Categories: Arquitetura

7 dicas para decorar um quarto para irmãos de idades diferentes

Se você tem filhos em casa, sabe que decorar o quarto deles não é uma tarefa fácil. A missão se torna ainda mais difícil quando há somente um quarto para irmãos de idades diferentes. Se esse é o seu caso, a Redação ZAP trouxe dicas especiais de decoração para te ajudar nesse desafio. 

Quarto compartilhado

O quarto compartilhado é uma realidade em muitos lares brasileiros. Quando o casal possui filhos do mesmo sexo, decorar um lugar para eles pode até ser algo fácil, pois, embora sejam pessoas com personalidades diferentes, os gostos geralmente são parecidos. 

No entanto, quando o quarto é para casal de filhos, é comum surgirem dúvidas de como decorar o ambiente sem causar desconforto em nenhum dos dois. Afinal de contas, além de serem de gêneros diferentes, em alguns casos, as idades também são distintas. 

Dicas para uma decoração ideal

Antes de começar a decorar o ambiente, é importante ter em mente que aquele lugar será habitado por duas pessoas com gostos, estilos e personalidades distintas. Pensando nisso, confira as nossas dicas a seguir e saiba como montar um quarto para irmãos de idades diferentes.

1. Conheça bem os seus filhos

O primeiro passo é conhecer bem os seus filhos. Certifique-se de que você entende as preferências de cada um, como as cores prediletas e os objetos pessoais que mais agradam. É a partir dessas informações que você poderá começar a construir uma decoração ideal. 

2. Faça uma divisão no ambiente

Dividir o ambiente em dois tamanhos iguais é algo fundamental na hora de montar a sua decoração. Se o espaço é grande o suficiente para caber duas camas de solteiro, coloque uma em cada canto do quarto. Caso contrário, o mais recomendado é que você invista em um beliche ou em camas suspensas.

Esses dois modelos são ótimas opções para você aproveitar o espaço de um quarto pequeno, principalmente se a sua família mora em apartamento. Dessa forma, você não somente irá otimizar o espaço, como também estará garantindo a privacidade dos seus filhos.

3. Aposte nas cores favoritas deles

O próximo passo é pintar as paredes com as cores favoritas de cada um deles. Dessa forma, você irá destacar ainda mais o ambiente, deixando a divisão do espaço nítida visualmente. Caso tenha um quarto pequeno para o casal de filhos, o ideal é escolher uma textura de parede que agrade a ambos. 

Uma dica importante para quem possui quartos com beliche é escolher uma cor de parede neutra, como cinza ou bege. Nesse caso, você poderá decorá-la com quadros ou outros itens relacionados ao estilo de cada um, além de seus objetos pessoais. 

4. Destaque os objetos pessoais de cada um

Os objetos pessoais devem ser levados em consideração na hora de decorar o quarto dos seus filhos. Isso deve ser avaliado não somente pelo significado afetivo que possuem, mas porque representa seus gostos. Dê um destaque a esses itens, colocando-os em prateleiras separadas ou como enfeites de cama.

5. Escolha camas com alturas diferentes

Essa é outra dica para quem deseja decorar um quarto para irmãos de idades diferentes. Caso o espaço que você tenha disponível em casa seja suficiente para acomodar duas camas, na hora de escolher os móveis, opte por modelos com tamanhos distintos. 

Isso é algo essencial, principalmente se você tem um filho pequeno, que necessita de uma cama menor. Ao fazer isso, você não somente irá proporcionar mais conforto para ele, como também garantir que o ambiente fique mais harmonioso e funcional. 

Uma sugestão que pode ser bastante útil é investir em uma cama júnior ou minicama. Devido ao seu tamanho menor, esse modelo é ideal para crianças com até seis anos. Geralmente, um colchão para esse tipo de cama mede algo em torno de 70 x 150 cm.

6. Otimize o espaço

Como o quarto será habitado por mais de uma pessoa, uma dica importante é otimizar ao máximo todo o ambiente disponível. Por exemplo, uma das ideias para aproveitar o espaço no quarto é optar por um guarda-roupa planejado, com várias divisórias para separar os objetos e roupas de cada filho.

7. Valorize a individualidade deles

Embora os irmãos tenham que dividir o mesmo quarto e trabalhar juntos para mantê-lo organizado, é importante pensar em formas de manter a individualidade deles, como nas roupas de cama. É essencial estimulá-los para que possam retratar suas características e se sentirem confortáveis naquele espaço. 

Saiba mais sobre decoração de quarto para irmãos de idades diferentes!

Gostou das nossas dicas? No blog do ZAP Imóveis você encontra mais informações sobre decoração de quarto para irmãos de idades diferentes. Além disso, também pode conferir outras sugestões para quarto de casal e demais cômodos da sua casa.


Aproveite para ver também outros conteúdos interessantes que podem te ajudar a deixar o seu lar ainda mais bonito e espaçoso. Nossas dicas de como ampliar ambientes pequenos são bem completos. Assim, você pode aprender a otimizar o seu espaço e decorá-lo da melhor maneira possível.

Share
Published by
Redação ZAP

Recent Posts

Saiba o que é coworking e como funciona esse espaço de trabalho

Você já deve ter notado que o coworking têm se tornado cada vez mais populares…

18 horas ago

Cadastro Nacional de Obras (CNO): tudo que você precisa saber

O Cadastro Nacional de Obras (CNO) desempenha um papel fundamental no controle e na regularização…

19 horas ago

Saiba o que considerar ao avaliar a infraestrutura de um bairro

Você já parou para pensar em como a infraestrutura de um bairro pode influenciar diretamente…

19 horas ago