Zap Móveis

Dicas para ter um gramado verde durante o ano inteiro

Spread the love

Especialistas dão dicas de como deixar o gramado bonito (Foto: Divulgação)

Cada estação do ano tem uma característica própria e a primavera talvez seja a época mais bucólica do ano, com as suas flores. A marca desse período, que vai até 21 de dezembro, entretanto, não é completa se não vier acompanhada por um belo jardim. Os cuidados para mantê-lo bonito e saudável, segundo os especialistas, são intensificados nesse período e durante o verão. Saber quais são essas dicas é essencial para que, durante todo o ano, não apenas o gramado do vizinho seja o mais verde.

A paisagista e engenheira agrônoma Daniela Infante considera como crucial manter o ambiente sem folhas secas.

“É muito importante essa precaução, pois o acúmulo de folhagens pode atrair fungos e deixar o gramado doente. Para isso, é necessário cuidar da poda e limpeza correta desse espaço. Cada tipo tem uma altura ideal específica. O mais comum, o esmeralda, precisa ter três centímetros de altura, por exemplo.”

A poda correta também é destacada pela paisagista Cíntia Gasperi como um elemento importante para a saúde desse espaço:

“O bom senso tem que prevalecer nesse momento. Aparar com muita frequência enfraquece o gramado, que fica suscetível a pragas e outras doenças. Porém, deixá-lo muito grande também o deixa fraco e com aspecto de queimado e falhado.”

Uma atitude considerada correta para algumas pessoas também pode fazer mal ao ambiente, é o que garante Vâner Silva, especialista em tratamento e nutrição de plantas:
Folhas secas podem atrarir fungos e deixar o gramado doente/Foto divulgação

“Utilizar o esterco como adubo é um erro normalmente praticado, mas ele pode contaminar o espaço com ervas daninhas. A adubação correta deve ser a química ou a orgânica.”

Os principais nutrientes que precisam integrar o “alimento” do solo são, segundo Silva, o nitrogênio e o potássio, ambos para um crescimento saudável; e, caso o gramado esteja muito desnivelado, o fósforo.

O sol e a água também são considerados elementos importantes.

“A iluminação e a rega corretas vão deixar o jardim sempre bonito, como todos desejam”, declara a paisagista Anna Luiza Rothier.

O horário da irrigação é de suma importância no processo.

“Irrigar o gramado nas horas mais frescas do dia, durante a manhã ou a tarde, e não molhá-lo em excesso também colabora para que não se proliferem fungos. A frequência correta varia conforme a localização da grama: na sombra, uma vez por semana; no sol, duas vezes”, explica Silva.

Daniela acrescenta que o tipo do solo também interessa para esse momento: o arenoso retém menos água, enquanto o argiloso armazena muito mais líquido. A profissional alerta, ainda, para uma informação importante:

“Se o gramado estiver doente é preciso que acione um engenheiro agrônomo. Apenas substâncias naturais não são suficientes para sará-lo. Será preciso o uso de agrotóxicos, que para ser utilizado além de cuidados no manuseio, é necessário que se tenha licença.”

LEIA MAIS:

Simples, barato e charmoso: o cimento queimado pode ser usado em qualquer ambiente

Famílias gastam até 20% do valor do imóvel para mobilizar a casa

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas