Zap Móveis

Horta no quintal: como fazer e melhores alimentos para cultivar

Horta no quintal
Spread the love

Ter uma horta no quintal é uma ótima forma de manter contato com a natureza no dia a dia, além de ter alimentos e temperos fresquinhos para usar nas receitas. A melhor parte é que você não precisa de muito espaço para montar a sua.

Quer saber como fazer uma horta no quintal para transformar aquele espaço que está sobrando em uma área viva e cheia de delícias? Continue acompanhando e confira todas as dicas do ZAP.

Por que ter uma horta no quintal?

Além de ser uma atividade prazerosa, que traz mais contato com a natureza para a rotina, cultivar uma horta tem outros benefícios. Entre os principais, podemos citar a disponibilidade de alimentos orgânicos e livres de agrotóxicos, e a beleza trazida para a casa pelas cores e pelos aromas das hortaliças.

Esse tipo de projeto tem se tornado bastante comum nas cidades grandes, devido ao alto poder terapêutico que o hobby possui e ao bem-estar gerado pelo contato com a terra. O cultivo é uma ótima forma de se desligar da rotina agitada para se dedicar a uma tarefa que trará prazer e bons frutos.

Independentemente do espaço disponível, sempre há como cultivar uma horta. Pensando nisso, o ZAP vai mostrar as melhores ideias de horta no quintal e como adaptá-las para a sua casa.

Como fazer uma horta no quintal?

Antes de mais nada, você precisa avaliar o espaço disponível na sua casa. No quintal, na varanda ou até na área de serviço, é possível encontrar uma solução para ter alimentos frescos à sua disposição.

Escolher um local ensolarado também é importante, pois o crescimento das hortaliças depende muito da exposição ao sol, direta ou indireta. Além disso, lembre-se de que a terra precisa ser nutritiva. Independentemente do que você escolher cultivar, adubar a terra é um passo essencial.

Também não se esqueça de manter as plantinhas hidratadas. Você deve regá-las ao menos uma vez por dia e, em dias muito quentes, duas vezes. Uma boa opção é ter vasos autoirrigáveis caso sua horta não esteja diretamente no chão. A seguir, veja alguns tipos de horta no quintal para sua casa.

Canteiro de horta

Caso você tenha mais espaço disponível, fazer um canteiro de horta no quintal pode ser a escolha ideal. Ele não precisa ser muito grande, basta delimitar uma área de tamanho suficiente para todas as hortaliças que quiser plantar.

Para as variedades escolhidas crescerem fortes e saudáveis, o solo deve ser drenável e rico em matéria orgânica, e a luz solar deve ser abundante. O processo para fazer um canteiro é simples, confira:

  • primeiro, você deve demarcar com madeira o espaço onde o canteiro ficará posicionado e retirar todas as pedras do solo. Dessa forma, o enraizamento das plantas não será prejudicado.
  • em seguida, vem o preparo do solo. Para regularizar o PH da terra, espalhe cal virgem e cinza de madeira. Além disso, adicione um pouco de terra preta e esterco, para trazer nutrientes.
  • por fim, misture tudo e plante as hortaliças da sua preferência. Regue-as frequentemente e siga os cuidados recomendados com cada espécie.

Mini-horta

Outra boa opção é cultivar uma mini-horta no quintal, especialmente para quem está começando na jornada de cuidados com plantas ou tem menos espaço disponível no quintal.

Isso porque as mini-hortas normalmente privilegiam temperos e hortaliças de cultivo simples, em vez das maiores e mais complexas. Elas podem ser montadas tanto em canteiros, seguindo os passos anteriores, quanto de formas inusitadas.

Uma ideia bastante criativa é fazer um mix de vasos. Em vez de plantar diretamente na terra, experimente utilizar vasos de tamanhos diferentes para criar um lindo paisagismo. Escolha um para cada espécie de hortaliça ou tempero e lembre-se de investir em variedades que não tenham raízes profundas.

Horta no quintal

Horta vertical e horta suspensa

Duas boas opções de horta pequena no quintal que também podem ser aproveitadas por quem não tem quintal são as verticais e suspensas. Essas versões economizam muito espaço e são perfeitas para apartamentos, pois podem ser feitas em qualquer lugar onde sobrar um espacinho, como a varanda.

A horta vertical pode ser criada com prateleiras, paletes ou treliças, por exemplo. Ela é ótima para plantar temperos, ervas, hortaliças e até frutas. Bastam uma parede vazia para montá-la e dedicação para cultivar as espécies.

A horta suspensa segue o mesmo princípio, porque consiste somente em vasos pendurados, então não ocupa espaço nenhum no chão. Mesmo assim, ela pode oferecer ótimas colheitas, como tomates. Lembre-se apenas de manter os vasos próximos ao sol e de regá-los com frequência.

Quais alimentos cultivar na horta no quintal?

Agora que você entendeu como cultivar horta no quintal, vamos falar sobre bons alimentos para sua horta. A escolha das variedades depende da sua preferência e, principalmente, da sua familiaridade com cuidar de plantas. Isso porque algumas requerem mais atenção que outras.

Nem todas as hortaliças e temperos podem ser cultivados em hortas menores ou versões verticais e suspensas, por exemplo, por terem raízes profundas. No entanto, o ZAP separou as mais simples, que servem para qualquer tipo de horta.

  • Alface;
  • Rabanete;
  • Tomate;
  • Ora-pro-nóbis;
  • Pimenta;
  • Manjericão;
  • Alecrim;
  • Hortelã
  • Salsa e cebolinha;
  • Orégano.

Escolha seu imóvel ideal no ZAP Imóveis!

Agora que você conheceu vários tipos de horta no quintal e sabe bem como cuidar de uma, que tal encontrar um imóvel para criar a sua? No ZAP Imóveis, existem inúmeras opções de casas com bastante espaço para cultivar diversas espécies! Aproveite e procure uma casa com quintal utilizando o nosso filtro específico!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas