Zap Móveis

Como lavar tapete? Veja o passo a passo!

Pessoas limpando sala e enrolando tapete
Spread the love

Com um tapete, os cômodos do lar ganham um toque a mais de decoração, adequando-se a diferentes estilos e preferências, pelo formato, pelo material ou pela cor. Para preservá-lo por mais tempo, é importante saber como lavar tapete adequadamente. 

Se essa é a sua primeira vez realizando a higienização em casa, saiba que ela é mais fácil do que parece até para peças maiores. O blog do ZAP separou dicas para lavar tapete de texturas variadas com procedimentos rápidos e simples! 

Tapetes de felpudos 

À primeira vista, esse material parece difícil de lavar, mas ao aprender como lavar tapete em casa, você descobre que é preciso usar apenas três itens básicos (detergente neutro, água e amaciante) no seguinte passo a passo:

  • misture 100 ml de detergente em um balde com 1 L de água;
  • jogue o líquido em toda a extensão do tapete. Para evitar desperdício, você pode usar um borrifador;
  • esfregue com uma escova macia em movimentos suaves para não danificar a pelúcia;
  • enxágue sem deixar resíduos de detergente;
  • tire o excesso de água e aplique uma solução de água com amaciante. Uma tampinha é suficiente, mas se preferir um perfume mais intenso, dilua 100 ml em 1 L de água;
  • enxágue novamente e deixe secar em local aberto.

Para aprender como lavar tapetes grandes, faça o mesmo processo. O único cuidado é com a secagem, pois a peça precisa estar completamente aberta no varal para não ter áreas mofadas. 

Tapetes de crochê

O passo a passo de como lavar tapete de crochê é semelhante ao anterior, mas é preciso ter ainda mais cuidado. As fibras são delicadas e podem se soltar dos pontos se a lavagem for feita com materiais abrasivos. Para evitar que isso aconteça, além de lavar o tapete com água e sabão, siga esse procedimento: 

  • molhe o tapete na água e esfregue um sabão de coco em barra ou líquido neutro; 
  • deixe o produto agir, enxágue a peça em água corrente e coloque-a para secar em local arejado;
  • caso a sujeira seja resistente, faça uma mistura de 500 ml de água morna, 2 colheres de bicarbonato de sódio e 1 colher de água oxigenada, deixando agir no tapete;
  • enxágue e deixe secar na sombra. 

Como o material pode ser danificado com facilidade, o ideal é que o processo não seja feito na máquina de lavar, nem passe pela secadora. No entanto, caso o eletrodoméstico tenha modo de lavagem para peças delicadas, está liberado para uso. 

Tapetes de sisal 

O passo a passo de como lavar tapete de sisal não utiliza a mesma quantidade de água dos outros. Como as fibras são naturais, não é recomendado que elas entrem em contato com umidade. Essa peça também não deve ficar em banheiros, lavanderias e quintais, onde pode molhar com facilidade. 

Para manter a durabilidade, não use receitas para limpar o tapete. Opte apenas por passar o aspirador de pó nas duas faces das fibras. Umedeça um pano com água e detergente e esfregue com delicadeza apenas onde há manchas de sujeira. 

Mulher limpando tapete

Como a secagem precisa ser rápida e longe do sol, faça esse procedimento em dias quentes. Assim, as fibras não correm o risco de ficar muito tempo em contato com a água, deformando ou desbotando. 

Como fazer a lavagem a seco 

Para quem mora em apartamento ou não tem muito tempo para realizar a higienização, a lavagem a seco é a solução. Por não utilizar água, ela ajuda a conservar o material. Em compensação, pode não ser tão eficaz contra sujeiras resistentes. Caso essa seja sua escolha, siga essas dicas de como lavar tapete: 

  • misture bicarbonato de sódio e amido de milho em proporções iguais;
  • espalhe a mistura em todo o tapete e deixe agir por 30 minutos;
  • passe o aspirador para tirar o excesso;
  • repita o processo do outro lado da peça.

Se você tem animais de estimação, a dica é utilizar outros ingredientes que acrescentem cheiro à mistura, neutralizando o mau odor de urina e outras substâncias trazidas pelas patas dos pets. Folhas secas de lavanda e cravo, por exemplo, podem deixar um aroma leve e agradável. 

Xixi de cachorro no tapete

Somente a mistura seca não é suficiente quando o pet urina no tapete. Nesse caso, é preciso optar pela lavagem com água, que serve como diluidor para o vinagre

O primeiro passo é retirar o excesso da urina com papel-toalha. O segundo é aplicar uma solução de 100 ml de detergente com a mesma porção de vinagre em 200 ml de água. Depois, enxágue normalmente para a secagem em local arejado. 

Siga as dicas do ZAP para decorar o seu lar!

Além de tirar suas dúvidas sobre como lavar tapete, o blog da ZAP ajuda a manter o ambiente doméstico em harmonia. Aqui, você encontra conteúdos com dicas especiais sobre decoração, organização, limpeza e outros cuidados que podem melhorar e preservar seu lar! 


Se você ainda não tem um cantinho para chamar de seu, o ZAP Imóveis ajuda na busca de um imóvel. Para alugar ou comprar, o site pode guiar a sua escolha no bairro desejado e com o orçamento disponível. Utilize os filtros para não ter dúvidas na hora de dar um passo importante para o seu futuro!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas