Zap Móveis

Dedetização: saiba como preparar a casa para fazer o serviço

Spread the love

Se você não quer encontrar baratas em casa, não esqueça de fazer a dedetização, pelo menos uma vez por ano. Esses e outros insetos, como formigas e traças, costumam se esconder em móveis, principalmente da cozinha, por causa da umidade e restos de alimentos. Depois de instalados, se reproduzem facilmente e fica difícil controlá-los.

Leia também

+ Aprenda como fazer a limpeza de chuveiros e duchas manuais

+ Como fazer a limpeza correta dos móveis e quais produtos usar

+ Saiba como fazer corretamente a limpeza de tapetes

Mas atenção: tenha cuidado com venenos. O ideal é contratar um serviço especializado. O biólogo Denis Ramos Rodrigues, responsável técnico na empresa Santista Ambiental, especializada de dedetização e sanitização de ambientes, explica que existem dois tipos de produtos usados no mercado: os de suspensão concentrada (SC) e os de concentrado emulsionado (CE).

Os SC são os mais seguros e modernos para dedetização. Misturados com água, deixam baixo odor nos ambientes. Já os produtos CE, usam solvente na composição, têm cheiro forte e toxicidade maior. Embora mais baratos, devem ser usados com muita cautela. 

Para fazer uma dedetização segura, o ideal é contratar o serviço de uma empresa especializada
Para fazer uma dedetização segura, o ideal é contratar o serviço de uma empresa especializada

Veja o que é necessário fazer 

Antes da dedetização, a recomendação é limpar o ambiente e afastar os móveis dos cantos das paredes. “Não é necessário guardar comidas ou plantas, desde que se use um produto SC e seja feita com pulverização. Também não é preciso nenhum cuidado com móveis. O tratamento é na parede, piso e ralos”, diz Rodrigues, explicando que a dedetização pode ser complementada com iscas em gel nos armários da cozinha e banheiros. 

“A recomendação é ficar fora do ambiente por duas horas, caso a pessoa tenha algum tipo de

alergia. Se não tiver, um uma hora é suficiente. Já os animais domésticos precisam sair por duas horas”, detalha. 

É recomendável fazer uma limpeza na casa antes da dedetização
É recomendável fazer uma limpeza na casa antes da dedetização

Para uso de produtos CE, o indicado é ficar 48 horas fora do local, sejam pessoas ou animais. O cuidado na aplicação também precisa ser redobrado, porque eles podem manchar móveis.  

O ideal é dedetizar a cada seis meses. O preço médio para um apartamento de 80 metros quadrados fica entre R$ 250 e R$ 300, com o uso dos melhores inseticidas. A dedetização é feita em todos os cômodos, com uma altura de até 20 centímetros do chão para as paredes, além de todos os ralos. O serviço é feito, em média, em 1 hora.  

Leia mais

+ Qual a posição ideal do modem em casa para distribuir o sinal

+Aprenda a decorar uma cozinha conectada à copa

+Saiba como escolher bares e adegas para casa

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas