Zap Móveis

Impermeabilização de sofá vale a pena? Confira!

impermeabilização de sofá vale a pena
Spread the love

Muitas vezes, o sofá é um dos móveis mais caros da casa e o mais utilizado na maior parte do tempo. Por isso, saber se realizar a impermeabilização de sofá vale a pena é uma forma de evitar diversos acidentes durante o dia a dia, como líquidos derramados e maior acúmulo de sujeira que os outros itens de um lar.

Neste post, você tira todas as dúvidas sobre o assunto, assim pode concluir se é ou não interessante impermeabilizar seu sofá. Vamos passar pelo passo a passo da impermeabilização, pelos cuidados necessários na hora de contratar esse tipo de serviço e pelas dicas para manter o resultado prolongado após a higienização.

O que é impermeabilização de sofá?

É importante saber que a principal função de impermeabilizar um sofá é repelir líquidos e impedir que poeira e pelos de animais impregnem o tecido. Além disso, ela aumenta a vida útil do móvel e impede o desgaste por marcas de sol, que é bastante comum. 

No entanto, limpeza e impermeabilização de sofá não são 100% eficazes. Existem substâncias ácidas, como vômito e xixi, que podem ultrapassar a camada impermeável do estofado. O resultado varia conforme a qualidade do material em que o móvel foi confeccionado, o tempo da sujeira e a precisão do serviço.

Como funciona o processo de impermeabilizar um sofá ou estofado?

impermeabilização de sofá vale a pena

É essencial saber o básico sobre como impermeabilizar sofá para garantir a compra dos produtos certos e evitar dor de cabeça ao contratar um profissional. Cada material deve receber aplicação correta e não entrar em contato com produtos corrosivos. Confira como avaliar se a impermeabilização de sofá vale a pena no seu caso.

Durabilidade da impermeabilização

Se você está se perguntando quanto tempo dura impermeabilização de sofá, a resposta é: depende. Em geral, a proteção pode durar até 2 anos, considerando um ambiente onde o móvel é utilizado com frequência por um número grande de pessoas. 

Esse tempo pode ser de até 4 anos, em espaços onde a utilização do sofá é menor, como em casas onde mora apenas uma pessoa. O mesmo tempo estimado vale para estofados sem uso, como aqueles dedicados apenas à decoração, ou para exposição em lojas e outros espaços de mostruário.

Quanto tempo demora a aplicação do impermeabilizante?

A duração média da aplicação dos produtos de impermeabilização de sofá fica entre 20 e 40 minutos. O tempo varia conforme o tamanho do sofá, tipo de revestimento e técnicas utilizadas na hora da aplicação. O ideal é sempre seguir as recomendações do fabricante, ou contratar um profissional especializado.

Segundo Joyce Almeida, profissional de marketing da Dr. Lava Tudo, pessoas alérgicas precisam evitar o ambiente em um primeiro momento: “a impermeabilização tem cheiro forte, mas ele se vai por completo no período de secagem, entre 2 e 3h, basta manter o local bem arejado”.

“Durante a aplicação, aconselhamos que pessoas alérgicas não fiquem no local, pois o cheiro pode causar algum desconforto”, alerta ela. É importante considerar esses aspectos ao decidir se fazer impermeabilização de sofá vale a pena.

Investimentos de tempo e financeiro

Outro ponto para pensar se compensa impermeabilizar sofá são os custos e o tempo de execução. Pessoas que possuem sofás maiores precisam saber que o procedimento dura mais e o valor é maior. Se o móvel já é velho e ficou manchado em uma ocasião específica, é bom analisar se impermeabilização de sofá vale a pena em vez de comprar um novo.

Dicas para preservar sofás e estofados

A depender do tipo de uso, um sofá de couro vai ter uma durabilidade diferente de um estofado revestido de tecido. A impermeabilização de sofá vale a pena quando o móvel vai ficar melhor conservado em função do uso. Após protegidos, os sofás devem ser cuidados para que o resultado se prolongue, evitando danos maiores.

Limpeza de rotina

Após fazer a impermeabilização, a manutenção necessária é, na verdade, bem simples e não foge muito de uma boa faxina, usando um aspirador de pó ou um pano seco uma vez por semana. Joyce explica que isso aumenta a durabilidade da impermeabilização e que, com esses cuidados, ela pode durar por 12 meses.

Já no caso de algum líquido cair sobre o sofá, recorra ao papel-toalha ou a um pano seco para absorver o líquido, que vai se transformar em grandes gotas. “Se for derramado um material semissólido, por exemplo, sorvete ou iogurte, basta removê-lo com uma espátula antes da absorção, depois vir com o pano ou o papel-toalha”.

“Substâncias pastosas que tenham pigmentos, como batom, esmalte ou tinta de caneta, devem ser manuseadas com mais cautela, pois podem manchar o estofado”, explica Joyce Almeida.

Impermeabilização profissional

Também vale ressaltar que é muito importante pesquisar sobre a empresa que você vai contratar, tendo em vista que nem sempre a impermeabilização de sofá vale a pena. É indicado conferir o histórico dela na internet, pois existem casos de empresas que fizeram mau uso de produtos, resultando em acidentes.

Na maior parte das vezes, esses acidentes são causados por empresas que utilizam produtos inflamáveis durante o processo ou não têm profissionais com a certificação adequada para fazer o serviço. Por isso, pesquise e procure indicações de conhecidos antes de decidir se impermeabilização de sofá vale a pena para você.

Conserve sua casa com as melhores dicas no blog do ZAP Imóveis

O ZAP Imóveis entende como a casa é um lugar especial, por isso nosso blog é repleto de assuntos para quem quer deixar o ambiente sempre em ordem. Seja reformando para anunciar, seja conservando seu imóvel recém-comprado, você pode contar com nossas dicas para melhorar os negócios ou o bem-estar.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas