Comprar

Saiba como funciona um simulador de financiamento imobiliário

Se tiver planos de financiar um imóvel e não souber exatamente como calcular os valores de parcelas, juros e outras questões, certamente, você vai gostar de conhecer o simulador de financiamento imobiliário.

Cada vez mais frequente nos sites e aplicativos de bancos, essa ferramenta online possibilita que os clientes entendam melhor todos os custos antes de fechar o negócio e realizar o sonho da compra.

É uma opção simples, sem muitas burocracias, para quem quer uma noção de prazos e condições de um financiamento, considerando também as taxas adicionais.

Ao acessar a ferramenta, colocar seus dados pessoais e os valores. Em poucos minutos, por meio da tecnologia, é possível chegar a um montante total e parcelado de quanto custaria um imóvel financiado, assim como os juros do financiamento. Saiba mais!

Como funciona um simulador de financiamento imobiliário?

O diretor da Roda Imóveis, de Santos (SP), André Luiz Dy Maurício Ayres, explica que um simulador de financiamento imobiliário trabalha com equações e permite verificar as possibilidades de financiar um imóvel.

“Os simuladores calculam a tarifa de manutenção de contrato, a equação em relação ao seguro habitacional de acordo com a idade do proponente. Existem juros para cada cliente, dependendo do enquadramento, e o valor de amortização do financiamento é calculado em cima do montante financiado e do prazo”, diz.

Para Ayres, geralmente, o simulador de financiamento imobiliário é confiável. “A única coisa que não costuma aparecer nos simuladores é a correção monetária: na maioria das vezes, a TR (taxa referencial) e, nos casos novos como a Caixa (Econômica Federal), o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo)”.

Dicas para usar o simulador de financiamento

Além de informações sobre o valor do imóvel desejado, a entrada e o prazo do financiamento imobiliário, a ferramenta pode solicitar outros dados, como o CEP da sua atual residência, o e-mail de contato e a renda familiar.

Porém, para o resultado ser mais próximo da realidade, o diretor da imobiliária explica que só o sistema do simulador de crédito imobiliário não adianta, é preciso ter algum especialista por perto.

“Para alguns clientes, dependendo do enquadramento, como funcionários públicos ou correntistas, pode ser melhor financiar no banco X ou no Y. Então, é interessante aproveitar a concorrência entre os bancos”, diz Ayres.

Portanto, o melhor a fazer é também contar com a orientação de um profissional, para entender os dados e valores apontados com mais clareza, além de outras especificidades, já que a ferramenta oferece apenas um cálculo automático.

Benefícios de utilizar o simulador

Usando o simulador de financiamento imobiliário, você consegue incluir não apenas o valor do imóvel desejado, mas também as despesas de cartório e a tarifa de avaliação. Tudo isso traz uma noção melhor dos gastos totais.

Vale lembrar que, na maioria dos casos, você pode financiar até 80% do valor do imóvel desejado e fazer um parcelamento imobiliário em 35 anos, com prestações fixas ou atualizáveis.

Na ferramenta, também é possível fazer uma simulação do valor já usando o FGTS. Além disso, você consegue somar sua renda com a de mais uma pessoa, mesmo sem ter parentesco.

Limitações do simulador

O economista Eduardo Reis Araújo, do Conselho Federal de Economia (Cofecon), afirma que existe uma variedade de sites que oferecem simulador de financiamento imobiliário.

Ele ainda explica que todos partem de um princípio de matemática-financeira de prever o cálculo das parcelas com base na modalidade escolhida, no prazo e no tipo de seguro do financiamento.

Simuladores de financiamento são confiáveis?

Para o economista da Cofecon, algumas ferramentas têm um nível de confiabilidade maior, mas sempre ficarão limitadas. “O da Caixa, que considero um dos melhores, não consegue dar respostas ao consumidor quando o indexador é o IPCA”, afirma.

Segundo ele, isso pode trazer uma flutuação muito grande no empréstimo. “Hoje, o IPCA está em torno de 3,5%, mas já esteve em 11% em 2015. Então, o financiamento poderia ter uma oscilação de custo de até três vezes”.

Ainda de acordo com o profissional, um especialista presente poderia estimar melhor o custo do financiamento com base em projeções históricas. “No entanto, quando você trabalha com juros pré-fixados, o simulador acerta bastante, porque traz todos os custos e dá uma ideia interessante do que vai acontecer com o financiamento no futuro”.

Compre seu imóvel financiado

No portal ZAP, além de muitas opções de imóveis e filtros para encontrar o que mais tem a ver com a sua busca, você encontra uma calculadora de poder de compra que ajuda a fazer todos os cálculos. Assim fica mais fácil fazer todos os cálculos no simulador de financiamento imobiliário e entender os custos de adquirir seu imóvel dos sonhos. Acesse e confira!

Ache seu imóvel com ZAP

Calcule seu
Poder de compra

E ache seu

Futuro lar Veja agora
Share
Published by
Redação ZAP

Recent Posts

Saiba o que é coworking e como funciona esse espaço de trabalho

Você já deve ter notado que o coworking têm se tornado cada vez mais populares…

11 horas ago

Cadastro Nacional de Obras (CNO): tudo que você precisa saber

O Cadastro Nacional de Obras (CNO) desempenha um papel fundamental no controle e na regularização…

11 horas ago

Saiba o que considerar ao avaliar a infraestrutura de um bairro

Você já parou para pensar em como a infraestrutura de um bairro pode influenciar diretamente…

11 horas ago