Zap Móveis

Aprenda como limpar sofá de couro de forma simples

como conservar sofá de couro
Spread the love

Os sofás de couro continuam em alta na decoração, porque deixam o ambiente mais sofisticado e confortável. No entanto, muita gente ainda tem algumas dúvidas sobre como limpar o sofá de couro.

O principal ponto é prestar atenção nos cuidados com o sofá de couro necessários no dia a dia. Também é importante buscar opções de limpeza desde as mais básicas até as mais específicas e elaboradas.

Se quiser apostar neste item para decorar sua casa ou seu apartamento, neste artigo, confira algumas dicas que vão ajudar você a entender como limpar sofá de couro da melhor maneira.

Como conservar o sofá de couro?

como conservar sofá de couro

Fazer a hidratação do material é o primeiro item na lista sobre como limpar sofá de couro. É recomendado que esse processo ocorra a cada três meses. Com ele, o móvel tem menos chance de apresentar trincas, descamações e rachaduras, além de ficar mais brilhante e macio.

Para hidratar o sofá de couro, basta aplicar uma cera de silicone e um condicionador para couro nele. Para isso, é preciso estar em um local bem ventilado, com as mãos e o rosto protegidos por luvas e máscaras.

Outro cuidado que ajuda a prolongar a vida útil do móvel é mantê-lo fora do alcance da luz solar. Isso evita queimaduras, rachaduras e mudanças na cor original. Então, nossa dica é afastar o móvel das janelas.

Caso o local onde fique o sofá tenha sol e não exista outro espaço para posicioná-lo, não deixe a decoração confortável do ambiente de lado. O ideal é colocar sempre um pano sobre ele nos horários em que os raios solares ficam mais fortes. Além das tradicionais capas, é possível usar mantas, que deixam o móvel protegido e aconchegante.

É preciso impermeabilizar o sofá de couro?

Outra dúvida comum sobre como limpar o sofá de couro é a necessidade de impermeabilizá-lo. Afinal, esse processo ajuda a preservar o móvel em boas condições por mais tempo. No entanto, uma das vantagens do couro é ser um material naturalmente impermeável, ou seja, não é preciso gastar com isso.

Como fazer a limpeza básica do sofá de couro?

Agora que você já sabe como conservar, vamos às dicas sobre como limpar o sofá de couro. O primeiro passo para uma higienização básica e cotidiana é passar uma escovinha por todo o móvel, incluindo o estofado e o espaço entre as almofadas.

Depois, remova algumas sujeiras maiores com o aspirador de pó. Nesse momento, tome bastante cuidado para não arranhar o couro do sofá, pois isso pode causar danos irreparáveis. Logo em seguida, é só passar um pano macio, seco e limpo na superfície do móvel.

Limpeza diferente de acordo com o sofá

O método de higienização pode mudar de acordo com o material ou a cor do item. Assim, as dicas sobre como limpar sofá de couro preto são diferentes quando se trata de um móvel marrom e outros.

Como existem muitas variações, não há apenas um produto para limpar sofá de couro que sirva para qualquer tipo. Então, é preciso usar os certos para cada situação. Veja algumas dicas a seguir!

Sofá de couro liso

Para limpar o sofá de couro liso, o uso moderado de água e sabão ajuda a remover sujeiras e manchas grudadas. Basta esfregar o sofá com cuidado, utilizando um pano umedecido com sabão neutro, corporal e hidratante, sem perfume.

Outra opção é umedecer o pano com uma solução de álcool, vinagre e água, para remover micro-organismos como fungos, bactérias e ácaros. Por fim, é só tirar o sabão e os produtos usados no couro com a ajuda de um pano umedecido apenas com água.

Sofá de couro anilinado

Já os couros anilinados são produzidos em nobuque, couro cru ou camurça. Eles geralmente absorvem mais líquidos e resíduos, porque são feitos desses materiais com uma textura aveludada e tingidos com tinta solúvel em água e álcool.

Por isso, o uso de água e sabão pode provocar manchas nesse tipo de material. Para evitar que isso aconteça e manter a durabilidade do seu sofá, a limpeza deve ser feita com uma escova macia e seca para tirar o excesso de sujeira da superfície, aspirando os resíduos sólidos e a poeira.

Em caso de manchas, o passo seguinte é passar levemente um pano com álcool e água, até removê-las, e deixar secar naturalmente. Assim, seu sofá estará limpo e livre de manchas.

Procura o imóvel dos seus sonhos? No ZAP, tem!

Agora que você já sabe como limpar o sofá de couro e mantê-lo conservado, que tal encontrar seu próximo lar? Veja apartamentos, casas, flats, studios e coberturas, e descubra qual é a melhor alternativa para você.

Com a ajuda do ZAP Imóveis, você pesquisa a residência ideal para suas necessidades, em poucos cliques e de forma descomplicada, com os filtros de localização, valor, tamanho e quantidade de cômodos. Também confira os anúncios com a possibilidade de tour virtual e faça uma pré-avaliação do imóvel sem sair de casa.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas