Zap Móveis

Conheça o que é caução de aluguel e como a garantia funciona

Conheça o que é caução de aluguel e como a garantia funciona
Spread the love

Entender o que é caução de aluguel é crucial ao entrar no mundo dos contratos imobiliários. Essa forma de garantia, que pode envolver dinheiro, bens móveis ou seguros, serve para assegurar que o proprietário do imóvel esteja protegido contra inadimplência ou danos. 

Neste artigo, exploraremos os diferentes tipos dessa garantia, como funcionam e suas implicações tanto para inquilinos quanto para proprietários. Assim, você terá uma visão ampla para ajudá-lo a navegar com confiança no processo de locação.

O que é caução?

É uma forma de garantir o cumprimento de uma obrigação contratual, por meio da entrega de um bem ou de uma quantia em dinheiro ao credor

No caso de caução de aluguel, serve para proteger o proprietário do imóvel em caso de inadimplência ou danos causados pelo inquilino.

Tipos de caução

As garantias previstas nas diversas obrigações contratuais podem ser de dois tipos: real ou fidejussório. Vamos ver a diferença entre elas a seguir.

Real

O devedor entrega ao credor um bem móvel ou imóvel como garantia do contrato. É o caso de cheque, hipoteca e penhor. 

O bem fica em poder do credor até que o devedor cumpra a sua obrigação. Se o devedor não pagar o que deve, o credor pode executar o bem e se apropriar dele ou vendê-lo para receber o seu crédito.

Fidejussório

O devedor apresenta ao credor uma pessoa ou uma instituição que se responsabiliza pelo pagamento da dívida, caso o devedor não o faça.

Essa pessoa ou instituição é chamada de fiador ou avalista. Se o devedor não honrar o seu compromisso, o credor pode cobrar o fiador ou o avalista pelo valor da dívida.

Como funciona o caução em bens móveis?

Caução de aluguel: o que é e como funciona

É uma forma de garantia real em que o devedor entrega ao credor um bem que pode ser transportado, como dinheiro, títulos ou ações

A ideia geral é a mesma: se o devedor não pagar, o credor toma uma atitude para ter seu crédito. Isso pode envolver:

  • Reter o dinheiro;
  • Ficar com o conjunto de ações ou vendê-las para receber o seu crédito;
  • Cobrar o título de crédito (nota promissória, cheque ou letra de câmbio) ou vendê-lo para receber o crédito.

Se estamos falando em locação de imóvel, o credor deve depositar o dinheiro em uma conta poupança ou em uma aplicação financeira, com rendimentos em favor do locatário. O valor não pode exceder o equivalente a três meses de aluguel.

E você sabe o que é caução de aluguel?

Como funciona o caução para aluguel?

Essa forma de garantia locatícia pode existir também nos contratos de locação e pode ser usada tanto pelo inquilino quanto pelo proprietário do imóvel.

Seu objetivo é garantir que o proprietário não seja prejudicado em caso de inadimplência do inquilino ou danos ao imóvel.

Ela pode vir em forma do chamado depósito caução, em que o proprietário guarda o dinheiro ou o bem móvel entregue pelo inquilino até o fim do contrato de aluguel. Se tudo correr bem, o proprietário o devolve com a devida correção monetária.

Além disso, existe também o seguro, sobre o qual falaremos adiante, a fiança e a cessão fiduciária de quotas de fundo de investimento. É o que consta no artigo 37 da Lei do Inquilinato.

De toda maneira, a lei não permite o uso de mais de uma modalidade de garantia no mesmo contrato de aluguel.

Quando é permitido o uso de caução do aluguel?

Por ser uma garantia de aluguel, ela só pode ser utilizada se o inquilino não pagar o aluguel ou provocar danos ao imóvel. 

Mesmo nestes casos, há regras a serem obedecidas quando se trata de movimentação do dinheiro aplicado em poupança.

A principal delas é que a retirada só pode ser efetuada por uma parte com a anuência por escrito da outra ou quando autorizada por sentença judicial.

E o seguro caução? Como funciona?

Caução de aluguel: o que é e como funciona

É uma forma fidejussória para aluguel, em que o inquilino contrata uma apólice de seguro, e a seguradora se responsabiliza pelo pagamento do aluguel e de outras despesas, caso ele não o faça.

O locatário paga um prêmio à seguradora, que varia conforme o valor do aluguel e seu perfil. 

Se ele não pagar o aluguel ou causar danos ao imóvel, o proprietário pode acionar a seguradora para receber o seu crédito. Caso cumpra o contrato, o proprietário não recebe nada da seguradora.

Em relação à garantia envolvendo bens móveis, o seguro apresenta algumas vantagens

O inquilino não precisa, por exemplo, dispor de uma quantia em dinheiro ou de um bem móvel para entregar ao proprietário. Ele pode, inclusive, parcelar o pagamento do seguro e ter acesso a benefícios adicionais oferecidos pela seguradora.

No entanto, há também desvantagens, como:

  • O prêmio do seguro não é devolvido ao final do contrato de locação;
  • Dependendo do caso, pode existir dificuldade em encontrar uma seguradora que aceite o perfil do inquilino ou que ofereça um valor de prêmio acessível.
  • Há casos que demandam apresentação de documentos e comprovantes de renda para a seguradora, que pode demorar para analisar e aprovar a contratação do seguro.

Entendeu o que é o caução em um aluguel? E depois que o contrato termina? 

O que acontece com o depósito do caução após o fim da locação?

O depósito do caução após o fim da locação depende do cumprimento do contrato de locação pelo inquilino. 

Se não houver nenhuma pendência com o proprietário do imóvel, o locatário recebe o depósito de volta, com a devida correção monetária. Em caso de dívida ou dano ao imóvel, o proprietário pode descontar o valor correspondente e devolver o restante.

A devolução deve ocorrer em até 30 dias após a entrega das chaves do imóvel, conforme a Lei do Inquilinato. É importante solicitar ao proprietário um recibo de devolução, que comprove o valor recebido e a data do pagamento.

O caução de aluguel é uma forma de garantia locatícia que pode ser vantajosa tanto para o inquilino quanto para o proprietário do imóvel. 

Ele pode ser em bens móveis ou em seguros, e cada um tem suas características, vantagens e desvantagens. O importante é utilizá-lo conforme a Lei do Inquilinato, ok?

Agora que você já possui mais conhecimento sobre as nuances da locação, que tal acessar o site do Zap Imóveis e encontrar as melhores ofertas de aluguel do mercado? Nós temos o imóvel ideal para você!

Leia também:

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas