Zap Móveis

Veja como deixar a cozinha planejada ainda mais prática

Spread the love

Muitos sonham com a cozinha planejada, pois ajuda na praticidade do dia a dia e deixa o ambiente com o jeito do morador. Mas existem pequenos detalhes que necessitam de atenção para que haja funcionalidade e organização neste cômodo.

cozinha-planejada-2

Posicione a pia, geladeira e fogão de um modo que não seja necessário passar na frente dos equipamentos ao mesmo tempo. (Fotos: Shutterstock)

+ Veja como preservar o sofá de couro

+ Deixe sua casa cheirosa com aromatizantes. Saiba como fazer

A melhor forma de organizar a cozinha é formando um layout de triângulo, colocando em cada uma das pontas a geladeira, a pia e o fogão. Mas por que isso afinal? Para formar um triângulo de trabalho, garantir mais conforto nesta área e deixar tudo a mão, principalmente se a distância total entre as linhas imaginárias da ligação da pia, geladeira e fogão não ultrapassarem seis metros.

Se isso não for possível, organize a cozinha deixando fogão e geladeira nas pontas e a pia entre elas, numa linha só.  Isso evita a proximidade do quente com o frio e permite poder acessar um equipamento sem ter que passar na frente do outro.

cozinha-planejada

Os móveis planejados são uma ótima opção para aproveitar cada espaço da cozinha

Pensando nos Móveis planejados

Os móveis planejados têm dimensões e padrões regulares. Se for optar por eles, lembre-se que eles têm alturas padrões que variam de empresa para empresa. Isso significa que se o móvel for modulado de 5 em 5cm, por exemplo, você vai ter que deixar uma medida múltipla de 5cm entre a pia e a base de alvenaria para que ele caiba certinho!

Móveis de marcenaria

Estes são feitos sob medida, isso significa que você pode (e deve) aproveitar aquele cantinho pequeno ou levar o móvel até o alto no teto. Dá para pensar em cada detalhe.

cozinha-planejada-4

Armários, prateleiras e nichos auxiliam o trabalho na cozinha

Olho nos eletrodomésticos

É importante consultar o manual do eletrodoméstico, já que além das medidas do equipamento é comum ter recomendação de espaços em volta deles para ventilação quando estão em nichos ou embutidos. Por exemplo, cooktops têm que ter uma distância  mínima abaixo da bancada que permita um vão livre para ventilação e isso varia de acordo com cada modelo.

Acessórios que ajudam

O jeito de organizar melhor a cozinha é pensar em como eles serão usados diariamente. Manter os armários organizados não é fácil, mas alguns acessórios e utensílios podem ajudar.

Então, é necessário pensar na disposição dos utensílios, nas gavetas, nos nichos, nas portas e nas prateleiras.

Você pode optar por prateleiras de altura regulável e prateleiras estreitas, além de ganchos que vão organizar aquele espaço pequeno.

Os porta-temperos, porta-toalhas, os gavetões para panelas, as divisórias para talheres e até porta-pratos para gavetas (sim, eles existem!) ajudam a organizar melhor os armários.

cozinha-planejada-3

Divisórias e suportes internos ajudam na organização e otimização de espaço

As tomadas

Coloque um bom número de  tomadas nas áreas de trabalho. Faça uma lista com os eletrodomésticos e os eletrônicos que ficarão no ambiente e determine onde eles vão ficar. Se não tiver tomada ou se a altura estiver errada  corrija antes de instalar aquele revestimento lindo que escolheu!

Olhe no manual em qual a posição que a tomada deve ficar. Principalmente, quando for embutido, pois às vezes a tomada tem que estar fora do nicho!

Não se esqueça das tomadas  específicas de alguns eletrodomésticos que exigem circuitos separados. E lembre-se que há opções de diâmetros diferentes para tomadas e que alguns aparelhos só se encaixam nas maiores (20 amperes).

Fuja de erros comuns

– Colocar uma tomada sobre a pia e ter de cortar parte do frontão (aquele acabamento de granito encostado na parede  em cima da pia). Para não errar, calcule a altura da tomada para que fique acima do frontão ou faça um frontão mais alto para que a tomada fique dentro dele.

– Colocar uma tomada baixa e depois ter que usar uma extensão ou fazer furos nos móveis para subir a tomada. Por exemplo, para o micro-ondas, instale  a tomada na altura do nicho ou da prateleira que você pretende colocá-lo.

– Não deixar espaço suficiente nos móveis, para instalar fornos de embutir ou cooktops, por exemplo. Às vezes, a bancada de granito não tem profundidade suficiente para esses eletrodomésticos.

* site parceiro do ZAP  (www.100pepinos.com.br)

+ Veja como utilizar o tablado para criar ambientes diferentes em casa

+ Entenda as diferenças entre banheira e ofurô e escolha o que é ideal para sua casa

+ Decoração de apartamento pequeno: veja como solucionar a falta de espaço

+Acerte na compra do material de construção

+ Acabamentos de parede diferenciados dão personalidade aos ambientes

+ Entenda o que mudou com o novo padrão de três pinos para tomadas

+ Veja as vantagens de usar gesso na decoração

+ Mobiliar a casa nova exige planejamento e pesquisa

+ Lustre para sua casa. Conheça os tipos para cada ambiente

+ Veja mesas de jantar ideais para a sua casa

+ Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Informe seu nome e e-mail no espaço para comentários desta matéria. Os dados não serão publicados nessa página

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas