Zap Móveis

Aprenda a decorar uma cozinha conectada à copa

Spread the love

Cozinhar, conversar e fazer as refeições, tudo no mesmo local. É a funcionalidade de ter uma copa conectada à cozinha, tipo de projeto muito pedido hoje aos arquitetos. Com a implantação de uma ilha gourmet na cozinha, por exemplo, é possível aproveitar o entorno da bancada para acoplar a copa, seja por meio de uma mesa ou um balcão.  

Para ter uma copa conectada à cozinha os materiais usados precisam ser resistentes à água e altas temperaturas. Um outro ponto importante é que sejam fáceis de limpar e que combinem uma tecnologia que evite manchas.  

Leia também

+Saiba como escolher bares e adegas para casa

+Como compras pisos para áreas molhadas.

+Escolhendo a bacia sanitária certa para o banheiro do seu imóvel

“Quando queremos deixar potes e itens à mostra, buscamos usar prateleiras com detalhes em metal. É bem atual e dá uma graça à copa, deixando o ambiente leve e moderno. Balcões e mesa com tampo de madeira ou MDF são mais práticos para limpeza, pois não marcam tanto os dedos quanto o vidro”, explica a arquiteta Flávia Nobre, do escritório Meet Arquitetura. 

Na cozinha conectada à copa, a dica é usar prateleiras com detalhes de metal para deixar potes e itens à mostra - Foto: Eder Bruscagin
Na cozinha conectada à copa, a dica é usar prateleiras com detalhes de metal para deixar potes e itens à mostra – Foto: Eder Bruscagin

Projetos de cozinha conectada à copa

Nesses projetos, copa e cozinha conectadas precisam ter pintura uniforme, com o mesmo conceito, mas nem sempre da mesma cor. “Podemos trabalhar as cores que se complementam ou até mesmo colocar uma cor diferente na parede que queremos evidenciar como um espaço conectado à cozinha. Também vale apostar em um revestimento colorido e em um pendente num tom mais alegre acima da mesa”, detalha Roberta Saes, do mesmo escritório.  

Copa e cozinha precisam ter pintura uniforme, mas não precisa ser da mesma cor - Foto: Henrique Ribeiro
Copa e cozinha precisam ter pintura uniforme, mas não precisa ser da mesma cor – Foto: Henrique Ribeiro

Na cozinha, a iluminação precisa ser forte, funcional e com lâmpadas neutras. Porém na copa, é indicado o uso de uma iluminação de foco, acima da mesa, que dá um clima mais gostoso num jantar.  

Sobre as paredes, atualmente não se usa mais cozinha 100% revestida, mas tintas laváveis, que dão mais liberdade para poder alterar depois. “Porém, no espaço de trabalho, na pia ou até mesmo atrás da coifa, precisamos nos cercar de que teremos praticidade e nada melhor do que um bom revestimento, ou até mesmo um frontão de pedra que cumpra esse papel”, diz Flávia. 

Se o projeto envolve bancada, com o aumento do material importado há opções que se encaixam em qualquer projeto ou orçamento. “Quando se trata de material branco, gostamos de trabalhar com quartzo, que tem uma boa garantia. Temos materiais também à prova de calor, riscos e quebras, que valem cada centavo do investimento. E para trazer uniformidade ao projeto, uma excelente opção são as bancadas de porcelanato”, destaca Roberta.  

Veja também:

Leia mais

+ Saiba como deixar um apartamento seguro para gatos

+Saiba como ter uma lavanderia bem planejada

+Duchas: conheça as diferenças entre modelos e escolha a melhor para seu banheiro

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas