Zap Móveis

Lavar cortina: como fazer a higienização correta

Lavar cortina
Spread the love

A cortina confere charme ao ambiente e protege a casa dos raios solares. Por estar sempre exposta, precisa de limpeza constantemente. E parece impossível lavar a cortina em casa pelo tamanho, delicadeza e complexidade que exige. Mas saiba que é possível. Confira algumas dicas.

Leia também

+ Escolhendo o guarda-roupa de criança para o quarto

+ Aprenda a escolher o melhor travesseiro para um sono tranquilo

A escolha do tecido é fundamental para quem pretende lavar a cortina em casa. “Cortinas de poliéster são fáceis de lavar, podem ser lavadas todo mês se for preciso, têm secagem rápida e não precisam ser passadas”, explica Lucy Mizael, personal organizer, facilitadora doméstica e proprietária do site Dicas da Lucy, onde dá dicas de organização. Já as de algodão e linho, apesar de lindas, demandam mais trabalho. “É preciso contratar um profissional para lavar em casa a seco ou mandar para lavanderia e, depois de lavadas, precisam ser passadas”. 

É possível lavar a cortina na máquina seguindo algumas recomendações importantes

Como lavar cortina na máquina

É possível lavar a cortina na máquina, desde que caiba sem ficar espremida. Se não couber, o ideal é fazer por partes para evitar que rasgue. “Deve-se agrupar a parte de cima e colocar em saco para roupa delicada ou fronha para proteger, fechando o zíper ou com uma corda. Use sabão e amaciante e dissolva cerca de meia xícara de bicarbonato de sódio na água para a máquina cheia. Distribua os sacos em lados opostos e lave”, lista. Lucy ainda recomenda que cortinas de voal podem ser lavadas em casa se não tiverem frágeis pelo sol. 

Como limpar cortina blecaute

Mesmo que o voal e o blecaute não se soltem, deve-se separar os dois. “O voal pode lavar no tanque. O blecaute vai estender no chão. Se não tiver área grande em casa, pode ser no box do banheiro. Não deve lavar o blecaute no tanque para não amassar e nem na máquina”, pontua. A personal organizer explica que, com o blecaute estendido, deve-se jogar uma mistura de detergente em boa quantidade com água e, se não quiser ficar de joelhos no chão, pode usar uma vassoura de nylon para esfregar. 

Cortinas de voal e blecaute podem ser lavadas em casa

“Se tiver com manchas de bolor ou muito encardida, pode-se fazer uma mistura de quatro colheres de água sanitária para cada litro de água. Joga no blecaute, esfrega e depois vira para limpar o outro lado”. Uma dica é estender a cortina, seja no varal ou no varão do banheiro, para fazer o enxague. “Joga a água e deixa escorrer bastante. Depois pode colocar no varão para permanecer secando”. 

Leia mais

+ Mesa embutida na parede: como e quando usar

+ Tapete para quarto: modelos e cuidados

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas