Zap Móveis

Como prevenir a dengue? Confira os principais cuidados

Spread the love

Saber como prevenir a dengue é importante diante do aumento de casos da doença no país.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, os casos da dengue aumentaram 170% no país apenas no começo de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado.

Por isso, todo cuidado é crucial no combate ao mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Então, não ignore as medidas de como evitar a dengue. 

Pensando nisso, o Blog do ZAP separou as melhores dicas de como prevenir a dengue dentro e fora de casa. Saiba mais!

Confira os principais cuidados de como prevenir a dengue

As melhores maneiras de como podemos prevenir a dengue é a adoção de práticas para reduzir a infestação do mosquito transmissor da doença. 

Não estar atento a essas medidas pode ser um erro que aumenta as chances de como a dengue é transmitida.

Portanto, é importante eliminar sempre que possível focos de dengue, isto é, lugares no qual o mosquito consegue deixar ovos e se reproduzir.

Veja as medidas de como evitar a dengue:

Verifique o acúmulo de água: não deixe água parada em pneus, garrafas pets, vasos de plantas e outros objetos;

– Armazene garrafas e latas de cabeça para baixo para evitar água parada. Essa é uma medida crucial de como prevenir a dengue no quintal;

Verifique as calhas de sua residência: remova folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água;

Atente-se às piscinas, que devem ter tratamento de água com cloro sempre na quantidade recomendada e não devem ser cobertas para evitar infestação do mosquito;

Mantenha a caixa d’água bem fechada e realize sua limpeza regularmente;

Troque frequentemente o pote de água de animais de estimação.

Além disso, existem outras medidas importantes de como prevenir a dengue, como o uso de repelentes.

O uso de repelentes na prevenção da dengue

De acordo com o Ministério da Saúde, os repelentes de uso tópico devem ser aplicados nas áreas expostas do corpo e por cima da roupa e a reaplicação deve ser realizada de acordo com a indicação de cada fabricante.

Outra prática importante de como prevenir a dengue é o uso de roupas que cubram melhor algumas áreas do corpo, como blusas de manga comprida e calças compridas.

Aderir a mosquiteiros e telas de proteção também são ações eficientes em como evitar a dengue.

Vale mencionar, ainda, que uma dica de ouro no combate à dengue é fazer uma armadilha ecológica para os mosquitos.

 Sem componentes químicos que prejudicam o meio ambiente, a técnica é eficaz para matar os insetos causadores da doença.

Saiba mais: Aprenda a fazer uma armadilha ecológica para os mosquitos

Plantas repelentes ajudam no combate a dengue

Mais uma maneira de como prevenir a dengue é aderir a plantas repelentes, que são naturais e ajudam a impedir picadas de mosquito.

Assim, você combate a doença e ainda pode garantir uma decoração bonita e charmosa para o ambiente.

De acordo com especialistas, as plantas aromáticas cumprem o papel de repelente pois possuem óleos essenciais que, na natureza, têm o papel de afastar o ataque de pragas. Algumas opções são:

  • Arruda;
  • Jasmin;
  • Lavanda;
  • Citronela;
  • Alecrim:
  • Capim-limão;
  • Boldo;
  • Manjericão;
  • Poejo;
  • Hortelã;
  • Erva-cidreira.


Saiba mais:
Conheça plantas repelentes que ajudam prevenir insetos em casa

Qual exame detecta a dengue?

Por ser uma doença infecciosa febril aguda, a dengue requer um diagnóstico correto para que os cuidados e tratamentos sejam realizados de maneira adequada. 

Com isso, você deve estar se perguntando qual exame detecta a dengue. Basicamente, o teste de dengue pode ser feito de 3 formas:

  • Teste RT-PCR: Capaz de detectar o vírus da doença ainda em seu estágio inicial, esse teste de dengue identifica o material genético do vírus no sangue do paciente e qual dos sorotipos está causando a infecção. É indicado para ser realizado até o 5º dia de sintomas da doença
  • Teste de antígeno NS1: Esse tipo de teste de dengue acusa a presença do antígeno NS1, uma proteína produzida pelo vírus da dengue durante a fase aguda da infecção. O teste rápido e deve ser realizado na fase inicial da doença, entre o 3º e 5º dia de sintomas
  • Teste de sorologia: Esse exame detecta os anticorpos produzidos pelo sistema imunológico do paciente em resposta à infecção viral. É recomendado que seja feito após o 6º dia de sintomas da doença.


Diante disso, cada teste de dengue é empregado em momentos diferentes da doença e um médico deve indicar qual o melhor exame a ser feito.

Cabe mencionar ainda que a vacina da dengue é muito importante para reduzir o risco de infecção sintomática, hospitalizações e da morbimortalidade pela doença. O Ministério da Saúde já iniciou a distribuição de vacinas contra a dengue para diversos municípios do país.

Quais os sintomas da dengue, chikungunya e zika vírus?

Agora que você já sabe como prevenir a dengue, é interessante entender quais os sintomas da dengue, chikungunya e zika vírus.

Em um primeiro momento, os sintomas das 3 doenças podem ser parecidos. Entenda: 

Dengue:

Um dos primeiros sintomas a aparecer é a febre alta (39º a 40º). Geralmente dura de 2 a 7 dias. Além disso, dores de cabeça, no corpo e nas articulações.

Fraqueza, dor atrás dos olhos, coceira, perda de peso, náuseas e vômitos. Em casos mais graves, pode causar sangramento da mucosa e aparecimento de manchas vermelhas na pele. 

Uma dúvida comum entre as pessoas é se a dengue passa de uma pessoa para a outra. A resposta é não, o vírus da dengue não é transmissível de diretamente de uma pessoa para outra.

Chikungunya:

Dentre os sintomas da doença estão febre alta, dores intensas nas articulações dos pés e das mãos, dedos, tornozelos e pulsos, além de manchas vermelhas na pele.

Dores de cabeça e nos músculos não estão descartadas. Se a pessoa for infectada uma vez, ela ficará imune pelo resto da vida. 

Zika Vírus:

O zika vírus causa dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos, similar à conjuntivite.

Além disso, pode aparecer inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômito. Geralmente os sintomas desaparecem espontaneamente, após 3 a 7 dias.

Diante disso, especialistas recomendam que todas as pessoas com suspeita de dengue, chikungunya ou zika vírus busquem ajuda médica, já que existem riscos de evolução grave das doenças.

Você sabe como denunciar focos de dengue?

Tão importante quanto seguir as dicas de como prevenir a dengue, é denunciar focos de dengue. E sim, existe telefone para denunciar foco de dengue de acordo com cada localidade. 

Se você ver lugares ou situações propícias ao desenvolvimento de focos do mosquito, entre em contato com o canal de atendimento da prefeitura de sua cidade. Por exemplo:

  • Rio de Janeiro: Para denunciar foco de dengue no Rio de Janeiro, ligue para a Central de Atendimento da Prefeitura no telefone 1746.
  • São Paulo: É possível denunciar foco de dengue em São Paulo através do Disque 156 e pelo Portal 156.

Siga as dicas do ZAP para cuidados com o lar!

Além de informar como evitar a dengue, o blog do ZAP possui vários outros conteúdos com dicas incríveis sobre casa, decoração, organização, limpeza e outros cuidados para melhorar e preservar seu lar.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas