Zap Móveis

Plantas para a sala: quais escolher, como cuidar e aplicar na decoração 

Spread the love

Está precisando de dicas de plantas para a sala? As plantas são uma ótima maneira de trazer vida e beleza para qualquer ambiente.

Elas ajudam a purificar o ar, melhorar a qualidade do sono e reduzir o estresse. Além de que podem ser usadas para criar um ambiente mais aconchegante e convidativo.

A seguir, vamos dar algumas dicas de cuidados e decoração de plantas para a sala.

1- Samambaia

As samambaias são plantas de folhagem exuberante que são ótimas para adicionar um toque de verde à sua sala.

Elas são relativamente fáceis de cuidar e podem tolerar uma variedade de condições de luz.

Qual o significado da samambaia?

Algumas pessoas acreditam que a samambaia, por ser uma das espécies mais antigas entre as plantas, tem o poder de espantar a inveja, o mau-olhado e demais energias negativas que possam estar presentes no ambiente.

Talvez, por esse motivo, tê-la na sala de estar seja uma ótima opção!

Como cuidar de uma samambaia?

Essa é uma planta para a sala que prefere luz indireta e locais sombreados. Portanto, evite colocá-las sob exposição direta da luz solar pois isso pode ocasionar na queima das suas folhas.

Além disso, as samambaias precisam de ambientes úmidos para prosperar. Para tê-las em sua sala, busque vasos com solo úmido (não encharcado) e regue-as sempre que observar que esse solo está seco.

Para aumentar a umidade ao redor da samambaia sem encharcar o solo, você pode borrifar suas folhas com água ou colocá-la em um vaso ou recipiente com pedras e água.

Além desses cuidados, evite colocar sua samambaia perto de aparelhos de aquecimento ou ar-condicionado, pois isso pode secar suas folhas;

Também observe se as folhas da sua samambaia estão ficando marrons ou amarelas. Isso pode ser um sinal de que ela está recebendo muita ou pouca luz. Caso isso ocorra, ajuste a localização da planta para melhorar as condições.

Como usar na uma samambaia decoração da sala?

Para compor a decoração da sala, as samambaias podem ser colocadas em vasos no chão, prateleiras, estantes ou até mesmo em vasos suspensos.

Agora que você já sabe como cuidar delas, basta encontrar o vaso ou a prateleira que esteja de acordo com sua decoração e apostar nas samambaias para compor o look do seu lar.

2- Zamioculca

Qual o significado da zamioculca?

Acredita-se, de acordo com o Feng Shui, que a zamioculca é uma planta que atrai prosperidade, abundância, proteção, renovação e boa sorte.

Além disso, por sua capacidade de purificar o ar, a zamioculca também pode contribuir para um ambiente mais positivo e harmonioso.

Como cuidar da zamioculca?

A zamioculca é outra espécie que também prefere a luz indireta. Ou seja, evite colocá-la sob exposição solar direta, pois isso pode queimar suas folhas.

Além disso, a zamioculca precisa de água regularmente, porém sem encharcamento. É uma planta que exige um cuidado bem similar ao da samambaia.

Ou seja, nada de colocar a sua zamioculca perto de aparelhos de ar-condicionado e atenção para quando suas folhas começarem a mudar de tonalidade.

Como usar zamioculca na decoração

A zamioculca pode chegar a até 50 metros de altura, mas seu uso na sala pode ser pensado para quando ela está pequena ou atinge tamanhos adequados para o espaço que você tem.

Esse tipo de planta fica bem em vasos pequenos e maiores, cestos de vime, cachepots no estilo natural. E o local onde ela deve ficar na sala fica a seu critério. Podendo ser, desde um centro de mesa, até nos cantos das paredes.

3- Jiboia

Qual o significado da planta jiboia

Para os mais espiritualizados, acredita-se que essa espécie tem um poder de proteger a casa de energias negativas, atraindo boa sorte, proteção, amor e renovação. 

Mais uma plantinha que tem tudo a ver com a sala de estar.

Como cuidar da planta jiboia

Também conhecida como hera-do-diabo, a jiboia é uma planta trepadeira de folhas verdes e amarelas nativa do continente asiático.

A jiboia é uma espécie de fácil manutenção e adaptação, que gosta de água e calor. Para mantê-la bonita e saudável, o recomendado é regá-la duas vezes por semana – aumentando essa frequência no verão e diminuindo no inverno.

Decoração com jiboia

Na sala de estar, existem inúmeras formas de incluir a jiboia na decoração. Ela pode ficar em vasos, espalhados pela casa, ou suspensa em prateleiras, estantes e cristaleiras, por exemplo, de modo a aproveitar o belo caimento que a planta oferece.

Tem também quem opte por colocar a plantinha suspensa, em cachepots, acima do sofá ou próxima da varanda.

4- Lírio da Paz

Significado do Lírio da Paz

O Lírio da Paz é uma espécie que, para algumas pessoas, possui um significado espiritual poderoso.

Há quem associe a planta a pureza, inocência e renovação espiritual. De acordo com essa perspectiva, a espécie serve como um lembrete da paz mesmo em momentos de dificuldade.

Um significado que pode ser muito bem-vindo ao nosso lar, não é mesmo?

Como cuidar do Lírio da Paz

O Lírio da Paz é mais uma espécie super fácil de cuidar e que vale a pena tê-la na sala.

Essa planta gosta de sombra, então mantenha-a longe da luz solar direta. Além disso, o Lírio da Paz precisa de solo úmido, porém não encharcado, para prosperar.

O ideal é regá-la por volta de quatro vezes por semana durante as estações mais quentes, e três vezes por semana nas estações mais frias. Lembrando que, se o solo ainda estiver úmido, não é necessária a rega.

Como usar na decoração

É possível fazer diversas combinações com o Lírio da Paz. Desde que ela esteja posicionada sem incidência direta de luz solar, as opções são inúmeras.

Você pode utilizá-la para mesclar com outras espécies, apostando nas mais diferentes cores e texturas, em vasos localizados em estantes, mesas de apoio ou prateleiras.

5- Ficus Lyrata

Significado espiritual da Ficus Lyrata

A Ficus Lyrata também é associada a alguns significados místicos e espirituais. Há quem acredite que a planta atrai prosperidade, fertilidade, abundância e boa sorte.

Bom demais, hein?

Como cuidar da Ficus Lyrata

Diferente das outras opções, a Ficus Lyrata necessita de mais luz solar, apesar de aguentar bem a meia-sombra. Nesse caso, equilíbrio é tudo. Afinal, não podemos deixar com que suas folhas queimem.

A frequência de rega da Ficus depende de vários fatores, como o tamanho da planta, o tipo de solo, a temperatura e a umidade do ambiente.

Mas, em geral, essa planta deve ser regada quando seu solo estiver seco ao toque. Sem exageros, pois isso pode apodrecer as raízes.

A Ficus exige regas mais frequentes no verão. Aproximadamente uma vez por semana.

Se você notar que as folhas da Ficus estão murchas, é sinal de que a planta está precisando de água.

No entanto, se as folhas estiverem amareladas ou com manchas, isso pode ser um sinal de excesso de água.

Fique atento!

Decoração com Ficus Lyrata

A Ficus Lyrata pode chegar a até 15 metros de altura. Ou seja, é melhor optar por essa planta em ambientes mais espaçosos, para evitar desconforto no ambiente.

Colocá-las em belos vasos de polietileno, concreto, cerâmica ou até metal – que são materiais bem resistentes – pode ser a saída para uma espécie que cresce bastante.

E, levando isso em consideração, os cantos da sala de estar podem ser o melhor espaço para alocar sua Ficus Lyrata.

Plantas para a sala e a convivência com pets

Caso você tenha pets em casa, a escolha da decoração com plantas para a sala deve ter cuidado redobrado.

Isso porque algumas espécies, como o Lírio da Paz, a Ficus Lyrata e a samambaia são tóxicas para animais de estimação e podem causar irritação na boca e no trato gastrointestinal se ingeridas.

Portanto, se você tem pets em casa, é importante manter as plantinhas fora do alcance deles ou considerar a substituição por uma planta não tóxica para garantir a segurança dos seus animais de estimação.

Se suspeitar que um animal de estimação tenha ingerido parte da planta, é aconselhável entrar em contato com um veterinário imediatamente.

Veja como uma mãe de planta deixa o seu cantinho

Para ter mais inspirações de como decorar a sua sala com plantas, veja como Flora, uma das vencedoras da promoção Sua Casa Sua Cara, ficou com o seu cantinho após as reformas.

Outros dois vencedores da promoção terão seus lares reformados com a ajuda do ZAP. E todo o processo de revitalização dos espaços pode ser acompanhado pelo perfil do @ZAP no Instagram.

No ZAP tem a casa que é a sua cara

Morar em uma casa ou um apartamento que esteja 100% de acordo com seu gosto pessoal faz toda a diferença para uma rotina mais tranquila.

Talvez você ainda não tenha encontrado o lar ideal para plantas para a sala, mas o ZAP te ajuda nesta missão!

Visite o nosso site ou baixe o nosso app, utilize filtros como faixa de preço, metro quadrado e número de quartos, vagas e banheiros, e encontre a casa ou apartamento que você precisa.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas