Zap Móveis

Conheça os bairros urbanos planejados, sinônimo de equilíbrio e qualidade de vida

bairro
Spread the love

Equilíbrio. Essa talvez seja a palavra mais difícil de se adequar às grandes cidades brasileiras, onde o crescimento desordenado dificulta qualquer planejamento. Mas, e se bairros inteiros fossem pensados em detalhes, bem antes de ser erguida a primeira casa? Essa é a proposta dos núcleos urbanos planejados, realidade hoje vários estados do País.

O trabalho pioneiro surgiu com a empresa Alphaville Urbanismo, que na década de 1970, em Barueri, na Grande São Paulo, criou um espaço urbano completo: centros empresariais, residências, lazer. Tudo com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

bairro

Os espaços urbanos são completos e suficientes para quem neles convivem (Foto: Shutterstock)

Hoje já são mais de 10 Cidades Alpha, como a empresa chama, espalhadas pelo Brasil. Não é simplesmente adquirir um terreno de milhões de metros quadrados e construir. Pensar nesses núcleos exige pesquisa aprofundada e a projeção de crescimento para as próximas décadas.

O trabalho é todo voltado para que a infraestrutura disponível permita com que o morador não precise sair dali para ter o que precisa (embora esse tipo de empreendimento geralmente fique em áreas de fácil acesso aos centros das grande cidades e próximos de rodovias).

A comodidade inclui terrenos sem ladeiras, livre de enchentes e com regras para as construções que permitam boa ventilação e luz solar. Além disso, a segurança é fator importante, com cercamento, portaria, monitoramento por câmeras e vigilância particular.

Harmonia

bairro

A ideia dos núcleos urbanos é condensar ambientes urbanos em uma única região (Foto: Shutterstock)

“Os projetos que denominamos Cidades Alpha se caracterizam por concentrar todos os atributos de um centro urbano numa mesma região, reunidos de forma planejada e harmoniosa, priorizando a relação das pessoas com as cidades e conciliando diferentes modais de transporte“, detalha o gerente de produto da Alphaville Urbanismo, Hugo Serra.

Segundo ele, tudo o que é necessário para o desenvolvimento e bem-estar dos moradores da região pode ser encontrado no próprio bairro. A Cidade Alpha prioriza a convivência, com espaços abertos para interação entre as pessoas que ultrapassam os limites do residencial e clube.

“Levar o conceito de bom urbanismo para as áreas comerciais e empresariais possibilita que o senso de comunidade, aliado com a segurança e o contato com a natureza, ganhe proporções de bairro ou cidade. É viver bem em todo o seu cotidiano, unindo aconchego e sensação de segurança”, diz Serra.

Consolidação

bairros

Atualmente os núcleos urbanos já vêm se consolidando e se tornando objetos de vida (Foto: Shutterstock)

As Cidades Alpha vão se consolidando e virando objetivo de vida para muitas famílias. Em breve, a empresa lançará o quinto empreendimento no Estado de Goiás, o terceiro residencial do bairro planejado Cidade Alpha Goiás, o Terras Alpha 3.

“Com um clube com área de 16 mil metros quadrados e fácil acesso pelas rodovias GO-019 e GO-020, entre Goiânia e o município de Senador Canedo, na região metropolitana da capital. O projeto segue as mais atuais tendências mundiais de urbanização, oferecendo equilíbrio entre espaços para morar, trabalhar, fazer compras e se divertir”, diz Marcelo Willer, diretor-presidente da Alphaville Urbanismo.

Segundo Willer, a empresa desenvolve planos de segurança customizados. “Cada detalhe do projeto – da distribuição dos lotes à posição de muros e portarias – é definido de acordo com as características físicas da área e as peculiaridades de seu entorno”.

Dicas para quem quer comprar um imóvel antes dos 30 anos

Nos ajude a criar mais matérias como esta respondendo nosso questionário!

O preço do apartamento que você quer é justo? Saiba o que observar

Moema ou Vila Mariana: qual o melhor bairro? Assista ao vídeo e descubra:


+‘Internet das coisas’: o que é e como pode revolucionar a sua casa

+Conheça a importância do corretor e saiba como escolher um profissional de qualidade

+Veja tudo que você precisa saber na hora de colocar um imóvel à venda

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas