Zap Móveis

Confira uma lista com 6 dicas de cozinha para iniciantes

cozinha para iniciantes - cozinha com itens pendurados na parede
Spread the love

É muito comum que as pessoas que estão morando sozinhas, principalmente pela primeira vez, tenham dúvidas sobre como lidar com certas tarefas domésticas. Nesse momento, conselhos, recomendações e dicas de cozinha para iniciantes são muito bem-vindos.

Pensando nisso, o ZAP Imóveis montou um guia prático com seis dicas para quem não tem experiência na cozinha. Com essas recomendações, fica muito mais fácil entender como se organizar na rotina. Então, pegue seu bloquinho de notas e anote todas!

1. Conheça seus hábitos alimentares

Pode parecer óbvio, mas conhecer seus hábitos alimentares é o primeiro passo da cozinha para iniciantes. Você precisa entender quais são as refeições que faz, o que prefere comer e até mesmo os horários em que costuma consumir os alimentos.

Lembre-se: morar sozinho significa que você precisará fazer compras para uma pessoa só. Existem exceções em caso de visitas, é claro, mas, na rotina, serão só para você. Por isso, saber exatamente o que consome com frequência pode ajudar a montar uma lista para levar ao supermercado e para organizar dentro da cozinha.

2. Faça compras mensalmente e semanalmente

Depois de conhecer melhor os seus hábitos alimentares, está na hora de pensar na frequência das suas compras de mercado mensal ou semanal. É claro que imprevistos podem acontecer, mas é importante ter um cronograma para controlar as despesas.

Uma dica é fazer a compra de alimentos não perecíveis, como arroz e feijão, mensalmente. Isso porque eles podem ser guardados por um período mais longo. Assim, semanalmente, você pode comprar outros itens, como carnes, frios, frutas e vegetais.

3. Aposte em receitas práticas

Para quem não tem facilidade para cozinhar ou pouco tempo na rotina, receitas práticas e rápidas são ótimas opções. Nesse sentido, é legal apostar em preparos que usem apenas uma panela ou até que possam ser feitos na air fryer, um item cada vez mais comum nas lares.

É claro que o nível de facilidade das receitas práticas também pode depender dos seus conhecimentos. A dica é escolher preparos com as etapas bem explicadas. Um ponto a ser lembrado: talvez não dê certo, mas você pode tentar de novo e ir aprendendo com os erros para ficar ainda mais familiarizado com a cozinha.

4. Aproveite as sobras

Muitas vezes, as receitas sobram, não é mesmo? Nesses casos, você pode seguir duas alternativas para evitar o desperdício: congelar ou aproveitar sobras de comida em novos preparos. Na primeira opção, a dica é separar os alimentos em potes e colocá-los no congelador. 

Você pode congelar preparos completos, deixando refeições prontos para todos os dias da semana. Já no reaproveitamento, existem muitas receitas interessantes para reutilizar as sobras. O bolinho de arroz, por exemplo, é um exemplo perfeito para reaproveitar aquele arroz que sobrou.

5. Conte com itens práticos para cozinhar

cozinha para iniciantes - itens básico para cozinhar

Uma das tarefas mais importantes para quem vai morar sozinho é comprar os itens para completar o novo lar. Por isso, uma das principais dicas de cozinha para iniciantes é apostar em itens práticos e que possam facilitar a rotina, principalmente de quem tem pouco tempo e espaço para cozinhar.

Uma alternativa muito utilizada na cozinha é o cooktop, já que ele substitui o fogão e ocupa bem menos espaço. Só fique atento, porque ele precisará de uma bancada para ser apoiado. Eletroportáteis como air fryer, batedeiras e processadores também podem ser uma boa opção.

6. Organize a sua cozinha de maneira prática

Hoje em dia, é cada vez mais comum que as pessoas busquem casas ou apartamentos pequenos e próximos aos grandes centros urbanos. Por isso, organizar os cômodos de maneira prática é algo que facilita e muito a rotina. No caso da cozinha, isso não é diferente.

Uma das dicas de cozinha para iniciantes é apostar em nichos, prateleiras e ganchos para guardar todos os utensílios e os ingredientes para os preparos. Eles ficam suspensos na parede e ocupam menos espaço. Também é comum optar por móveis planejados e armários aéreos.

O importante aqui é manter a organização no dia a dia. Por isso, ao usar uma louça ou utensílio, lave e guarde no lugar certo. A mesma dica vale para temperos e alimentos. Ao fazer isso, você consegue organizar a cozinha e achar tudo com mais facilidade, poupando tempo na rotina.

Conheça o ZAP Imóveis!

Viu só? Com nosso guia de cozinha para iniciantes, fica muito mais fácil se orientar na rotina e escolher os melhores itens para completar esse ambiente. Aproveite que está conferindo essa lista e conheça outros conteúdos que o ZAP Imóveis preparou para você. Temos dicas de decoração e informações sobre cidades, imóveis, reparos e muito mais.

Confira, também, os imóveis disponíveis no nosso site. Por aqui, temos filtros exclusivos para você escolher o espaço ideal — além de uma aba com os principais lançamentos em várias cidades por todo o Brasil. Acesse e conheça as opções!

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas