Zap Móveis

Como limpar caixa d’água? Aprenda 9 passos simples

como limpar caixa d'água
Spread the love

Você já se perguntou como está a qualidade da água na sua casa? Não é algo em que pensamos com frequência, mas faz toda a diferença em relação à sua saúde e ao seu bem-estar. Caso você não saiba como limpar caixa d’água, não se preocupe: o ZAP ensina!

Mesmo que a caixa armazene água já tratada, é fundamental realizar a manutenção periódica. A lavagem de caixa d’água evita o acúmulo de resíduos trazidos das tubulações externas que atravessam a sua cidade.

Esses resíduos ficam acumulados no fundo do reservatório, causando o entupimento do encanamento e a proliferação de bactérias. A contaminação da água pode causar doenças como leptospirose e hepatite, que são altamente perigosas, por isso vamos ajudar você a se proteger. Para isso, continue lendo e entenda como limpar caixa d’água de maneira prática.

Com que frequência é preciso lavar a caixa d’água?

De acordo com algumas companhias de saneamento básico, é recomendado realizar a higienização de caixa d’água a cada seis meses no mínimo. Em períodos de muita chuva, a lavagem precisa ocorrer com maior frequência. 

Caso você resida em um condomínio, verifique com o síndico se a limpeza tem sido feita no período indicado. Nestes locais, geralmente, a manutenção é realizada por empresas especializadas.

Qual é o reservatório de água mais indicado? 

como limpar caixa d'água

Com vários tipos de caixas d’água disponíveis no mercado, fica um pouco difícil saber qual é o ideal para o armazenamento. Você sabe quais são os mais comuns? Confira a seguir. 

Caixa d’água de polietileno 

O polietileno é um material de alta durabilidade, feito com polímeros que oferecem bastante resistência ao longo do uso. Limpar caixa d’água desse tipo é muito fácil e, graças à leveza, ele é fácil de instalar e transportar. 

Uma qualidade muito boa desse material é a resistência aos raios ultravioleta, diminuindo a presença de luz e algas na água. É muito indicado para casos em que não há necessidade de alta capacidade de armazenamento.

Caixa d’água de fibra de vidro 

Em casos que há necessidade de um armazenamento maior, o material de fibra de vidro é bastante recomendado, pois caixas desse tipo costumam alcançar até 25 mil litros de água. Porém, ele é pouco resistente ao desgaste do tempo, podendo ocorrer furos na superfície. 

Por isso, é muito importante  ter um cuidado maior com esse material, para evitar problemas. A limpeza deve ser sempre acompanhada de um produto para limpar caixa d’água, sendo a água sanitária o mais recomendado. Não aplique outros produtos, pois eles podem danificar o reservatório. 

Como limpar a caixa d’água? 

Agora que você já sabe quais são os materiais mais comuns dos reservatórios, é hora de aprender como limpar caixa d’água de uma maneira bem fácil. A seguir, confira 9 passos simples para limpeza de caixa d’água. 

1 – Prepare os equipamentos

  • Balde;
  • Panos limpos;
  • Água sanitária;
  • Escova de nylon;
  • Luvas de borracha.

2 – Bloqueie o fornecimento

Feche o seu registro, interrompendo o fornecimento de água que vem da companhia de saneamento. Em casos de residências em que a caixa é dividida entre mais de um morador, avise-os sobre a limpeza que será realizada. 

3 – Mantenha a caixa d’água vazia

Um ponto importante: faça o máximo para utilizar o restante de água que ficou armazenada. Isso contribui para um bom aproveitamento e evita o desperdício, afinal é sempre importante cuidar desse bem precioso. O ideal é que permaneça um palmo de água no reservatório. 

4 – Feche a saída de água para os encanamentos

Interrompa a saída de água tapando-a com algum objeto ou pano a fim de evitar que o material de limpeza desça pelas tubulações da residência. Em seguida, coloque as luvas para iniciar o passo seguinte.

5 – Chegou a hora da limpeza

Após os primeiros passos, coloque água sanitária sobre a escova de nylon, esfregue o fundo e as paredes do reservatório. Continue assim até perceber que a aplicação do produto já é suficiente. Apenas a água sanitária basta, não use detergente nem sabão. 

6 – Seque a caixa d’água

Com um balde e água limpa, passe um pano úmido dentro do reservatório até retirar e secar todo o produto de limpeza. Assim que não houver mais nenhum resquício, inicie o próximo passo. 

 7 – Encha a caixa d’água novamente

Faça a abertura do registro para liberar o armazenamento de água vinda da companhia de saneamento ou retire a boia até ela finalizar todo o processo de enchimento. Mantenha a saída de água tampada para os canos da casa. 

8 – Despeje mais água sanitária

Com o reservatório cheio novamente, aplique mais 2 L de água sanitária para cada 1000 L de água e espere duas horas com a saída de água ainda tampada. Em seguida, feche novamente o registro e libere a saída, deixando a água descer pela tubulação. Não consuma essa água. 

9 – Volte a encher a caixa d’água

Após concluir o passo anterior, abra seu registro e deixe que o reservatório encha novamente por completo. Por fim, coloque a tampa da caixa d’água e certifique-se de que ela está bem ajustada, para evitar a propagação do mosquito da dengue e a entrada de sujeiras.

Confira mais dicas no blog do ZAP Imóveis

É muito importante cuidar da nossa saúde com essas dicas, não é mesmo? Agora que você já sabe como limpar caixa d’água de uma maneira bem simples e prática, que tal conferir nossos outros conteúdos? Acompanhe nossas publicações e confira mais dicas como esta!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas