Categories: Meu Imóvel

Rio de Janeiro sediará seminário jurídico sobre distrato imobiliário

O Instituto dos Advogados do Brasil (IAB) irá realizar um seminário na próxima segunda-feira (8) com o tema ‘distratos imobiliários na perspectiva do Poder Judiciário’ e pretende discutir as recentes mudanças ocorridas na Lei, que estabelece os direitos e deveres em casos de rescisão de contratos.

O evento, que acontecerá no centro do Rio de Janeiro, ainda pretende aprofundar os debates acerca da aplicabilidade da lei, de modo a analisar casos concretos que de alguma forma se insiram na ocorrência de arrependimento em situação de compra e venda.

Arnon Velmovitsky, presidente da Comissão de Direito Imobiliário do IAB, acredita na relevância do evento sobretudo pelo fato de muitos compradores ainda terem dúvidas em relação ao assunto.

Saiba o que fazer para deixar o imóvel mais atraente para venda

A nova lei do distrato imobiliário gerou muitas dúvidas entre compradores (Foto: Shutterstock)

“Há muitas dúvidas, especialmente quanto à aplicação da nova lei aos processos em curso. A nova Lei não se aplica aos processos aforados antes de sua vigência. A adequação do entendimento do CDC [Código de Defesa do Consumidor] à nova Lei, a possibilidade da resilição unilateral, fixação do valor da fruição do imóvel e penalidades máximas fixadas aos contratantes”, afirma.

A “Nova Lei do Distrato Imobiliário”, como ficou conhecida a lei federal 13.786/18, foi promulgada no dia 27 de dezembro de 2018 e desde então vem gerando controvérsias entre especialistas da área. Enquanto alguns afirmam que a nova regulamentação traz avanços, há quem diga que entra em conflito com a legislação atual, sobretudo no que diz respeito às penalidades.

Velmovitsky se posiciona ao lado dos que a defendem: “As dificuldades econômicas dos últimos anos aliada a ausência de normas claras trouxe bastante insegurança ao mercado da construção civil. A nova lei tenta minimizar riscos de parte a parte, tornando claras as penalidade, prazos, direitos e obrigações de todos os envolvidos”, pontua.

O seminário do IAB acontecerá no Plenário do Instituto dos Advogados do Brasil, localizado na avenida Marechal Câmara, nº 210, 5º andar. Para mais informações, interessados devem acessar a página do evento.

Veja o checklist para quem quer comprar um imóvel

Veja como funciona um consórcio imobiliário:

+Ocupante de imóvel retomado por banco deve ter preferência em leilão, aprova CCJ

+Conheça bem a construtora responsável pelo lançamento antes de investir

+Conheça os bairros urbanos planejados, sinônimo de equilíbrio e qualidade de vida

+Quarto sobrando em casa: conheça vantagens e desvantagens de alugá-lo

Share
Published by
Redação ZAP

Recent Posts

Patrimônio de afetação: como funciona e como fazer

Você já pensou em comprar um imóvel na planta, mas ficou preocupado com a segurança…

23 horas ago

Inscrição imobiliária: o que é e como descobrir a do seu imóvel

A inscrição imobiliária pode parecer só mais uma questão burocrática, mas a verdade é que…

23 horas ago

Saiba o que é subsídio habitacional e quem tem direito ao benefício

Se você sonha em conquistar a casa própria, o subsídio habitacional pode ser a chave…

23 horas ago