Zap Móveis

Museu Catavento em SP: tudo que você deve saber sobre o local

Imagem de Museu Catavento visto de cima
Spread the love

Localizado na cidade de São Paulo, o Museu Catavento é uma das atrações mais populares para visitantes de todas as idades. Situado no Palácio das Indústrias, um impressionante edifício histórico no Parque Dom Pedro II, ele oferece uma jornada interativa e educativa por diversas áreas do conhecimento. 

Neste artigo, exploramos o que tem no Museu Catavento, a história dele, informações sobre ingressos, exposições e como chegar a este destino imperdível da maior capital da América Latina.

História do Museu Catavento em São Paulo

O Museu Catavento foi inaugurado em 2009 e rapidamente se tornou um ícone da ciência e da educação em São Paulo. O edifício que abriga o museu foi construído em 1924 e originalmente servia como sede da extinta Secretaria de Agricultura do Estado. 

Ele foi cuidadosamente restaurado e revitalizado para abrigar o Catavento, mantendo a arquitetura original. Porém, agora, oferece experiências interativas e educativas para o público.

Assim, tornou-se um espaço interativo de ciência e tecnologia que visa estimular a curiosidade e o conhecimento dos visitantes. Entre as aproximadamente 250 instalações interativas, distribuídas em quatro seções temáticas, os visitantes podem explorar conceitos científicos e tecnológicos de maneira lúdica e envolvente.

As seções temáticas são divididas em Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Cada uma é perfeita para aprender enquanto se diverte, pois as exposições apresentam conteúdos de forma acessível e interessante.

Atrações no Museu Catavento

O Museu Catavento oferece uma variedade impressionante de atrações para os visitantes explorarem. Dessa maneira, eles podem aprender de forma interativa desde como se forma o DNA humano até assuntos mais abrangentes, como informações e curiosidades sobre o sistema solar.

Seção Universo

A seção “Universo” traz as temáticas: “Astronomia” e “Terra”, onde é possível interagir com as exposições “Sala da Lua”, “Sistema Solar”, “Caverna” e “Biomas Brasileiros”, por exemplo. Nela, você encontra exposições relacionadas a espaço, planetas, estrelas e fenômenos astronômicos. 

Seção Vida

Na seção “Vida”, mergulhe em questões de biologia, ecologia e saúde humana. Desse modo, você pode interagir e aprender com exposições sobre a “Origem da Vida”, a “Vida no Oceano”, a “Evolução” e o “Corpo Humano”. Também dá para conhecer cada um dos estágios da vida de uma borboleta no “Borboletário”.

Seção Engenho

“Engenho” é uma área dedicada a experimentos científicos, máquinas e tecnologias inovadoras. Sendo assim, as exposições abordam temáticas direcionadas à mecânica, aos fluidos, à luz e à óptica. Ainda há uma “Sala de Ilusões” e um laboratório de educação com Lego.

Seção Sociedade

Já na seção “Sociedade”, os visitantes podem explorar temas relacionados a sociedade, história, arqueologia e até assuntos contemporâneos. O Museu Catavento São Paulo oferece uma experiência completa e envolvente, garantindo algo interessante para todos os tipos de visitantes.

Ingressos e valores do Museu Catavento

Imagem de Museu Catavento

Então, qual é o valor do ingresso do Museu Catavento? A entrada inteira custa R$ 15 e a meia-entrada, R$7,50. Elas podem ser adquiridas pelo site ou diretamente na bilheteria do local. Esses valores podem variar, portanto verifique as informações atualizadas no site oficial. 

Educadores da rede pública e estudantes regularmente matriculados – dos níveis fundamental, médio, técnico e superior – têm direito à meia-entrada. Também podem usufruir do benefício: policiais, profissionais de museus, grupos de escola pública, conselheiros e patrocinadores.

Além disso, pessoas acima de 60 anos ou abaixo de 7 anos não pagam para visitar o Museu Catavento. Às terças-feiras, a entrada é gratuita para todo o público, o que é uma ótima oportunidade para visitar o espaço sem custos.

Caso você opte por comprar o ingresso presencialmente, é preciso ter atenção: a bilheteria funciona das 9h às 16h, e as visitas no local se encerram às 17h. As portas do Catavento estão abertas para receber o público diariamente, com exceção das segundas-feiras.

Como chegar ao Museu Catavento?

Se sua dúvida for onde fica o Museu Catavento, a boa notícia é que ele está localizado no Parque Dom Pedro II, na Avenida Mercúrio, na cidade de São Paulo. Ele é facilmente acessível, seja por meio de transporte público, seja de carro.

O Parque Dom Pedro II é um dos mais antigos parques de São Paulo e possui uma área de aproximadamente 84 mil m². Localizado na região central da cidade, ele oferece um refúgio verde em meio à agitação urbana, com jardins, gramados e áreas arborizadas.

Para quem utiliza o transporte público, a estação de metrô Pedro II da linha 3-Vermelha está próxima e permite uma caminhada curta até o local. Além disso, diversas linhas de ônibus passam nas proximidades. Se você preferir ir de carro, o museu também oferece estacionamento no local.

O ZAP Imóveis tem dicas especiais sobre roteiros em SP!

Agora, você já sabe o que é o Museu Catavento, um destino imperdível em São Paulo que oferece uma experiência completa para todas as idades. Com uma variedade de exposições interativas, ele permite que os visitantes explorem diversos temas científicos e tecnológicos de maneira divertida e esclarecedora. 

Portanto, aproveite a oportunidade de visitar esse lugar encantador, para aprender e se divertir ao mesmo tempo! Você também pode conhecer ainda mais a capital paulista, seja como um morador recente ou turista, com a ajuda de outras dicas fantásticas do blog do ZAP Imóveis.

capa: Webysther

interna: MARCO AURÉLIO ESPARZA

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas