Zap Móveis

Veja como limpar os tapetes de casa sem sofrimento

Spread the love

Além de dar um toque especial à decoração dos ambientes, os tapetes passam uma sensação de conforto e aconchego. No entanto, é preciso saber cuidar da tapeçaria para manter as peças limpas, livres de poeira e de manchas, principalmente durante o outono e inverno, épocas propícias para o aparecimento de doenças respiratórias. Separamos algumas dicas de como limpar os tapetes de casa.

formas de como limpar os tapetes de casa sem dificuldades

Se a conservação for bem feita, o tapete só precisará ser levado para uma oficina especializada a cada dois anos (Fotos: Shutterstock)

Veja como retirar manchas difíceis de estofados, tapetes e roupas

Saiba como limpar diferentes tipos de piso

Guia completo de como limpar os tapetes sem dificuldades

Vários fatores podem danificar os tapetes, entre eles estão os raios solares, vassouras com cerdas duras, equipamentos de limpeza a vapor,dentre outros.

Para mantê-los limpos e em bom estado de conservação é importante usar aspirador ou vassoura com cerdas macias, aconselha Marion Vadja, diretora da Século Tapetes.

Mudá-los de posição a cada seis meses, colocar um antiderrapante de látex sob eles para evitar escorregões e protegê-los da umidade também são dicas da especialista. “Para reavivar as cores, pode-se preparar um composto de 1 litro de água filtrada e um copo de vinagre ou 1 litro de água com uma tampa de amônia. Passe no tapete com uma escova macia e o resultado será muito bom”, ensina.

Para tirar manchas líquidas, como sucos, vinho e urina de animais, ela recomenda pressionar o local com papel absorvente até que enxugue completamente. Em seguida, passe um pano umedecido com água morna sem esfregar e deixe secar naturalmente.

Misturas simples, feitas em casa, podem ajudar a manter a beleza da tapeçaria

Misturas simples, feitas em casa, podem ajudar a manter a beleza da tapeçaria

Já as manchas de gordura podem ser eliminadas com a ajuda de bicarbonato de sódio, aveia ou serragem e um aspirador de pó. Se a mancha não sair, é recomendável procurar oficinas especializadas.

“Se a conservação for bem feita, o tapete só precisará ser levado para uma oficina especializada a cada dois anos”, garante Marion.

Confira abaixo algumas receitas caseiras indicadas pela especialista  para a retirar manchas de tapetes de náilon, lã ou algodão:

CATCHUP – Misture ½ colher de detergente com uma xícara de água fria. Coloque sobre a mancha e deixe de 5 a 10 minutos. Enxágue com água morna, repita até retirar todos os resíduos;

CAFÉ – Aplique um jato de água mineral gasosa sobre a mancha.Depois coloque sobre ela um pano encharcado numa mistura de metade álcool e metade vinagre branco. Enxágue com água limpa;

GORDURA- Tapetes engordurados podem ser limpos colocando-se sobre eles óxido de magnésia em pó. Deixe por algum tempo e depois escove ou passe aspirador;

MOFO- Esfregue com um pano ligeiramente úmido;

TINTA DE CANETA- Para tinta de caneta preta, use um pano molhado em leite quente sobre a mancha. Para tinta vermelha, faça uma aplicação de “mostarda” por algumas horas e depois lave com água morna;

OUTRAS MANCHAS – Confira 8 truques para apagar resquícios de sangue, vinho e chiclete

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas