Zap Móveis

Telhado verde: conheça mais sobre o sistema que diminui custos e ajuda o meio ambiente

Spread the love

Telhado verde deixa o ambiente interno da casa mais fresco (Foto: Shutterstock)

Telhado verde deixa o ambiente interno da casa mais fresco (Foto: Shutterstock)

Redução de custos de energia elétrica, melhoria no meio ambiente e menos enchentes. Esses são alguns dos benefícios que o telhado verde pode proporcionar às casas, prédios e a toda atmosfera.

+ Saiba como reaproveitar a água da chuva com projeto de baixo custo

+ Projetos de arquitetura conservam árvore dentro de casa

A paisagista, Rita Barreto, diz que o sistema evita que a energia solar seja absorvida pela laje ou telhado, deixando o ambiente interno mais fresco.

“Uma laje diretamente exposta ao sol pode atingir temperaturas maiores que 70°C nos horários mais quentes do dia, enquanto que a noite pode baixar para menos de 15°C. Já uma laje protegida com telhado verde reduz a amplitude dessa variação térmica, que oscila entre 25°C e 30°C”, aponta Rita.

Estudos realizados pelo Conselho Nacional de Pesquisas canadense demonstram que edifícios com até três andares podem ter seus custos de energia elétrica, com refrigeração como ar condicionado e ventilador, reduzido em 50% ou mais com a solução verde.

Projeto de telhado verde em condomínio de Atibaia (SP), feito pela paisagista Rita Barreto (Foto: Rita Barreto)

Projeto de telhado verde em condomínio de Atibaia (SP), feito pela paisagista Rita Barreto (Foto: Rita Barreto)

O valor cobrado para a implantação do telhado verde depende do tipo de sistema escolhido, do projeto e da localidade. Mas, para se ter uma ideia, o preço varia entre R$ 170 e R$ 250 por m².

A redução de enxurradas também é um fato curioso e importante, principalmente para as regiões propícias a alagamento, já que o jardim absorve a chuva.

Mas e se um edifício quiser instalar o sistema no topo, é possível? Segundo Rita, é totalmente viável. Mas sempre há a necessidade de uma avaliação técnica de um engenheiro para avaliar as condições e o peso que a estrutura atual suporta.

Pensando na causa sustentável, o telhado verde aumenta a retenção de água, melhora o microclima, aumenta a proteção contra o ruído externa e oferece um habitat natural. “As coberturas, com ordenamento paisagístico, compensam os espaços verdes que se perdem em detrimento da construção de edifícios, e fornecem habitats naturais para pássaros. É a possibilidade de devolver a natureza às cidades”, comenta a paisagista.

Prédios também podem ser beneficiados com o telhado verde, gerando economia de custos de energia (Foto: Pinterest)

Prédios também podem ser beneficiados com o telhado verde, gerando economia de custos de energia (Foto: Pinterest)

O sistema pode ser instalado em qualquer região e em qualquer clima. O único ponto a se observar e que se deve respeitar é o plantio de espécies apropriadas para cada caso. Além disso, é possível criar uma horta orgânica no próprio telhado com hortaliças, suculentas, grama amendoim, rabo de gato, entre outras.

Manutenção – A frequência de manutenção é determinada pelo tipo de vegetação e expectativas estéticas do proprietário. Segundo Rita, alguns pontos devem ser analisados pelo menos uma vez por ano:

1 – Drenagem: checar se os bocais dos drenos tem passagem livre da água;

2 – Adubação: dependendo da espécie cultivada, checar a necessidade de adubação de reforço nutricional;

– Plantas invasoras: é recomendada a retirada de plantas invasoras que possam danificar a drenagem ou a estrutura de suporte;

4  Corrosão: no caso de calhas, telhas e outros materiais metálicos, checar resistência à corrosão.

A paisagista finaliza dizendo que a solução é uma alternativa útil, já que tudo está se verticalizando, acarretando na perda de espaços horizontais para o paisagismo urbano.

“Esses espaços verdes vão trazer todo tipo de ave, diminuição da poluição e vão criar locais agradáveis para todos, melhorando a interação social e as relações humanas”, conclui.

+ Lugares inusitados também podem abrigar sua horta

+ 12 dicas simples para quem deseja ter uma casa sustentável

+ Saiba como aproveitar a luz natural dentro de casa

+ Saiba quais são as 10 cidades mais verdes do estado de São Paulo

+ Como proceder se houver o racionamento de água

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? CLIQUE AQUI e cadastre-se

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas