Zap Móveis

Museus em BH: veja 5 opções que não podem faltar no seu roteiro

Imagem de museus em bh
Spread the love

Com diversidade de atrações gratuitas e fácil acesso, a capital mineira é ótima opção para diversas atividades. Entre tudo o que é possível fazer, conhecer os museus em BH não pode faltar no seu passeio. 

Para ajudar a decidir os locais que não pode deixar de conhecer em Belo Horizonte, o ZAP Imóveis lista, os cinco museus mais legais da cidade, que tornam esses passeios mais inesquecíveis. Confira!

1 – Palácio das Artes

Com uma área de 18 mil m², o Palácio das Artes é considerado o maior centro de formação, produção e difusão cultural do estado de MG, além de um dos maiores da América Latina. Vinculado à Fundação Clóvis Salgado, ele abriga o Cefart (Centro de Formação Artística e Tecnológica). Lá, é possível participar de cursos básicos e profissionalizantes.

Inaugurado em 1971, o local foi originalmente projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer. No complexo cultural, é possível assistir a óperas, peças teatrais, espetáculos de dança e música, concertos e exposições.

O espaço está localizado na Av. Afonso Pena, 1537, Centro, e funciona como sede do Coral Lírico de Minas Gerais, da Cia. de Dança Palácio das Artes e da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, sendo um dos museus em BH com maior diversidade de equipamentos a serem visitados. 

A bilheteria funciona de terça a sábado das 12h às 21h, e aos domingos e feriados das 17h às 20h. Os diversos institutos presentes dentro do Palácio possuem horários de funcionamento variados, que podem ser consultados no site. Os valores também variam de acordo com as atividades programadas.

2 – CCBB BH

O CCBB BH integra o Circuito Praça da Liberdade e, durante todo o ano, conta com um calendário repleto de eventos relacionados ao cinema, exposições, oficinas, artes cênicas, workshops, música e educação.

Inaugurado em 2013, este é um dos famosos museus em BH e está localizado na Praça da Liberdade, 450 – Funcionários – Belo Horizonte/MG. Durante os períodos de férias escolares, o CCBB BH organiza programações de atividades voltadas especialmente ao público infantil, a partir de temáticas divertidas e educativas.

Além disso, durante todo o ano, é possível marcar visitas mediadas às atividades para famílias, grupos escolares e ONGs, por exemplo. Basta entrar em contato previamente e fazer o agendamento gratuito. O CCBB BH fica aberto diariamente, exceto às terças, das 10h às 22h, e a visita às exposições é gratuita.

O centro cultural conta com 1.200 m², onde ficam exposições temporárias, duas salas de exposição permanente, teatro com 264 lugares, loja, além de ambientes voltados à convivência e à alimentação.

3 – Museu de Artes e Ofícios

Localizado em um conjunto histórico na praça Ruy Barbosa, no centro da capital mineira, o Museu de Artes e Ofícios foi inaugurado em 2005 e é conhecido por ter sido o primeiro museu do Brasil a se debruçar sobre o tema do trabalho, das artes e dos ofícios.

Ele é considerado um dos museus mais bem estruturados do país em termos de exposições, organização e uso de recursos audiovisuais. O museu foi criado quando a empreendedora cultural Angela Gutierrez doou uma coleção com mais de duas mil peças, dos séculos 18 ao 20, ao patrimônio público.

O acervo mostra a riqueza da produção popular na era pré-industrial, dando ênfase a todos os fazeres, artes e ofícios que originaram as profissões que conhecemos atualmente. Trata-se de um local que não pode faltar na hora de elaborar seu roteiro com museus em Belo Horizonte a serem visitados.

O Museu de Artes e Ofícios funciona de terça a sexta das 11h às 16h, e aos sábados e feriados das 9h às 17h. A entrada se encerra meia hora antes do último horário.

4 – Museu Inimá de Paula

Todo mundo que visita a capital mineira não pode deixar de conhecer o Museu Inimá de Paula, localizado em um prédio histórico, na Rua da Bahia, 1201. O local é administrado pela Fundação Inimá de Paula, grande referência para a história da cidade.

O local possui um acervo permanente dedicado ao pintor Inimá de Paula, que mostra um panorama da vida e da obra dele. Em torno de 80 obras do autor são expostas em revezamento, entre elas a remontagem do Atelier, a Galeria Virtual e a Sala de Autorretratos. Além do acervo permanente, o museu tem exposições e mostras para outros artistas consagrados e não conhecidos.

A entrada é sempre gratuita e você pode conferir toda a programação no site. O museu funciona às terças, quartas, sextas e sábados das 10h às 18h30, aos domingos e feriados das 10h às 16h30, e na quinta das 12h às 20h30.

5 – Museu de Ciências Naturais 

Por fim, sua lista de museus em BH também pode conter o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas. Aberto em 1983, o prédio foi especialmente projetado para o desenvolvimento de atividades de educação, pesquisa e lazer cultural.

No acervo de zoologia do Museu de Ciências Naturais, é possível conhecer fósseis e réplicas de diferentes animais. Trata-se de um espaço interdisciplinar da universidade que complementa a extensão de serviços dela à comunidade.

O Museu de Ciências Naturais da PUC Minas está localizado na Av. Dom José Gaspar, 290, Bairro Coração Eucarístico e funciona de terça a sábado, das 9h às 17h. O ingresso custa R$ 12; crianças de até 3 anos não pagam, e idosos e crianças de 4 a 12 anos pagam meia-entrada (R$ 6).

Faça seu roteiro com a ajuda do ZAP Imóveis

Agora que já conhece os principais museus em BH, que tal planejar seu roteiro com a ajuda do ZAP Imóveis? Explore nosso blog e veja mais dicas interessantes sobre a capital mineira, inclusive o que fazer em Belo Horizonte à noite.

Aproveite e visite o site do ZAP Imóveis, onde é possível conferir os melhores imóveis disponíveis para compra e locação na capital mineira. 

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas