a cidade destaca-se também pela sua diversificada e deliciosa gastronomia. 

Campinas está situada em uma região historicamente ligada à cultura caipira, e essa influência se reflete na culinária local: por isso, pratos típicos, como frango com quiabo, tutu de feijão, leitão à pururuca e pamonha, são apreciados pelos moradores e visitantes.

A cidade abriga restaurantes tradicionais que oferecem desde o famoso churrasco brasileiro até pratos sofisticados da alta gastronomia. São bons exemplos:

  • Lagundri;
  • O Matuto;
  • Seo Rosa;
  • Don Manoel;
  • Cantina Fellini;
  • Armazém da Fazenda;
  • Dom Pedrinho Gourmet & Garden;
  • Costelão de Chão Joaquim Egídio.

Os amantes de café e doces também encontram em Campinas opções encantadoras!

Cafeterias e confeitarias oferecem desde cafés especiais até doces finos, proporcionando momentos agradáveis de degustação; são lugares que valem a pena conferir:

  • Suplicy;
  • Café Container;
  • Rainha do Grão;
  • Abigail Coffee Company.

Quando ir a Campinas?

Mais do que saber o que fazer em Campinas, é super importante saber qual a melhor época do ano para visitar a cidade, garantindo bons passeios para você e sua família.

Durante o verão, nos meses de dezembro a fevereiro, Campinas costuma sediar diversos eventos culturais, festivais e atividades ao ar livre — se você gosta de participar de festas e aproveitar eventos culturais sob o sol, essa pode ser uma época interessante.

Porém, apesar dos eventos, essa época é considerada alta temporada, o que pode resultar em preços mais elevados em hospedagens e maior movimentação turística; além disso, é uma estação de chuvas intensas.

Para aproveitar o clima ameno, os meses de março a junho (outono) e setembro a dezembro (primavera), são as datas ideais para conhecer a cidade.

Procurando imóveis para alugar ou comprar? Aqui no ZAP você encontra os melhores anúncios: confira!

No ZAP você encontra o imóvel dos sonhos em Campinas!

More em Campinas

Seu imóvel ideal

No ZAP tem
Seu imóvel ideal

Em Campinas

Compre ou alugue Escolha Agora

Hoje, além de saber o que fazer em Campinas, você pode conferir como essa é uma cidade que combina o dinamismo urbano com a serenidade da natureza, proporcionando uma variedade de experiências para seus visitantes. 

Nosso roteiro oferece apenas uma amostra do que a cidade tem a oferecer, e há muito mais a ser explorado em cada esquina. Aproveite sua estadia em Campinas!

Se você se apaixonar completamente pela cidade (como imaginamos que possa acontecer!), você pode encontrar o lar ideal aqui no ZAP Imóveis: confira nossas opções de aluguel e compra.

Perguntas frequentes sobre o que fazer em Campinas

Confira nosso FAQ para tirar mais dúvidas sobre o que fazer em Campinas:

O que fazer em Campinas sem gastar muito?

Se você quer manter um orçamento mais controlado enquanto visita o interior de São Paulo, confira as opções de passeios gratuitos em Campinas:

  • Praça do Coco;
  • Parque Taquaral;
  • Bosque dos Jequitibás;
  • Catedral Metropolitana;
  • Casa do Lago da Unicamp.

Quais são os melhores restaurantes em Campinas?

A revista Veja elencou os melhores restaurantes de cozinha variada em Campinas; a matéria completa você pode conferir aqui, mas separamos alguns bons nomes presentes na lista:

  • Gua.co
  • Matisse;
  • Benedito;
  • Duke Bistrot;
  • Bar da Cachoeira.

Como chegar em Campinas?

Se você está indo de carro, Campinas é uma cidade acessível por diversas rodovias importantes, como a Rodovia Anhanguera, Rodovia Bandeirantes, Rodovia Dom Pedro I e Rodovia Santos Dumont.

De avião, Campinas é atendida pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado a cerca de 15 km do centro da cidade.

Para mais dicas e conteúdos como este, acesse aqui o Blog do ZAP!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas