Zap Móveis

Confira dicas sobre como limpar porcelanato

como limpar porcelanato
Spread the love

Amplamente utilizado em diversos estilos de decoração, o porcelanato pode ser encontrado em tamanhos, cores e formatos variados. Porém, saber como limpar porcelanato é fundamental para prolongar a vida útil do material, deixando os espaços com boa aparência e exigindo baixos custos de manutenção.

Hoje, a Redação ZAP Imóveis separou algumas dicas que vão ajudar você a entender como limpar porcelanato da forma correta. Com elas, você pode melhorar a aparência do seu imóvel para visitas de locatários ou deixar a casa mais confortável no dia a dia. Confira!

Qual é a função do porcelanato em ambientes da casa?

Esse material já foi visto como sinônimo de espaços frios, como cozinhas, banheiros e áreas de serviço. Hoje, ele é utilizado como acabamento em diferentes cômodos, e ficou muito mais fácil encontrar como limpar porcelanato manchado na internet, como vamos contar mais adiante.

De forma simples, o porcelanato é uma peça cerâmica com baixa absorção de água, por isso frequentemente utilizado em espaços molhados. Por ser seguro e versátil, ele vem sendo aplicado em projetos residenciais e comerciais, oferecendo durabilidade e praticidade na hora de limpar.

Uma das principais vantagens do porcelanato é poder instalá-lo em áreas grandes e pequenas, com usos variados. Em áreas externas, ele permite uma lavagem muito mais fácil que a de um piso feito com granito ou pedras, ajudando a manter a higiene e reduzindo o tempo de limpeza.

Conheça os tipos de porcelanato existentes

Antes de falarmos sobre como limpar porcelanato, precisamos passar pelos principais tipos, que apresentam algumas diferenças importantes. Quem escolhe restaurar piso da casa, com certeza, pensa nesse material como opção. Embora ele tenha um valor mais elevado que outros, como a cerâmica, o resultado é satisfatório.

Porcelanato acetinado

O modelo de porcelanato acetinado é uma espécie de meio-termo entre os tipos fosco e brilhante. Ele reflete luz, mas não a ponto de incomodar quem não está acostumado com superfícies superpolidas. O acabamento discreto combina com ambientes mais sóbrios, como hall de entrada, paredes de lavabos e áreas externas.

Porcelanato fosco

Com total ausência de brilho, o tipo fosco serve para quem busca um acabamento mais sóbrio em pisos e outras aplicações. A dica sobre como limpar porcelanato fosco é ser mais cuidadoso que nos demais, pois a camada de proteção pode sofrer danos em contato com produtos de limpeza corrosivos e fricção excessiva.

Esse porcelanato pode resolver demandas em paredes e pisos de corredores, closets, áreas de serviço e até salas de exercícios. Alguns modelos disponíveis no mercado oferecem a funcionalidade antiderrapante, mais segura para espaços onde crianças e pessoas com baixa mobilidade circulam.

Porcelanato amadeirado

Você prefere limpar piso de porcelanato com a praticidade de passar um pano ou remover peça por peça de um piso de taco? Para quem gosta da estética da madeira, mas não quer o trabalho de manutenção que esse material exige, o porcelanato amadeirado pode funcionar muito bem.

Ele está disponível em diversos tamanhos, e até pode ser instalado por cima de pisos já existentes. É uma alternativa eficiente para quem busca mudar o visual da casa, proteger o piso original, ganhar tempo e mais opções de como limpar porcelanato.

Como limpar porcelanato corretamente?

como limpar porcelanato

Agora sim, sabendo os tipos mais utilizados, vamos às técnicas de limpeza de porcelanato. No geral, como limpar esse material vai depender dos hábitos de limpeza e das necessidades de cada espaço, mas o uso de algumas dicas ajuda a preservar o piso e tornar a rotina mais eficiente.

Superfícies lisas

Os revestimentos lisos aceitam bem a aplicação de produtos de limpeza, como detergentes, desengordurantes e limpadores cremosos. Basta usar utensílios macios, como esponjas e panos, evitando riscar o porcelanato. Quando ele é fosco ou revestido por película de proteção, há uma forma um pouco diferente de limpar.

Dê preferência ao uso de água e detergente neutro, evitando esfregar objetos ásperos, como a parte verde da esponja. Isso pode remover a camada fosca, exigindo manutenção frequente para manter o aspecto sem brilho do porcelanato.

Rejuntes e cantos

Como limpar porcelanato mantendo também o rejunte de piso limpo? A dica é usar produtos cremosos e sprays diretamente na área desejada ou em cantoneiras. Recorra a panos úmidos ou esponjas para remover a sujeira, evitando químicos com corantes. Respeite o tempo de aplicação de cada produto.

Na hora de restaurar o rejunte, a maneira de como limpar porcelanato não muda. A dica é proteger o piso inteiro com filmes plásticos ou fitas adesivas, evitando que o contato com o produto de limpeza danifique a área próxima, acumulando resíduos que precisam de espátulas ou químicos para serem removidos posteriormente.

Encontre as melhores dicas para seu imóvel no blog do ZAP Imóveis

Gostou de saber mais como limpar porcelanato? Aproveite e confira diversas outras dicas para imóveis comerciais e residenciais no blog do ZAP Imóveis. Veja como caprichar na reforma do seu imóvel, obter as melhores fotos e anunciar em nosso site com muita praticidade, preocupando-se apenas em manter o conforto e a conservação da casa, do apartamento ou do espaço comercial.

Mais lidas

Leia Mais

Mais vistos

Mais lidas