Zap Móveis

Roupas de cama: como fazer a lavagem certa de lençóis, cobertores e edredons

Spread the love

Deitar em uma cama limpa e confortável pode ser um pequeno prazer ao final de um dia cansativo e a roupa de cama faz a diferença. Para isso, é preciso atenção não apenas na hora de escolher o jogo de lençóis, cobertores e edredons que será comprado, mas também quando for lavar as peças. Um processo que vai além de jogar tudo na máquina de lavar roupa. Alguns cuidados podem garantir uma maior durabilidade das peças e também uma noite de sono melhor.

Leia também

+ Siga o passo a passo para a limpeza correta do guarda-roupa

+ Dedetização: saiba como preparar a casa para fazer o serviço

+ Aprenda como fazer a limpeza de chuveiros e duchas manuais

Uma boa noite de sono costuma durar oito horas, o que significa o contato da pele e de um possível suor diretamente na roupa de cama durante esse período de tempo. Por isso, o primeiro cuidado diz respeito à frequência da lavagem da roupa de cama. “Comumente a lavagem de lençóis e fronhas é feita uma vez por semana”, explica Lucy Karla Mizael, personal organizer, facilitadora doméstica e proprietária do site Dicas da Lucy, onde dá dicas de organização. Cobertores e edredons não exigem a lavagem com tanta frequência, podendo ser lavados a cada três meses ou seis meses, a depender se o uso é diário ou só no período mais frio.

As roupas de cama são comumente lavadas uma vez por semana
As roupas de cama são comumente lavadas uma vez por semana

Existe uma forma correta de fazer a lavagem, levando em consideração o tipo e a cor. “Toda roupa de cama deve ser lavada só com roupa de cama, sabão líquido e pouco amaciante. E as brancas apenas com brancas”, detalha. O cuidado se estende à forma de secar. “Ela deve secar em local arejado e ventilado, de preferência longe do sol direto. Também pode secar na secadora e lavar na água quente, mas é bom conferir a etiqueta a recomendação de lavagem”, acrescenta.

Os produtos usados também são importantes. “Para máquinas com lavagem e secagem, é recomendado sabão que faça pouca espuma, em geral 30 ml ou 40 ml. Já para as máquinas top load deve-se colocar 100 ml de sabão. Além disso, o sabão líquido é mais recomendado porque dilui mais facilmente na água”, detalha. 

Roupa de cama deve ser lavada apenas com os mesmos itens, sabão líquido e pouco amaciante
Roupa de cama deve ser lavada apenas com os mesmos itens, sabão líquido e pouco amaciante

Peças com manchas ou encardidas merecem atenção especial. “Deve-se fazer uma pré-lavagem para roupas encardidas ou para remover as manchas antes de lavar. Cada mancha deve usar uma solução. Pode ser uma medida de bicarbonato ou duas medidas de alvejante sem cloro em pó. Tudo considerando uma máquina de 8kg a 10kg. Para roupas mais sujas, vai aumentando a dosagem”, conclui a personal organizer.

Leia mais

+ Cães e gatos no inverno: como proteger os bichinhos do frio em casa

+ Está com frio? Então aprenda a deixar a casa aconchegante durante o inverno

+ Plantas no inverno: quais cuidados devemos ter com elas no frio

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas