Zap Móveis

Microondas exige atenção quando o assunto é limpeza

Spread the love

O microondas é aliado daqueles que buscam praticidade na cozinha, seja na hora de preparar ou de aquecer algum alimento. Porém, é importante deixar a questão prática de lado quando o assunto é limpeza, já que é fundamental ter atenção na hora de limpar o eletrodoméstico. Como ele é responsável por manusear alimentos, a sujeira se torna algo natural e frequente. Saiba como removê-la e mantenha o seu microondas sempre limpo e pronto para ser usado a qualquer momento.

+Baixe o App de Faça Você Mesmo do ZAP em Casa

+ Siga nosso perfil no Pinterest

Apesar de ser um eletrodoméstico responsável por receber alimentos, o microondas não é uma fonte de bactérias na cozinha. “Produtos como esses são testados à exaustão até serem aprovados para uso. Um produto deste tipo, que mexe com as moléculas dos alimentos sendo manuseados em laboratórios, tem uma velocidade e potências bem diferentes da potência de uso domésticos”, afirma Maria Dulce Lucena e Mello, organizadora profissional e proprietária da empresa Bye bye Bagunça. “Este é um produto seguro e garantido, usado há mais de 35 anos nos grandes países do mundo, que são bem rigorosos no que diz respeito a saúde de sua população. Só para contar existem grandes dicas de se usar o microondas para matar as bactérias em diversos materiais como esponja de pratos, panos de pratos, fraldas, entre outros”, acrescenta.

Limpeza do microondas
Apesar de ser um eletrodoméstico responsável por receber alimentos, o microondas não é uma fonte de bactérias na cozinha (Foto: Shutterstock)

Porém, ainda assim, é de extrema importância ficar atento à limpeza do microondas para evitar que o acúmulo de alimentos deixe o aparelho sujo. O primeiro passo é tentar evitar uma sujeira maior. “Existem tampas plásticas que são vendidas avulsas para esse uso”, diz a personal organizer. Mas também existe outro meio de proteger a limpeza do microondas. “O plástico-filme com furinhos, que podem ser feitos com garfo, também é um ótimo aliado para conserva-lo limpo, além de ser um grande aliado no cozimento pois esse se dá através do aquecimento das moléculas de água e a água evapora”, sugere.

Limpeza de microondas
É de extrema importância ficar atento à limpeza do microondas para evitar que o acúmulo de alimentos deixe o aparelho sujo (Foto: Shutterstock)

Mas, ainda assim, é inevitável que o microondas se suje, em menores ou maiores proporções e a limpeza dele deve ser feita sempre. “O ideal é que ele seja limpo no mínimo uma vez por semana. Mas aconselho não deixar a sujeira acumular pois o trabalho da limpeza será dobrado”, afirma Maria Dulce. Na hora de limpar, preste atenção para que todas as partes fiquem higienizadas da melhor maneira. “Desligue o aparelho da tomada. Retire o prato giratório e o circulo que fica por baixo do prato giratório. Certifique que não tem nada dentro antes de começar a limpeza”, sugere.

limpeza de microondas
É inevitável que o microondas se suje, em menores ou maiores proporções e a limpeza dele deve ser feita sempre (Foto: Shutterstock)

O ideal é evitar fazer uso de material de limpeza industrializado. “Normalmente as formulas dele são fortes”, explica a personal organizer. Além disso, é importante ter cuidado com o resíduo de produtos químicos. “Todo cuidado é importante na limpeza interna do forno pois todo resíduo de produtos químicos também contém moléculas e elas também serão alteradas. Isso não mata, mas existem materiais inofensivos para a nossa saúde que podem ser utilizados para uma limpeza bem eficiente”, completa.

Uma dica para a limpeza é usar o vinagre, que além de barata é eficiente. “Podemos fazer de duas formas: uma vasilha refratária com duas xícaras água e duas colheres de sopa de vinagre, coloque para aquecer sem tampa para que as gotas molhem as paredes do microondas. Não precisa ferver. Depois é só passar um pano seco e retirar toda sujeira. Outra forma, para uma limpeza mais leve e mais constante, é colocar algumas gotas de vinagre em um pano e passar diretamente nas paredes internas do aparelho. Já o prato giratório pode ser lavado normalmente e depois de seco colocar no lugar novamente”, ensina Maria Dulce.

limpeza de microondas
O ideal é evitar fazer uso de material de limpeza industrializado (Foto: Shutterstock)

Também não se deve esquecer de limpar a parte externa do microondas. “Se o aparelho não tiver muito engordurado, podemos usar uma mistura de uma xícara de água, uma colher de sopa de vinagre e uma colher de café de bicarbonato de sódio e passar em toda área externa do microondas, depois é só passar um pano seco. No caso de estar muito sujo, acrescente a essa mistura detergente de louça neutro e proceda da mesma maneira”, conclui a personal organizer.

limpeza de microondas
Também não se deve esquecer de limpar a parte externa do microondas (Foto: Shutterstock)

+ Saiba quais são os itens que mais sujam na cozinha e como limpá-los

+ Lenço umedecido é um aliado sustentável na limpeza da casa

+ Veja 7 dicas simples para limpar os eletrodomésticos de inox

+ Para ter uma faxina completa, lembre-se de limpar o teto

+ Veja como tirar gordura do forno e fogão de maneira fácil

+ Como limpar a tela da televisão sem danificá-la

Veja também:

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas