Como descobrir o que é valor venal do imóvel?

Imagem de casa e moedas

Você decidiu comprar um terreno ou um imóvel e não sabe por onde começar? Além de ter que buscar informação sobre a área residencial onde se encontra a sua futura aquisição, há uma parte burocrática que você não pode deixar em branco. Com esse panorama, surge uma pergunta: afinal, o que é valor venal?

É comum confundir o que é valor venal com o valor de mercado do imóvel, mas não se engane, são conceitos completamente diferentes. Com a ZAP, você tem essa e outras informações para deixar sua busca mais interessante. Visite nossa página web e conheça nossos produtos disponíveis.

O que é o valor venal?

A primeira coisa que você deve saber quando iniciar a corrida para comprar um imóvel é que o valor venal é listado, normalmente, pela prefeitura da sua cidade. Cada órgão possui critérios próprios para fazer esse cálculo, levando em conta fatores como a região do imóvel.

Outros fatores, como o preço de mercado, também são levados em consideração para o valor do metro quadrado, seja do terreno ou da área construída, se houver. Dois importantes impostos são cruciais nessa balança: o IPTU (Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e o ITBI (Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis). 

Como descobrir o valor venal

Como descobrir o valor venal do imóvel? Isso é uma das primeiras coisas que você deve fazer quando iniciar a sua pesquisa por uma casa e antes de fechar qualquer negócio, justamente porque, com esse valor, será possível ter uma noção do preço do metro quadrado da região.

A primeira forma de fazê-lo é consultando diretamente o valor venal do imóvel junto à prefeitura local, por meio da solicitação da certidão de dados cadastrais do IPTU. Em algumas cidades, também é possível realizar a consulta diretamente pela internet; o que precisa ser feito é somente acessar a página.

Esse passo é extremamente importante por duas razões: a primeira é que, assim, você pode comprovar se o imóvel está regularizado, e a segunda é verificar se há cobranças retroativas. Dessa forma, a certidão do valor venal é uma peça fundamental para o começo da sua busca.

Valor real do imóvel: o que seria?

O valor de mercado ou, valor real, é mais dinâmico e baseado em fatores como o preço dos imóveis similares à venda, principalmente na mesma zona onde é realizada a busca. Além disso, também são importantes as avaliações de corretores e o valor de compra do imóvel.

O valor comercial de mercado, portanto, é mais flexível. Por exemplo, o preço de um imóvel pode subir a partir de melhorias realizadas na zona na qual ele se encontra, como a construção ou a ampliação de uma linha de trem ou de metrô. Dessa maneira, o seu empreendimento pode oscilar de valor conforme muda o entorno. 

Calculando o valor do metro quadrado do seu imóvel

Para descobrir o valor do metro quadrado, você deve, primeiro, saber como calcular o valor venal do imóvel. A fórmula geral para chegar nesse valor é V = A x VR x I x P x TR, o que inclui as seguintes denominações:

V = valor venal do imóvel;

A = área do terreno ou edificação;

VR = valor unitário padrão residencial, com base na Planta Genérica de Valores do Município (PGV);

I = idade do imóvel;

P = posição do imóvel no logradouro;

TR = tipologia residencial ou características construtivas.

Nesse cenário, o valor venal do imóvel em que você está interessado é um cálculo que leva em conta os impostos e uma série de outros fatores. Desse modo, esse valor geralmente se remete ao preço mínimo pelo qual o seu tão sonhado apartamento deveria ser ofertado. 

Uma vez que você tenha juntado toda essa informação e os documentos sobre o imóvel, chega a hora de realizar a comparação com o valor pelo qual está à venda o imóvel desejado. Desse jeito, é possível comparar ambos valores para ter uma estimativa se estão equilibrados.

Uma forma de fazer esse balanço é pesquisar o preço de outros imóveis na área de interesse. Visite o máximo de casas ou apartamentos que puder e faça comparações buscando pontos como acessibilidade, áreas verdes, condições com edifícios e possíveis reformas que a construção teve. Comece já a sua busca!

Encontre a casa dos seus sonhos com a ZAP

A ZAP é especializada em venda, aluguel e anúncio de imóveis. Com a nossa ajuda, você saberá não apenas o que é valor venal, mas encontrará a casa dos sonhos de forma segura para iniciar uma nova jornada. Se o seu desejo é vender ou alugar, estaremos encantados em publicizar o seu imóvel.

Não pense que a ZAP apenas se preocupa com a parte burocrática. Além de explicar o que é valor venal, a ZAP também dá dicas de decoração para quem busca informações sobre reformas, paisagismo e arquitetura. Você pode encontrar, ainda, pequenas tips sobre organização, limpeza e muito mais na nossa seção dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais vistos

Mais lidas