Zap Móveis

Tenha na sua casa um bom espaço de lazer para a família

Spread the love

No segundo nível, ficam a piscina e a edícula, usada como salão de jogos, lounge e espaço gourmet (Fotos: Divulgação)

No segundo nível, ficam a piscina e a edícula, usada como salão de jogos, lounge e espaço gourmet (Fotos: Divulgação)

O acentuado aclive do terreno nos fundos da casa, num condomínio no Morumbi, era uma dor de cabeça para a proprietária. Ela queria fazer da área, com cerca de 300 m², um bom espaço de lazer para a família, mas, cada vez que pensava em começar uma obra, surgia um problema e os planos eram adiados. Foi assim por um bom tempo até que resolveu pedir um projeto para o arquiteto e paisagista Marcelo Faisal. E gostou do que lhe foi apresentado: um jardim com patamares, de linhas retas, piscina e uma edícula que servisse como sala de jogos, lounge nas noites de festas e espaço gourmet. 

O primeiro passo, segundo o paisagista, foi fatiar o terreno, criando muros de contenção revestidos de canjiquinha e escadas laterais. O primeiro plano fica no nível da varanda da casa; no segundo estão a piscina e a edícula, e, nos fundos, a encosta coberta de vegetação. Faisal não usou grande número de espécies, mas todas estão distribuídas de maneira a acentuar a forma geometricamente organizada do jardim.

O destaque do projeto ficou por conta das chamadas “mesas verdes”, espécies de caixotes retangulares de buxo topiado, cuja função vai além da escultural – em dias de festas, com tampos de vidro ou acrílico, servem de apoio para copos e velas, criando um efeito surpreendente com a água da piscina, a vegetação, o piso claro e as pisadas de pedra São Tomé entremeadas de grama preta. “Contrariei o conceito de buxinho bola”, diz Faisal.

No nível da varanda, de onde se deslumbra todo o jardim, três dessas mesas verdes foram simetricamente plantadas entre pedriscos delineados por grama preta. Sobre eles, já no patamar da piscina, uma bordadura de mini-ixoras, com dinheiro-em-penca como forração, foi feita propositalmente para não tirar a profundidade do jardim. Um pândanus atua como sinalizador nessa área e duas cicas complementam a linha das palmeiras abaixo. À direita, bambus-mossô dão o toque oriental. A cerca-viva de thumbergia com flores azuis arroxeadas garantem a cor desse jardim.

“Procurei tirar partido do que era um problema, o nítido desnível do terreno, que acabou ajudando a composição do trabalho. Da varanda, se vislumbra o jardim por inteiro e as espécies foram distribuídas de maneira estudada para manter o conceito que pensei”, explica Faisal. 

Vista do jardim criado em três planos por causa do desnível do terreno

Vista do jardim criado em três planos por causa do desnível do terreno

DIAS DE FESTA – O paisagista se orgulha do jardim da piscina (que também é de linhas retas), que tem vista panorâmica para a edícula. “Essa foi uma grande sacada. Como a família tem jovens e é muito festeira, fiz uma construção com dois espaços independentes e ao mesmo integrados. Dá para jogar bilhar, descansar nos sofás e promover almoços, já que há uma cozinha gourmet. Nos dias de festa, é só afastar a mesa de jogo que se abre o espaço para dançar. Eles também se reúnem lá quando o tempo não ajuda.”

As laterais do jardim não ficaram de fora do projeto paisagístico. As pisadas de pedra São Tomé entre a grama preta permitem a circulação para eventuais acessos ou durante os trabalhos de manutenção. Nas paredes do lado direito, Faisal instalou ripsalis em placas de fibra de coco. Do lado esquerdo, em toda volta, a cerca- viva de thumbergia, que se enche de flores durante boa parte do ano. 

O paisagista economizou no mobiliário do espaço. Além das espreguiçadeiras em volta da piscina, mesas e cadeiras na varanda no limite com o primeiro plano do jardim.

Quer saber mais? Siga o ZAP no Twitter

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas