Zap Móveis

Mapa da CPTM: saiba como as linhas funcionam

imagem de mapa da cptm
Spread the love

Saber como o mapa da CPTM funciona é essencial. Afinal, os sistemas de trens da região metropolitana de São Paulo são utilizados diariamente para diversas finalidades, incluindo trabalho e lazer.

Leia este conteúdo completo do ZAP Imóveis e entenda a importância do transporte ferroviário para os moradores e turistas do estado de São Paulo.

O que é o mapa da CPTM?

Em primeiro lugar, a sigla CPTM representa a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Portanto, o mapa da CPTM é um recurso visual das informações de funcionamento dos trens da cidade.

Ele apresenta todas as linhas, estações e lugares em que os trens circulam todos os dias. Por meio do mapa da CPTM, você se informa sobre como chegar a um determinado local.

Conhecer as estações de circulação dos trens é crucial para as pessoas que pretendem encontrar um imóvel em São Paulo. Afinal, quanto mais mobilidade, melhor. 

Por que a CPTM foi criada?

Você sabe por qual motivo a CPTM foi criada? De acordo com a própria companhia, inicialmente, as estruturas dos trens eram bastante depredadas. O transporte era feito em situações de risco, entre outras complicações diárias.

A CPTM surgiu autorizada pela lei nº 7.861, de 28 de maio de 1992. Atualmente, o mapa da CPTM conta com 196 km de linhas e 57 estações operacionais. 

Mapa CPTM: confira todas as linhas de transporte

As linhas da CPTM atendem a 18 municípios da região metropolitana de São Paulo. Segundo o site da companhia, os sistemas de trens são uma das melhores alternativas de transporte da cidade. 

O mapa da CPTM de São Paulo reúne informações sobre as 7 linhas de transporte: Rubi, Diamante, Esmeralda, Turquesa, Coral, Safira e Jade. Veja detalhes sobre cada uma, a seguir!

Linha 7 – Rubi

A linha 7 – Rubi conecta o centro ao interior do estado de São Paulo. Ela começa na estação Brás e vai até a estação Jundiaí, fazendo ligação com a linha 3 do Metrô. 

Ela beneficia as pessoas que pretendem adquirir imóvel nas proximidades com bom custo de vida. Afinal, os moradores têm a possibilidade de chegar a outros locais da cidade com mais praticidade e rapidez. 

Linha 8 – Diamante

A linha 8 – Diamante corresponde aos extremos da estação Júlio Prestes, na capital de São Paulo, e da estação Amador Bueno, no município de Itapevi. O percurso passa por Osasco, Barueri e Jardim Silveira. Há a possibilidade de migrar para as linhas 7 e 9.

imagem de mapa da cptm linha 11 coral

Linha 9 – Esmeralda

Você pretende morar em Osasco, mas tem algumas dúvidas sobre o trajeto da CPTM? A linha 9 – Esmeralda faz percurso de lá até o Grajaú, passando pelas estações Morumbi, Santo Amaro, Autódromo, entre outras.

Linha 10 – Turquesa

A linha 10 começa na estação Brás, no centro de São Paulo, e vai até a estação Rio Grande da Serra. Ela faz ligação com as linhas 3 e 2 do metrô de SP. Além disso, dá acesso às linhas Coral e Safira. 

Linha 11 – Coral

A linha Coral começa na estação da Luz, no centro da cidade, e vai até a estação Estudantes, em Mogi das Cruzes. O trajeto passa por locais bastante movimentados, como Tatuapé e Itaquera, que fazem conexão entre a CPTM e o metrô.

Linha 12 – Safira

A linha 12 começa na estação Brás e vai até a estação Calmon Viana, em Poá. Ela passa em áreas essenciais para muitas pessoas, como Tatuapé e USP Leste.

Morar próximo da linha 12 é uma boa opção para quem procura imóvel em São Paulo por ser estudante da faculdade ou de outra universidade próxima.

Linha 13 – Jade

A linha 13 – Jade é bem curta, com somente 3 estações. Ela começa na estação Engenheiro Goulart e vai até a estação Aeroporto, que fica em Guarulhos.

Horário de funcionamento e valores da CPTM

É possível utilizar os trens da CPTM todos os dias da semana, entre 4h e 00h. O valor unitário da passagem é R$ 4,40, custando a metade para os estudantes. 

A CPTM oferece planos a partir de bilhetes diferentes: Bilhetes Exclusivos, Bilhetes Integrados e Bilhetes Temporais. Também é possível utilizar o Bilhete QR Code digital.

Encontre imóveis perto das linhas

Agora que você conheceu o mapa CPTM, que tal encontrar um imóvel perto de uma das linhas? Afinal, a CPTM atende 18 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. Ou seja, morar próximo das linhas garante ainda mais mobilidade, praticidade e opções de lazer e entretenimento para você e sua família.

No ZAP Imóveis, você encontra uma variedade de casas e apartamentos nas principais regiões de São Paulo. Acesse o site e veja qual é a melhor opção para ter o lar dos seus sonhos!

capa: Geogast

interna: Geogast

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas