Conheça os principais parques em Belo Horizonte

parques em belo horizonte - imagem de pessoas andando pelo parque
Spread the love

Apesar de ser uma cidade grande, é possível encontrar parques em Belo Horizonte em diversas regiões do município. Esses espaços são excelentes alternativas de entretenimento e servem para relaxar, praticar exercícios ou fazer um piquenique.

Por isso, para que você conheça os melhores parques de BH e saiba o que cada um oferece, preparamos este conteúdo com informações sobre cada local. A seguir, você descobre como aproveitar as áreas verdes oferecidas pela capital mineira. Confira!

Parque Municipal Américo Renné Giannetti

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti está entre os principais parques em Belo Horizonte. Com cerca de 180 mil m², ele é cercado por guaritas em todas as suas entradas. Com localização privilegiada no Centro da cidade, fica ao lado da Avenida Afonso Pena e possui fácil acesso.

Inspirado nos jardins da Belle Époque, ele possui belas roseiras e um coreto. Possui ainda lagos, árvores nativas e diversas aves. Por lá, é possível encontrar espaços para tomar sol ou fazer piqueniques. O local que funciona de terça a domingo entre 8 e 17 horas, conta com brinquedos gratuitos e pagos, ideais para famílias com crianças.

Parque das Mangabeiras

O Parque das Mangabeiras fica localizado na Serra do Curral e tem a maior área verde entre os parques em Belo Horizonte: são cerca de 2,3 milhões de m² de mata nativa. As alternativas de entretenimento no local incluem trilhas ecológicas, brinquedos, quiosques e quadras poliesportivas.

O local é referência em turismo em Belo Horizonte e recebe, em média, 30 mil visitantes todos os meses de terça a quinta de 8 às 12 horas. Além do contato com a natureza, quem vai ao parque também pode aproveitar os eventos culturais que acontecem no local. Por lá, ainda é possível fazer trilhas e observar micos e esquilos bem comuns na região.

Parque Ecológico da Pampulha

O Parque Ecológico da Pampulha funciona das 8 às 17h de terça a domingo no bairro Pampulha. Nele, há um gramado próprio para piqueniques e atividades com as crianças, com brinquedos que garantem a diversão. Se você prefere passear de bicicleta, há um bicicletário onde é possível alugar uma e apreciar a bela vista.

O espaço é dividido em três áreas: um espaço aberto para visitação, outro para passeios monitorados pelos pesquisadores em um ambiente restrito e bem próximo dali, há outros pontos que merecem a visitação, como a lagoa da Pampulha e o Memorial da Imigração Japonesa.

Parque da Serra do Curral

O Parque da Serra do Curral é uma área ideal para os aventureiros. Ele possui horário de funcionamento de 8 às 16h de terça a domingo. Por lá, há várias trilhas ecológicas que podem ser feitas pelos visitantes. O local, que fica no bairro Mangabeiras, abriga também cerca de dez mirantes que são uma boa forma para apreciar a vista espetacular da serra mineira.

O parque fica localizado em uma área de mais de 400 mil quadrados, na Avenida Pontes, próximo a Praça Estado de Israel. Possui cerca de dez mirantes onde é possível visualizar importantes pontos de BH: Lagoa da Pampulha, Estádio Mineirão  e o Parque Municipal Américo  Renné Giannetti.  

Parques das Águas

Com 170 mil m² de espaço arborizado, o Parque das Águas possui funcionamento de terça a domingo entre 7 e 18 horas. Ele fica localizado na Serra do Rola-Moça e dispõe de espaços de convivência, playground, campos de futebol e pista de caminhada.

Nele, ainda é possível apreciar um jardim que conta com mais de 100 espécies de plantas, como erva-cidreira, hortelã e camomila. Não deixe de conhecer também algumas nascentes que desembocam no espaço, como é o caso do Córrego do Clemente.

Parque Mata das Borboletas

O Parque Mata das Borboletas, localizado no bairro Sion, é uma boa opção para quem ama esses animais. No local, é possível apreciar diversas espécies que se destacam pelas suas cores. Ele ainda dispõe de brinquedos, equipamentos de ginástica ao ar livre, mesa de xadrez e área para relaxamento.

Além de um pequeno lago artificial, o parque também conta com duas nascentes. Ao se aventurar em uma das trilhas do espaço, é possível encontrar diversas espécies de animais que moram na mata do local. O parque tem funcionamento de terça a sexta entre 8 e 17 horas. 

Parque Municipal Juscelino Kubitschek

Com uma área de 28 mil m², esse parque fica localizado no bairro Sion de BH e também é chamado de Praça JK pelos moradores. Conhecido pelos praticantes de esportes, dispõe de quadras de futebol, equipamentos de ginástica e pista de caminhada. O local possui funcionamento todos os dias da semana, 24 horas por dia. 

Parque Municipal Jacques Cousteau

Situado na zona oeste da capital mineira, no Estrela Oriente, esse local, com mais de 300 mil m², já foi um depósito de lixo do município. Após um longo trabalho de recuperação da área, em 1999, passou por um reflorestamento que transportou o espaço por meio de mudas e plantio de árvores nativas.

O parque possui uma boa infraestrutura para visitantes com banheiros, parquinhos, trilhas e bancos para descanso. Por lá, é possível apreciar também alguns animais que vivem no local, como micos e cágados todos os dias da semana entre 7 e 18 horas. 

Encontre imóveis em BH com a ajuda do ZAP Imóveis

Agora que você já conhece os principais parques em Belo Horizonte e suas atrações, aproveite para conferir outras dicas no guia de cidade do nosso blog. Veja ainda conteúdos sobre os bairros mais seguros, tradicionais e nobres de diversas cidades do Brasil.

Conheça também o nosso site e encontre opções de imóveis próximos a parques, além de serviços que facilitem o seu dia a dia. Filtre as propriedades por localidade, valor e quantidade de quartos, banheiros e vagas na garagem para encontrar a alternativa ideal para você.

Mais vistos

Mais lidas