Zap Móveis

Mostra Artefacto reúne projetos em que o chique é ser aconchegante

Spread the love

(Foto:)

A sala de estar e jantar foi projetada pela arquiteta Ana Lúcia Jucá (Créditos: Simone Marinho)

Muita madeira, materiais rústicos – presentes em acessórios e revestimentos – e cores neutras. A Mostra Artefacto Beach & Country, que começa na próxima quinta, prega o jeito descontraído de viver em 32 ambientes montados no CasaShopping. O estilo é aconchegante, mas com detalhes que preservam um certo ar sofisticado.

Em 90 metros quadrados, a arquiteta Ana Lúcia Jucá projetou uma sala de estar e jantar que preza pela simetria dos móveis, acessórios e luminárias – os pendentes e arandelas foram criados pela designer Luciana Martins exclusivamente para o espaço. Livres de qualquer adono, as paredes ganharam textura marmorizada e, como numa galeria de arte, deixam para os quadros, de cores fortes, a função de dar aquele toque especial.

“A ideia é mostrar que é possível explorar as cores dentro de um espaço neutro e leve. Gosto de ambientes claros, mas aconchegantes. E as plantas, por exemplo, ajudam a humanizar esse “salão”, fazendo com que se torne agradável aos olhos”, avalia Ana Lúcia.

Idealizado pela arquiteta Miriane Flores, o camarim é um espaço dedicado à atriz Regina Restelli. O papel de parede, rosa metalizado, e o piso, coberto por um tapete berinjela, ajudam a compor o clima de glamour. Os destaques são a tradicional penteadeira com espelho iluminado e um banco que ganhou, como encosto, uma suntuosa cabeceira de cama seda prata. Uma curiosidade: todos os acessórios que compõem o cômodo – de fotos a figurinos e objetos – são da própria homenageada, que já foi conhecida como a “Madonna brasileira”.

“O fundo do armário é revestido de porcelanato incrustado de cristais Swarovski“, conta Miriane. “Meu objetivo é mostrar ao público que é possível fazer da sua casa a realidade de seus próprios sonhos.”

As designers de interiores Angela Barquete e Cris Dornelles, por sua vez, se inspiraram no papel para escolher os elementos que compõem a biblioteca da mostra. No lugar de plantas, a dupla optou por usar origamis em forma de flores que, segundo elas, dão mais suavidade ao ambiente por conta de suas dobraduras e relevos delicados. Cerca de 250 livros encapados com papel reciclado estão distribuídos em oito estantes de madeira. E uma luminária, em especial, chama a atenção:

“Nela, a designer Mônica Cohen aplicou, um a um, negativos de fotos e radiografias, que fazem as vezes de imensas lantejoulas. Com a luz acesa, o efeito é muito interessante”, conta Angela, que escolheu apenas tons suaves para criar um ambiente propício à leitura, com direito a muitos pufes e poltronas.

Inspirado nas casas do balneário americano de Hamptons, o loft de verão do arquiteto Adriano Amado, por sua vez, é uma mistura – bem dosada – de materiais de estilos diversos. A decoração reúne ornamentos marítimos, louças azuis, barcos e flores. O azul está presente em pontos-chaves, como no revestimento do sofá, nas almofadas e paredes. A arquitetura, de linhas retas e simples, foi executada em madeira, mármore travertino e materiais naturais.

O camarim, criado pela arquiteta Miriane Flores, foi inspirado numa atriz

O camarim, criado pela arquiteta Miriane Flores, foi inspirado numa atriz

“O espaço mistura a sofisticação do clássico e o despojamento de um refúgio. Os tons de bege natural e cru, além do blue jeans e do blue navy, ajudam a valorizar a claridade do ambiente. Além disso, optei por usar lançamentos da marca Beach & Country, que valorizam o estilo clássico para o design de praia e campo”, destaca Amado.

A mostra pode ser visitada de terça a sábado, das 10h às 22h; segundas, das 12h às 22h; e domingos, das 15h às 21h. Entrada franca.

LEIA MAIS:

Ousadia na mistura das estampas

Arquitetos criam casa lúdica e inspirada nas cores do arco-íris

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas